sexta-feira, 1 de julho de 2022

Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí marcam presença no 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Concertos serão realizados nos dias 3 e 9 de julho dentro da programação do festival de música clássica mais importante da América Latina

Orquestra Sinfônica e Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí


01/07/2022 -  Quatro Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí -- gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- vão se apresentar no 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que será realizado até 31 de julho. O primeiro concerto será neste domingo, 3 de julho, às 15h, no Parque Capivari, com ‘Orquestra Sinfônica & Grupo de Música Raiz’ da instituição. O programa reunirá clássicos e novas obras do universo caipira, num diálogo entre ritmos e gêneros envolvendo os dois grupos, sob regência do maestro Emmanuele Baldini.

No sábado, dia 9, outros três corpos artísticos da instituição se apresentarão. Às 15h, o grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí fará o concerto ‘Arraial Sem Fronteiras’. O espetáculo, em música instrumental, resgata a história da música brasileira com formações diferenciadas e repertório que traz obras que vão de Dominguinhos e Hermeto Pascoal a Caetano Veloso e Gilberto Gil. A apresentação será no Palco Externo do Palácio Boa Vista.

No mesmo dia, às 17h, no Parque Capivari, entra em cena a Big Band do Conservatório de Tatuí, coordenada pelo músico e professor Diego Garbin. O repertório terá peças de Baden Powell, Tom Jobim, Milton Nascimento e Dominguinhos, com arranjos escritos pelo próprio grupo. No mesmo horário, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí estará na Capela do Palácio Boa Vista, sob a coordenação do músico e professor Edson Lopes. No programa, obras de Bach e João Pernambuco, entre outros.

Para o Gerente Artístico de Música do Conservatório de Tatuí, Renato Bandel, a parceria da instituição com o Festival de Inverno de Campos do Jordão corresponde à realização de um sonho não só para estudantes bolsistas como também para professores e músicos convidados. “É sempre uma honra poder se apresentar nos palcos de Campos do Jordão, neste que é um dos maiores eventos do país. O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos estão engajados em manter essa parceria duradoura e com a possibilidade de, um dia, poder levar os noves Grupos Artísticos musicais da instituição aos palcos da festa”, afirma.

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos Estado Unidos. O objetivo era de combinar programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Mais de 50 anos depois, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas participantes a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional.

Com programação cultural de qualidade que beneficia não somente Campos do Jordão como outras cidades da região, o festival cumpre o papel social de ampliar as oportunidades de acesso à música erudita. O 52º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão será realizado entre os dias 2 e 31 de julho de 2022.

PARTICIPANTES

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí -- O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí surgiu em 2018, com a proposta de fazer uma leitura da chamada Música Brasileira de Raiz, tanto na performance instrumental como na de canções a partir de formações diversas. O grupo conta, atualmente, com cerca dez integrantes, alunas e alunos de instrumento e canto das Áreas de Música Popular (MPB/Jazz) e Música Erudita. Tem propósito artístico e pedagógico, visto que os(as) integrantes, além da prática artística do repertório em grupo que abrange toda a diversidade rítmica da música de raiz das diversas regiões brasileiras, também exercitam a pesquisa e o trabalho de percepção. Desde a primeira apresentação, o grupo tem se destacado, com apresentações em outras regiões do Estado de São Paulo e a participação de artistas renomados(as), como o violeiro Paulo Freire, a dupla Zé Mulato e Cassiano, entre outros. Coordenação: Zeca Collares.

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí - A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) bolsistas uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados, como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Dentre os(as) solistas convidados, estão Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuelle Baldini, entre outros. Regência: Emmanuele Baldini.

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí - Criado em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combinação), o grupo não tem uma formação fixa, o que possibilita uma grande versatilidade na execução de repertórios. Conta, atualmente, com cerca de 10 integrantes. Tem como missão pesquisar repertórios, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. O grupo busca o resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, de composições e arranjos inéditos. O grupo realizou dezenas de apresentações em teatros de São Paulo, com convidados(as) reconhecidos(as), como Monica Salmaso, Nailor Proveta, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry. Coordenação: Leo Ferrarini.

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí -- A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é a representante máxima da excelência no ensino de Violão Clássico da Instituição. O grupo foi criado em 1996 e tem por objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos(às) estudantes. O grupo é composto por cerca de dez violonistas e desenvolve, frequentemente, projetos de pesquisa e divulgação de compositores(as) brasileiros(as), buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico. A Camerata recebe regularmente solistas convidados(as), como Gustavo Costa, Cristine Belo Guse e Fernando Lima, e desenvolve repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo. Coordenação: Edson Lopes.

Big Band do Conservatório de Tatuí - A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada em 1975 e conta, atualmente, com cerca de 20 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) alunos(as) a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais -- da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda. Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental, com compromisso de qualidade, recebendo convidados(as) e apresentando-se ao lado dos(as) mais importantes instrumentistas. Coordenação: Diego Garbin.

SERVIÇO
Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí no 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão

- Orquestra Sinfônica e Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Regência: Emmanuele Baldini
Coordenação do Grupo de Música Raiz: Zeca Collares
Data: 3 de julho, domingo
Horário: 15h
Local: Parque Capivari
Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 - Capivari, Campos do Jordão -- SP

- Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Leo Ferrarini
Data: 9 de julho, sábado
Horário: 15h
Local: Palácio Boa Vista (palco externo)

- Big Band do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Diego Garbin
Data: 9 de julho, sábado
Horário: 17h
Local: Parque Capivari
Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 - Capivari, Campos do Jordão -- SP

- Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Edson Lopes
Data: 9 de julho, sábado
Horário: 17h
Local: Capela do Palácio Boa Vista--
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário