terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Tatuí terá campanha para doação de sangue no próximo dia 30

Tatuí terá campanha para doação de sangue no próximo dia 30 - Tatuí programa para o próximo dia 30 de janeiro a primeira ação para doação de sangue em 2014. A campanha acontece na Fatec, das 15h às 21h, por meio de parceria entre o Hemonúcleo de Jaú – Hospital Amaral Carvalho e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos devem portar documento com foto. É preciso ainda pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde, não estar resfriado ou tomando medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios, e não ter tomado nenhum tipo de vacina no ultimo mês.

As mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não podem participar. Os portadores de doenças de chagas, sífilis e HIV também estão impedidos, assim como as pessoas que tiveram crises de convulsão após os dois anos de idade ou que frequentaram regiões com foco de malária nos últimos seis meses. “O doador nunca pode estar em jejum, mas não deve fazer refeições pesadas antes de participar da campanha, por isso a Prefeitura de Tatuí irá disponibilizar lanche para as pessoas que colaborarem”, explica a coordenadora da campanha, Rita Corradi.

A equipe de Vigilância Epidemiológica também participa da iniciativa realizando testes rápidos para detecção de hepatite C. 

O Hospital “Amaral Carvalho” é parceiro do município e colabora com a distribuição de bolsa de sangue e seus derivados para os pacientes tatuianos. “Nossa cidade é parceira dessa campanha. É importante conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade que é a doação de sangue”, explica a bióloga Maria Aparecida Marques Oliveira. 

As pessoas que não puderem fazer a doação no dia 30 terão várias outras oportunidades ao longo do ano. A expectativa é que o município faça cinco campanhas em 2014. Os doadores também poderão colaborar diretamente no Hemonúcleo de Jaú que funciona às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h30 às 16h30, às quartas das 7h30 às 20h e aos sábados das 7h30 às 12h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3602-1355 ou (14) 3602-1356.

A Fatec de Tatuí fica na Rodovia Mario Batista Mori, 971 – Jardim Aeroporto. Mais informações sobre a campanha serão fornecidas pelo telefone (15) 99718-2406.

Nenhum comentário:

Postar um comentário