segunda-feira, 24 de abril de 2023

Espetáculo gratuito será encenado sexta e sábado, no Procópio Ferreira, em Tatuí

Teatro em Tatuí

‘Escombros’ busca perseverança em meio a uma terra arrasada

Do jornal Cruzeiro do Sul

História trata da destruição dos relacionamentos em um mundo que está desabando (Divulgação)


24/04/2023 | O espetáculo adulto “Escombros” será exibido nesta sexta (28) e sábado (29), às 20h, no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Centro, Tatuí). As apresentações terão entrada franca e serão seguidas de bate papos. A classificação etária é 14 anos e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência. O projeto é do grupo Sobrevento.

A peça trata da destruição dos relacionamentos em um mundo que está desabando. Pessoas que perderam tudo andam sobre escombros e tentam, apesar de toda a desesperança que paira no ar, compreender como tudo se perdeu sem que se dessem conta: são seres incapazes de recompor um mundo que não existe mais e que, apesar disso, insistem em manter-se de pé.

“A destruição do nosso entorno, a ruína de nossas construções, de nossa casa, de nossos sonhos termina por contaminar as nossas relações com os outros e, por fim, entranha-se em cada um de nós, penetrando-nos os ossos e a alma”, diz Sandra Vargas, que dirige o espetáculo ao lado de Luiz André Cherubini.

A pesquisa do espetáculo, desenvolvida entre 2016 e 2017, teve como ponto de partida a exploração da linguagem do Teatro de Objetos e a memória como mote principal. A montagem põe lado a lado cenas de uma dramaturgia intimista e delicada, de diálogos simples e diretos, e cenas sem palavras, coreografadas, revelando a humanidade possível em uma atmosfera de vazio e desolação.

Utilizando a metáfora empregada no espetáculo a casa como país o grupo busca compreender por meio de encontros poéticos com artistas e espectadores de cinco cidades paulistas que receberão o projeto o impacto da pandemia na vida de cada um de nós, na nossa relação com o outro e com a realidade que nos cerca.

A música do paranaense Arrigo Barnabé e uma canção do carioca Geraldo Roca, na voz do cantor sul-mato-grossense Márcio de Camillo, embalam esta montagem paulistana, que conta, ainda, com figurinos do estilista mineiro João Pimenta e iluminação do carioca Renato Machado.

Oficinas gratuitas

O grupo coordenará ainda uma oficina gratuita de Introdução ao Teatro de Objetos, linguagem que utiliza no espetáculo. A atividade será nos dias dos espetáculos, das 14h às 17h, no Conservatório. Estudantes, educadores, artistas e interessados em geral podem se inscrever pelo e-mail info@sobrevento.com.br

O projeto conta com o apoio da #Sustenidos | Conservatório de Tatuí e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

SERVIÇO:
Escombros
Dias: 28 e 29 de abril de 2023 (sexta e sábado às 20h). Apresentações seguidas de debates.
Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415, Centro. Tatuí)
Entrada franca. Bilheteria abre uma hora antes. Capacidade: 68 lugares.
Duração: 60 min.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário