domingo, 26 de janeiro de 2014

Conservatório de Tatuí celebra 60 anos

Felipe Shikama

Cruzeiro do Sul - A temporada artística de 2014 do Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos de Tatuí começa hoje às 20h30 com o concerto da Grand Symphonic Winds, dos Estados Unidos, e terá participação especial da Banda Sinfônica do Conservatório com regência de Matthew George e Dario Sotelo.

A apresentação gratuita no teatro Procópio Ferreira, às 20h30, estreia a turnê do grupo norte-americano no Brasil, que ainda inclui apresentações em Ouro Preto, no Teatro Casa da Ópera, e no Rio de Janeiro, na Igreja Candelária.

O concerto inédito no país também marca o início das comemorações dos 60 anos de fundação do Conservatório, que será celebrada em agosto. O diretor executivo do conservatório, Henrique Autran Dourado, destaca que todas as ações realizadas ao longo do ano serão alusivas às seis décadas da escola de música, luteria e artes cênicas. "Se comparado com os conservatórios da Europa, 60 anos é pouco, mas para o Brasil é bastante e merece ser comemorado. Isso mostra que estamos no caminho certo", celebra.

O diretor da instituição afirma que para este ano a Secretaria de Estado da Cultura autorizou o repasse de um aporte extraordinário de R$ 2,4 milhões para a realização da série de atividades comemorativas. "Este ano teremos dez encontros internacionais, que são divididos entre todas as dez áreas da escola, como piano, metais, percussão, entre outros", antecipa Dourado.

Na área da MPB, o Conservatório promove este ano a 21ª edição do festival Certame da Canção - um torneio de composições inéditas aos moldes dos tradicionais festivais da década de 1960 promovidos pela TV Record. "Também teremos o Painel Instrumental, que é dedicado à música instrumental brasileira, e o torneio de cururu, que é um festival que pretende valorizar a tradição dessa cultura na nossa região", detalha o assessor artístico do Conservatório, Erik Heinmann Pais.

Já na área do teatro, a instituição realiza a 26ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) que, além de estimular o interesse pelas artes cênicas, visa promover o intercâmbio cultural entre as cidades do estado de São Paulo.

O assessor artístico do conservatório ressalta que a intenção é que a comunidade de Tatuí e região prestigie as atividades relativas aos 60 anos da instituição. "Vai ser um ano com muitas oportunidades ora gratuitas ora com preços simbólicos", convida Pais. Segundo ele, a agenda completa das atividades alusivas aos 60 anos do Conservatório está sendo fechada e, em breve, será divulgada no site www.conservatoriodetatui.org.br. Mais informações sobre o show de hoje, o telefone é (15) 3205-8444.


Notícia publicada na edição de 26/01/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário