quinta-feira, 14 de julho de 2022

Lira Santa Cecília, de Pereiras, se apresenta no Coreto Municipal no sábado de manhã

Apresentação faz parte do projeto Música na Praça, que é realizado em todos os sábados às 11h na Praça da Matriz

Banda Lira Santa Cecília, de Pereiras (Prefeitura de Tatuí/Divulgação)


14/07/2022 -  
Neste sábado (16/07), o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá a Banda Lira Santa Cecília, da cidade de Pereiras, às 11h, na Praça da Matriz.

Fundada oficialmente em 1884, a Banda já tinha registros de sua existência desde 1878, graças às viagens a cavalo de Tietê até Pereiras do maestro Honório de Almeida para dar aulas de música. Dentre seus alunos, destacaram-se Alexandre Paschoal e Rozendo Duarte Lobo, que foi maestro por 26 anos. Inicialmente, o grupo tinha o nome de “Lyra Pereirense”, mas, a pedido do padre Ângelo Tersi, teve seu nome alterado em homenagem à padroeira dos músicos para a comunidade católica.

Um dos alunos de Honório, Alexandre Paschoal, foi professor de Sabatino Pastore, que regeu a Banda por 58 anos, sendo o grande responsável pela formação de muitos músicos de Pereiras e região. Ele foi sucedido por Maria Cristina de Jesus da Silva Ghiraldi – a primeira maestrina do grupo – que faleceu em 2013, quando Juliano Gomes da Silva assumiu a função que exerceu a função até agosto de 2021. A partir de então, Roberto Elias da Silva Savoia é o maestro da Corporação.

Além disso, a Escola de Música “Nicanor Molitor”, que surgiu por meio da Banda Lira Santa Cecília, funciona até hoje, formando músicos e enriquecendo ainda mais a história do grupo musical que existe há mais de um século. Atualmente, tem à frente Matheus Oliveira, na área de “madeiras”; Roberto Savóia, na área de “metais”; e Diego Veloso, na área de “percussão”.

A corporação musical possui também um CD intitulado “Nossa Banda… Nossa História…”, que registra obras de compositores pereirenses, expressando com evidência o valor da arte musical daquela terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário