quarta-feira, 26 de abril de 2023

Conservatório de Tatuí lança segunda edição da BULI – revista de artes cênicas

Publicação visa impulsionar a troca de experiências entre artistas e coletivos do interior do país



26/04/2023 | Para fomentar a circulação de novos saberes artísticos, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – apresenta a segunda edição da Revista BULI. O periódico, um espaço de encontro que estimula a troca de experiências, a criação e a reflexão ao conectar artistas e estudantes dos interiores do país, foi lançado em março no Teatro Procópio Ferreira.

Entre as novidades desta edição, está a cobertura de experiências teatrais em novos estados e municípios do interior do país. A BULI conta com a participação de mais de 50 artistas e coletivos de 13 municípios em 7 estados: São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Ceará, Bahia e Acre. “Foi um desejo de toda equipe transitar por outros interiores, contemplar uma gama maior de estados e municípios para que pudéssemos observar fazeres em diferentes regiões”, afirma João Fabbro, um dos editores, produtor editorial da revista e professor no Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Além disso, a construção e troca com diferentes ambientes possibilitou uma maior participação dos estudantes do Conservatório e de outras instituições de ensino na elaboração de sete das onze matérias que compõem esta edição. Três delas inauguram três novas seções da revista: ‘De algum interior’, com reflexões de artistas de outros territórios a respeito de seus processos de criação e resistência; ‘Troca de mensagens’, expondo diálogos entre estudantes de teatro de diversas localidades e escolas do Brasil e ‘Resenha’, uma leitura e análise de livros sobre Artes Cênicas publicados por artistas e coletivos de cidades do interior do país. “Essas seções não nasceram apenas das conversas e reuniões de pautas, mas dos desejos que tínhamos de criar mais espaços dentro da revista para trocas com coletivos, olhares de estudantes sobre suas formações e a valorização de produções dramatúrgicas do interior”, completa João Fabbro.

Outro destaque é a participação de cinco artistas convidados(as) e um crítico que se disponibilizou a elaborar um texto sobre a ação artística realizada por uma das atrizes convidadas para participar desta edição. Em ‘Programa Performativo’, Daia Moura, apresenta um programa, de forma poética e inventiva, ampliando as possibilidades de reverberação que um texto escrito pode provocar em quem o lê.

Seções apresentadas na primeira edição como ‘Tradução de Cena’, ‘Dentro do Conservatório’, ‘Entrevistas’, ‘Projetos não realizados ou Meu fracasso do coração’, ‘Páginas Memórias’ e ‘Intercâmbio entre festivais’ continuam na segunda, contemplando novos(as) artistas e suas criações.

Toda a produção editorial é realizada por professores(as) e estudantes do setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. A BULI conta com a coordenação editorial de Antonio Salvador, gerente artístico e pedagógico de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, edição de João Fabbro, Tadeu Renato e Thiago Leite, professores da instituição e produção de arte gráfica de Renata Corrêa, aluna de Artes Cênicas.

Acesse aqui as edições da Revista BULI e mantenha-se atualizado a respeito da cultura e arte em diversos cantos do Brasil.


**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado de São Paulo, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário