sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Uma Canção para Itaóca: Tatuí faz neste sábado mobilização para coletar donativos

Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade terá encontro de músicos na Praça da Matriz   - A Capital da Música estará mobilizada neste sábado, 25, em favor de Itaóca. A Praça da Matriz receberá um evento especial. Músicos da cidade irão se revezar em um show, intitulado como “Uma Canção para Itaóca”, dando um clima particular e especial para a coleta de donativos, que será realizada no mesmo local, das 9h às 13h.

Diversas instituições, empresas, clubes de serviço e entidades de cunho sócio-assistenciais e de classe foram mobilizadas para o trabalho de arrecadação com foco na água e em produtos de higiene pessoal. O Banco de Alimentos também complementará as arrecadações com um caminhão de frutas, verduras e legumes; enquanto os ceramistas se mobilizam para doar tijolos para reconstrução de parte da cidade que foi devastada. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Ana Paula Cury Fiuza Coelho entrou em contato com as equipes da Defesa Civil e de assistência social do Itaóca para identificar quais as maiores urgências da população local. “Na hora de ajudar o próximo não há divisão. É hora de somarmos esforços em favor dos nossos irmãos de Itaóca que sofreram com esse desastre natural. Tenho certeza que a resposta da população tatuiana mais uma vez será maravilhosa”, comentou. 

No palco, diversas atrações dos mais variados estilos musicais, do instrumental ao MPB, passando pela tradicional seresta, a partir das 10h. Trata-se de uma roupagem especial para o Projeto Música na Praça, que tem apresentações todos os sábados na praça central de Tatuí. Entre os músicos já confirmados estão Ditinho do Sax, Seresteiros com Ternura e Evelyse Almeida Trio, mas muitas outras surpresas estão previstas.

Mesmo com todas as dificuldades, o próprio prefeito de Itaóca, Rafael Rodrigues Camargo, foi convidado e deverá participar do evento. Quem também estará presente é o prefeito de Apiaí, Ari Knorr. A cidade, vizinha a Itaóca, também sofreu os reflexos da tempestade e necessita de doações. Parte dos produtos arrecadados será destinada a Apiaí. Os interessados em colaborar poderão entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí pelo telefone (15) 3305-3408. 



Tragédia

No dia 12 de janeiro a cidade de Itaóca no Vale do Ribeira, que fica a 360 quilômetros da capital do estado, foi atingida por uma forte enxurrada que destruiu grande parte da cidade de 3,5 mil habitantes. Mais de 100 casas foram atingidas e 19 moradias acabaram completamente destruídas pela força da água, 17 pessoas morreram, muitos ficaram feridos e nove ainda estão desaparecidos. Mais de 100 famílias estão desalojadas e 19 desabrigadas. 

A enxurrada que devastou a cidade de Itaóca foi o resultado de uma forte chuva localizada em uma região cercada por rios, serras e montanhas. 

O temporal começou por volta das 19h e durou até o amanhecer do dia 13. Segundo dados do Instituto Geológico, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o nível de um dos rios que rodeia a cidade subiu entre quatro e cinco metros e acabou transbordando. Estima-se que, em seis horas, a chuva atingiu cerca de 150 milímetros, o equivalente a cinco dias de chuvas de verão que chega a atingir volumes máximos de 30 milímetros por dia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário