sábado, 23 de julho de 2022

Do R7 - Estudantes do ITA se preparam para lançar foguete com alcance de três mil metros em Tatuí

Diz a matéria que o lançamento será realizado no campeonato Latin American Space Challenge, entre os dias 5 e 7 de agosto em Tatuí, interior de SP

EDUCAÇÃO | Alex Gonçalves, do R7*

RESUMINDO A NOTÍCIA:
Estudantes do ITA devem lançar foguete em competição.
Equipe universitária participará do campeonato Latino American Space Challenge.
Competição será realizada entre 5 e 7 de agosto em Tatuí.
Meta é atingir 100 mil metros até 2026.

Equipe Rocket Design prepara o lançamento do foguete Montenegro 1 - DIVULGAÇÃO


23/07/2022 - 02H00 -  A equipe Rocket Design do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) se prepara para o lançamento do foguete Montenegro 1, que será realizada no campeonato Latin American Space Challenge entre os dias 5 e 7 de agosto em Tatuí.

A expectativa dos estudantes, nesta edição do evento, é que o modelo atinja a altura de três mil metros durante o lançamento. Para o aluno e presidente da equipe, João Aguiar, 20 anos, a oportunidade de criação de cada projeto possibilita novos estudos e avanços para o setor aeroespacial brasileiro. “Até 2026, nossa meta é ultrapassar a linha de 100 mil metros e chegar ao espaço”, afirma João.

Cerca de 40 participantes, formados por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia, integram a equipe criada em 2011, que tem como principal objetivo formar profissionais de alto impacto e CEOs do mercado aeroespacial.

“Quando mais novo fui pesquisando qual o melhor lugar do país para se cursar engenharia e cheguei no ITA. Estudei muito para conseguir entrar”, lembra. Fã de Star Trek (Jornada nas Estrelas) e Star Wars (Guerra nas Estrelas), o estudante sempre sonhou em atuar no setor aeroespacial. “Fui crescendo e me apaixonando mais pela área. O pontapé foi nas participações em olimpíadas de astronomia”, diz.

Durante a pandemia, o estudante lembra das dificuldades enfrentadas por ele e pela equipe. “No período com as aulas virtuais sentíamos dificuldades para assimilar o conteúdo passado. Foi uma fase que também tive de me esforçar muito e me dedicar para melhorar o aproveitamento e o rendimento.”

Todos os anos, a equipe projeta, constrói e lança foguetes para competições internacionais. “A cada projeto buscamos novas formas de aprimorar o foguete, seja por meio de pesquisa ou desenvolvimento de novas tecnologias. O objetivo é melhorar ainda mais o nosso desempenho nas competições e avançar o setor aeroespacial brasileiro”, explica Aguiar.

O time conta com o patrocínio financeiro da marca Pravaler. “É um projeto que necessita de um desenvolvimento e investimento maior para a realização e pretende incentivar a inovação no setor aeroespacial e a formação de profissionais qualificados com potencial relevante ao país.”, comenta, Beto Dantas, gerente de operações da organização.

Serviço:

Latino American Space Challenge.
Local: Cabo Canavial (Gramas Xavier), Rodovia Tatuí a Tatuí (SP).
Ingressos pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário