sexta-feira, 29 de julho de 2022

Movimento Vozes da São Martinho tem como objetivo registrar e preservar memórias afetivas da população

Movimento Popular Práxis


O Complexo São Martinho faz parte da história de Tatuí: por conta da fábrica São Martinho, fundada por Manoel Guedes, Tatuí foi pioneira no ramo da tecelagem, concedendo à cidade o título de uma das cidades mais prósperas do final do século XIX. 

Segundo documentações e registros históricos, Tatuí foi uma das primeiras cidades a libertar o povo escravizado antes mesmo da Lei Aurea, por não fazer sentido na cidade ter escravos em meio a um apogeu industrial: muito pelo contrário, Martinho Guedes dividiu os grãos de algodão herbáceo que trouxe da Europa entre agricultores locais, ensinou-lhes a tecnologia do plantio e dividia com estes os lucros da produção.

É em respeito a essa história que nosso Mandato, por conta dos vereadores populares elegerem como prioridade no Laboratório Popular de Urbanismo & Sustentabilidade, fez um requerimento ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) solicitando que o complexo da fábrica, do casarão e do estádio dos Guedes fosse tombado como Patrimônio Histórico Nacional, requerimento este que foi aceito e deu vida a um projeto que visa preservar não só a parte física, mas também as memórias e lembranças de todos os tatuianos que tiveram relação com o complexo.

O movimento Vozes da São Martinho tem como objetivo registrar e preservar as memórias afetivas da população tatuiana para que não percamos nossa essência, e amanhã realiza seu primeiro festival, em frente à Fábrica, a partir das 15h.

Só podemos olhar adiante e fazer um futuro diferente e melhor preservando nosso passado, nossa história. Viva o Vozes da São Martinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário