segunda-feira, 17 de abril de 2023

Conservatório de Tatuí anuncia inscrições para o 28º FETESP -- Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo

Depois do grande sucesso da edição do ano passado, após uma lacuna de sete anos sem ser realizado, estudantes de escolas públicas e particulares sediadas no Estado já podem se inscrever até o dia 03 de maio

Espetáculo: Muvuca e outros cantos/ Foto: João Maria


17/04/2023 | Em 2023, o 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP) volta a marcar presença no calendário cultural do Estado. O evento, promovido pelo Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, reunirá grupos estudantis e profissionais com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre estudantes e artistas. Estudantes interessados(as) devem seguir as orientações do regulamento disponível no site do Conservatório de Tatuí e podem se inscrever gratuitamente até o dia 3 de maio pelo formulário eletrônico.

Estão aptos a participar grupos de teatro, coletivos teatrais e estudantes de escolas públicas ou particulares, de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres, sediadas no estado de São Paulo. Todos os itens dos requisitos para inscrição do regulamento deverão constar na proposta inscrita, visto que a ausência de alguns deles poderá acarretar a desclassificação da mesma.

A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão designada pela Gerência Artística e Pedagógica de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, envolvendo professores(as) e convidados(as) especialistas na Área de Artes Cênicas. Serão selecionadas até 12 (doze) propostas, entre espetáculos, criações em processo (trabalhos não concluídos), experiências em vídeo (peça filme, vídeo teatro etc.) e performances e intervenções artísticas. Todos os grupos selecionados receberão premiação no valor de R$ 3 mil reais, incluindo alimentação e estadia por cinco dias. As despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo.

O Festival

Criado em 1977 por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, o professor José Coelho de Almeida, o Festival gerou um grande movimento teatral na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí. Após um hiato de sete anos, o FETESP foi retomado em 2022 em sua 27°edição. Ao longo de dez dias intensos a programação da última edição trouxe 17 criações, sendo 12 trabalhos estudantis, quatro espetáculos convidados e uma participação especial. Foram mais de dez atividades formativas oferecidas à comunidade, entre oficinas, residências artísticas, mesa redonda e atividades de mediação teatral, além de dez lives com participações de estudantes e professores(as) das cinco regiões do país. Foram mais de 150 participantes das principais escolas de teatro e estudantes de ensino médio do interior do estado de São Paulo reunidos em Tatuí.

A 28º edição buscará integrar grupos estudantis e profissionais em uma programação igualmente intensa, que contará com criações em processo, espetáculos, performances, intervenções em diversos espaços da cidade, residências artísticas, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos, oficinas e master classes, promovendo uma troca estética entre estudantes e profissionais de diversas regiões do estado de São Paulo.

“Estamos preparando um Festival tão vibrante quanto a retomada do ano passado. O sucesso dele se deve às inúmeras atividades que integram estudantes e artistas profissionais durante 10 dias no período das férias, além das apresentações em si. É condição que os grupos permaneçam integralmente cinco dias no festival para que isso possa acontecer, isso faz toda a diferença. Conviver, trocar, criar juntos é a singularidade do FETESP e para isso estamos preparando toda a estrutura para receber os(as) estudantes”, afirma Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
28º FETESP -- Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
Inscrições: até 3 de maio de 2023 |

Seleção dos espetáculos: de 04 a 21 de maio de 2023;

Abertura oficial: 21 de julho de 2023

Cerimônia de Encerramento do 28º FETESTP -- 30 de julho de 2023

Local: Teatro Procópio Ferreira -- Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP




***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.



Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário