quarta-feira, 19 de abril de 2023

Centro Hípico de Tatuí será sede da seletiva do Time Brasil de Adestramento

O evento servirá como a segunda observatória para a formação do Time Brasil de Adestramento que disputará os Jogos Pan-Americanos neste ano. A entrada do público é gratuita.

Victor Trielli Avila, campeão por equipes e vice individual no Sul-americano 2022, em ação no Centro Hípico de Tatuí.  (Crédito: Max Araújo Rodrigues)


19/04/2023 | Nos dias 20, 21, 22 e 23 de abril (quinta-feira a domingo), das 9h às 17h, o Centro Hípico de Tatuí será sede do Concurso de Adestramento Internacional – realizado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI).

O evento servirá como a segunda observatória para a formação do Time Brasil de Adestramento, que disputará os Jogos Pan-Americanos neste ano. A entrada do público é gratuita.

Esse será o primeiro concurso de Dressage (adestramento) internacional de terceiro nível da temporada, reunindo 14 duplas de cavaleiros e amazonas, distribuídos nas séries 3 estrelas (Big Tour), 2 estrelas (Medium Tour), 1 estrela (Small Tour) e CDIJunior.

Na quinta-feira (20/4), a programação terá início com a abertura dos estábulos; já na sexta-feira (21/4) – feriado de Tiradentes, haverá a inspeção veterinária. As provas começarão no sábado (22/4), com a “Prix St. George” (CDI – 1 estrela), “Intermediária A” (CDI – 2 estrelas), “Grande Prix” (CDI – 3 estrelas) e “CDIJ Team”. No domingo (23/4), último dia de atividades, os competidores voltam à pista, para as provas “Grande Prix Special” (CDI – 3 estrelas), “Intermediária B” (CDI – 2 estrelas), “Intermediária I” (CDI – 1 estrelas) e “CDIJ Individual”.

As provas terão o júri formado pela juíza 5 estrelas da Federação Equestre Internacional (FEI), a canadense Cara Whitham; pela norte-americana Debbie Rodrigues (FEI – 3 estrelas); e pelos juízes FEI – 4 estrelas, Cláudia Moreira de Mesquita, Natacha Waddell e César Lopardo Grana (argentino).

Em paralelo, 30 conjuntos (amadores e profissionais) disputarão o Concurso de Adestramento Nacional (CAN), nas séries “Cavalos Novos” (4, 5, 6 e 7 anos), “Elementar”, “Preliminar Média” (I e II), “Forte I” e “Forte II”.

O Centro Hípico de Tatuí – que tem como titular e presidente do evento, Clélia Araújo Pinto; e como diretor, o criador e veterinário Orpheu Ávila – está situado na Rodovia Laurindo Dias Minhoto, km 24.

Jogos Pan-americanos – De 20 de outubro a 5 de novembro, no Chile, acontecerá a 29ª edição dos Jogos. Para se classificar para as disputas na categoria de Adestramento, o conjunto (cavalo e cavaleiro) deve atingir o Índice Mínimo de Elegibilidade (MERs), que concede o Certificado de Capacidade.

Para o Pan, o índice é de 64%, que deve ser alcançado pelo conjunto em pelo menos dois eventos distintos, em eventos com juízes da Federação Equestre Internacional (FEI), de países diferentes da nacionalidade dos atletas. Entretanto, o índice desejado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) para compor o Time Brasil é de cerca de 70%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário