sexta-feira, 29 de julho de 2022

Conservatório de Tatuí recebe Festival Internacional Ethno Brazil

Evento realizado no Teatro Procópio Ferreira reúne apresentações de artistas de oito países na quinta-feira, 11 de agosto, dia do aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí

Foto: divulgação


29/07/2022 -  O Conservatório de Tatuí receberá na quinta-feira, dia 11 de agosto, às 17h, dentro da programação de aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí, uma das etapas do Festival Ethno Brazil 2022. Trata-se de apresentações do maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos fruto de uma parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI). O evento, que será realizado no Teatro Procópio Ferreira, prevê a participação de artistas de diversos países e regiões do Brasil. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio Teatro, de terça à sexta-feira.

Para as celebrações do aniversário de Tatuí, considerada a Capital da Música, e do Conservatório de Tatuí, que completa 68 anos neste ano, ambos no dia 11 de agosto, o público receberá de presente um concerto de música tradicional/folk. O evento será realizado por 26 músicos e dois diretores artísticos vindos de vários países e regiões do Brasil, compartilhando música tradicional de cada lugar em um show que contempla múltiplas experiências culturais.

Para o Gerente Geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira, a etapa do Ethno Brazil 2022, realizada no Teatro Procópio Ferreira, será um presente da Sustenidos não só para o maior Conservatório da América Latina como para a Capital da Música. “Nada mais justo do que festejar essa data com excelente música e trazer o Ethno Brazil para a programação do aniversário de Tatuí tem uma relevância muito grande, pois trata-se do evento reconhecido internacionalmente e essa será a oportunidade do mundo conhecer Tatuí”, destaca Oliveira.

O festival Ethno Brazil tem o objetivo de preservar a cultura tradicional por meio do diálogo intercultural, o que facilita a mobilidade de jovens músicos e talentos emergentes, tanto locais quanto no exterior. O festival busca criar oportunidades iguais para músicos de todos os gêneros e celebrar jovens talentos em um ambiente inclusivo, propiciando experiência em condições profissionais. Além da passagem pelo Conservatório de Tatuí, a programação do Ethno Brazil 2022 engloba imersão cultural na Fazenda da Serrinha e realização de concertos didáticos no Teatro Carlos Gomes, em Bragança Paulista (SP), na quarta-feira, dia 10 de agosto. Já na sexta-feira, 12, às 20h, será a vez das apresentações no Theatro Municipal, em São Paulo (SP).

O Festival Ethno Brazil

Criado em 2018, o Ethno Brazil está na sua terceira edição e o objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio cultural entre jovens músicos de diversos países e regiões do Brasil. Em 2022, o festival recebeu inscrições de 43 artistas, sendo 23 músicos brasileiros e outras 20 de países estrangeiros. O Ethno Brazil acontecerá de 1º a 13 de agosto e traz artistas de diversos cantos do mundo como Chile, Moçambique, Iraque, França, Palestina, Argélia, entre outros, além de artistas de diversas regiões do Brasil.

Com o objetivo de promover uma imersão musical e intercâmbio cultural entre várias culturas do mundo, o Ethno Brazil integra o Ethno World, maior festival internacional de música tradicional/folk para jovens músicos de 18 a 30 anos. Criado há 30 anos, o evento é promovido em outros 25 países. Pelo terceiro ano, o festival é realizado no Brasil através da parceria da Sustenidos com a Jeunesses Musicales International (JMI), considerada a maior ONG de música para jovens do mundo. A última edição do Ethno Brazil reuniu 28 músicos de várias partes do mundo, com espetáculo final realizado no Auditório do Ibirapuera, em 2019.

O Ethno surgiu na Suécia, em 1990, com a missão de manter vivas as tradições culturais para jovens gerações por meio de um acampamento musical. Partindo de workshops e apresentações, o objetivo é promover o diálogo entre culturas, difundindo conceitos como paz, tolerância, respeito, generosidade e compreensão. O programa culmina em uma série de apresentações, que podem ser autônomas ou conectadas a um festival maior. Em todo o mundo, os concertos Ethno são respeitados pelo virtuosismo e pela positividade.

PARTICIPANTES

- Adam Nicolás Bustios Jara (acordeón) -- Chile
- Aníbal da Costa Celestino (guitarra) -- Moçambique
- Cristóbal Cerda (percussão) -- Chile
- Daniel Romero Alfaro de Miranda, mentor júnior (percussão) -- São Paulo/Brasil
- Daroon Rwnd Othman (teclado / alaúde) -- Iraque
- Ester Moseis Macuacua (voz) -- Moçambique
- Fernanda Monserrat Soto Valdivia (violino) -- Chile
- Iago Tojal Araújo (voz/baixo/guitarra/pífano) -- Campinas/Brasil
- Igor Santos de Jesus Santos (guitarra/berimbau) -- Bahia/Brasil
- Juliana Saemi Murakami (taiko/shinobue) -- Paraná/Brasil
- Kayk Isaque da Silva Ferreira (percussão) -- Maranhão/ Brasil
- Kesia Pessoa Cordeiro (clarinete) -- São Paulo/Brasil
- Leandro Alexandre Venâncio de Almeida (voz/acordeon) -- Campinas/Brasil
- Leonardo Venancio Cappi (baixo) -- Bahia/Brasil
- Louise Calzada, mentora júnior (voz, cavaquinho) -- França
- Luana Paula Carvalho Duarte (percussão) -- Piracicaba/Brasil
- Luca D Alessandro (violoncelo) -- Campinas/Brasil
- Meliely Francine Sousa (violoncelo) -- Bebedouro/Brasil
- Michael Yuri Saito de Camargo (percussão) -- Santo André/Brasil
- Romain Valentino, mobilitity (voz/violão) -- França/Itália
- Saheb Sara (voz/bendir) -- Argélia
- Sara Liliana Tavera Mariño (voz, güiro, chapchas/maracas) -- Colômbia
- Tainara da Silva (voz) -- Bahia/Brasil
- Thayná Aline Bonacorsi Xavier (voz) -- Araraquara/Brasil
- Vinícius Sano de Araújo (flauta) -- São Paulo/Brasil
- Yousef Muzahem Saif (buzuq) - Palestina

Líderes artísticos:

- Suchet Malhotra (percussionista/Índia)
- Gabriel Levy (acordeonista/Brasil)

SERVIÇO

Festival Ethno Brazil 2022 no Conservatório de Tatuí
Data: 11 de agosto, quinta-feira
Horário: 17h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário