sexta-feira, 22 de julho de 2022

Conservatório de Tatuí abre inscrições para Cursos Livres e Cursos de Aperfeiçoamento do 2º semestre

A instituição oferece vagas para aulas presenciais e virtuais de diferentes temas e níveis de conhecimento -- inscrições gratuitas

Foto: Divulgação / Conservatório de Tatuí


22/07/2022 - O Conservatório de Tatuí abre inscrições para diversos Cursos Livres e Cursos de Aperfeiçoamento que serão realizados no segundo semestre deste ano. Os cursos são gratuitos, com temas variados e destinados ao público em geral. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam conforme a modalidade escolhida. Confira as opções e mais informações a seguir.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Uma introdução ao piano no choro -- o pianismo de Aurélio Cavalcanti, Sinhô, Nabor Pires Camargo e Lina Pesce

O curso tem como objetivos que os(as) alunos(as) sejam apresentados(as) a um
panorama do choro brasileiro em seus primórdios, possam compreender os mecanismos fundamentais dessa linguagem essencial e possam interpretar corretamente algumas de suas partituras mais representativas. A cada quatro aulas, será abordado um(a) compositor(a).

Professor convidado: Marco Antonio Bernardo
Período do curso: 16 de agosto a 06 de dezembro de 2022
Aulas virtuais: Terças-feiras, das 14h30 às 17h30
Carga horária: 48h
Pré-requisitos: O(a) candidato(a) deverá ter conhecimento pianistíco a partir do 4º ano do curso regular.
Critério de seleção: O(a) candidato(a) deverá enviar um vídeo em que interpreta uma peça de livre escolha do repertório de música brasileira (erudita ou popular). O vídeo deve ter, no máximo, três minutos de duração, com trecho tocado que demonstre seu nível técnico-musical.
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
A música na Rússia - do tsarismo ao pós-comunismo


O curso abordará temas, como: dos primórdios ao século XVIII; em busca da música nacional - Glinka e Dargomýjski; o Grupo dos Cinco (Balákirev, Borodin, Cui, Mússorgski e Rímski-Kórsakov); os irmãos Rubinstein e Tchaikóvski; período pós-Tchaikóvski: Tanêiev, Glazunov, Liádov, Arênski, Kalínnkikov; pianistas-compositores Scriabin, Rachmáninov e Medtner; as correntes experimentais da Era de Prata; Stravinsky; Prokófiev; Chostakóvitch; o realismo socialista - Glière, Assáfiev, Knipper, Miaskóvski, Khatchaturian; entre o jazz e a opereta: Dunáievski, Tsfasman, Kapústin; pós-Chostakóvitch: Weinberg, Ustvólskaia, Svirídov, Boris Tchaikóvski; experimentalismo soviético: Volkónski e os "sete de Khrénnikov" (incluindo Deníssov e Gubaidúlina); vozes do fim da URSS: Schnittke, Arvo Pärt, Schedrin; algumas vozes de hoje - Martynov, Lera Auerbach, Raskátov, Dessiátnikov.

Professor convidado: Irineu Franco Perpetuo
Período do curso: 18 de agosto a 24 de novembro de 2022
Aulas virtuais: Quintas-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 48h
Pré-requisitos: Não há pré-requisito, o curso é aberto ao público geral.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Prática Musical Avançada - como passar do nível bom ao excelente em seu instrumento, sem perder tempo

O objetivo do curso é abordar a aceleração da evolução musical no instrumento. O professor apresentará estratégias, técnicas e organização da prática instrumental para a realização plena do potencial musical. Módulos do Curso: mindset da excelência, prática individual, prática expandida, linguagem e universo sonoro, performance e projeto profissional.

Professor convidado: Gustavo Barbosa-Lima
Período do curso: 24 de agosto a 13 de dezembro de 2022
Aulas virtuais: Terças-feiras, das 18h30 às 21h30
Carga horária: 48h
Pré-requisitos: Ter idade mínima 16 anos; ter como objetivo alcançar a excelência e chegar a resultados extraordinários em seu instrumento.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO LIVRE
A percussão múltipla para iniciantes/criação

Professor: Luis Marcos Caldana
Período do curso: 01 de setembro a 23 de novembro de 2022
Aulas presenciais: Quintas-feiras, das 17h às 19h (Conservatório de Tatuí)
Carga horária: 24h
Pré-requisitos: Não há pré-requisito prévio, o curso é aberto ao público geral.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO LIVRE
Introdução ao Violão
Curso destinado a pessoas sem qualquer conhecimento musical e interessadas em aprender este instrumento.

Professor: Alberto Bento Dias
Período do curso: 05 de setembro a 28 de novembro de 2022
Aulas presenciais: Segundas-feiras, das 14h às 16h (Conservatório de Tatuí)
Carga horária: 24h
Pré-requisitos: Candidatos(as) sem conhecimento musical prévio (iniciantes)
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO LIVRE
Apreciação Musical para iniciantes
O curso abordará temas como os elementos musicais, os instrumentos e vozes e a importância da música na sociedade, sempre com audição comentada de obras relevantes da música ocidental.
Professor: Akira Miyashiro
Período do curso: 01 de setembro a 15 de dezembro de 2022
Aulas virtuais: Quintas-feiras, das 20h30 às 22h
Carga horária: 24h
Pré-requisitos: O curso é direcionado para qualquer pessoa interessada em música clássica/erudita, sem nenhum conhecimento prévio.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 31 de agosto 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Cantos de trabalho
Tem como objetivo proporcionar uma vivência integral dos cantos de trabalho, assim como eram realizados nas próprias comunidades, unindo voz ao corpo por meio das cantigas e dos movimentos que as acompanham. Serão apresentadas cantigas de descascar mandioca nas casas de farinha, de pilar o milho, das batas de milho e feijão para descaroçar, das fiandeiras de algodão, cantigas de tirar o talo da folha de fumo, cantos de mutirão para pisar o chão de barro na construção de casas de taipa, cantigas das colheitas de arroz, cantos do cacau, das capinas e mutirões de roça, das lavadeiras, canoeiros, marisqueiras, entre outros. Os encontros iniciam com conversa sobre a pesquisa dos cantos de trabalho, seguida de aquecimento vocal e brincadeiras cantadas, nas quais corpo e voz se fazem presentes, trazendo, assim, cada participante para o universo dos ofícios cantados que serão apresentados. A partir daí, inicia-se o repertório. Todos são convidados a cantar, abrindo vozes, experimentando o estilo musical de cada manifestação a ser apresentada. As cantigas de roda de verso, os cantos responsoriais, as cantigas das batas acompanhadas de ritmo, em que o instrumento de trabalho tem a função de instrumento musical, as cantigas de mutirão em que todos cantam juntos. Os elementos relacionados aos trabalhos estarão presentes, tornando essa vivência mais real e dinâmica.

Professora convidada: Renata Mattar
Período do curso: 02 de setembro a 16 de setembro de 2022
Aulas presenciais: Sextas-feiras, das 09h às 12h (Conservatório de Tatuí)
Carga horária: 24h
Pré-requisitos: Não há pré-requisito prévio, o curso é aberto ao público geral.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 31 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tipos de vibrato
Este curso explicará a lógica por trás do vibrato dos grandes cantores e instrumentistas. Após anos de estudos, Wallas Pena concluiu que o vibrato de todos os grandes artistas é baseado nos mesmos padrões lógicos. Entenda estes padrões e nunca mais dependerá de inspiração, talento ou sorte. O conteúdo deste curso é baseado em seu livro: “Vibrato Mastery”.

Professor convidado: Wallas Pena
Período do curso: 12 a 21 de setembro de 2022
Aulas presenciais: Segundas e quartas-feiras, das 09h às 12h
Carga horária: 12h
Pré-requisitos: Estudantes dos níveis intermediário e avançado do Conservatório de Tatuí ou nível equivalente para estudantes externos.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 31 de agosto de 2022
Ficha de inscrição: Link


Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário