quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Veja os benefícios imediatos que a Região Metropolitana trará a Tatuí

A Região Metropolitana de Sorocaba, cujo projeto de criação está na Assembleia Legislativa, será integrada por 26 municípios da região, incluindo Tatuí, com quase dois milhões de habitantes e valor do Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 50 bilhões.

O projeto resulta de pressão política, já que o estudo da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do próprio governo recomendava para a região de Sorocaba um aglomerado urbano, como o de Jundiaí. "Se nós tomássemos todo o sudoeste do Estado, seria um aglomerado. À medida que ficam só 26 cidades do entorno de Sorocaba, então caracteriza a região metropolitana, que tem como principal característica a conurbação, ou seja, a fusão das áreas urbanas", justificou o governador Alckmin em sua mensagem à Alesp. Com 600 mil habitantes, Sorocaba é a maior cidade do Estado administrada pelo PSDB. O projeto original da região metropolitana de Sorocaba foi protocolado na Assembleia em 2005 pelo deputado petista Hamilton Pereira. Alertado de que, em caso de aprovação, o governador poderia vetar o projeto por entender que a iniciativa seria prerrogativa do Executivo, ele se reuniu com o governo e reteve a tramitação do projeto. As outras regiões metropolitanas paulistas são as de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. A de Sorocaba será a 5ª.

A aprovação do projeto deve ainda ser precedida de audiências públicas com representantes dos municípios envolvidos. Entre os benefícios imediatos aos municípios estão a transformação de ligações interurbanas em locais, a adoção de bilhete único no transporte coletivo entre os municípios e a criação de um fundo de desenvolvimento regional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário