domingo, 19 de janeiro de 2014

Banda Sinfônica dos Estados Unidos abre temporada dos 60 anos do Conservatório

Banda se apresenta no dia 26 de janeiro. O Conservatório de Tatuí faz abertura oficial da temporada artística de celebração dos seus 60 anos de fundação neste mês de janeiro. O concerto será no dia 26, a partir das 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, pela Grand Symphonic Winds, banda sinfônica de Minnesota (Estados Unidos), com participação especial da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A entrada é franca.

O concerto terá regência do professor-doutor Matthew George, com participação de Dario Sotelo. A apresentação em Tatuí é a estreia da turnê brasileira do grupo fundado há 25 anos, que inclui ainda concertos em Ouro Preto, MG (no dia 28, às 20h, no Teatro Casa da Ópera) e Rio de Janeiro (no dia 30, às 18h30).

A apresentação é aberta com “Occident and Orient”, de Camille Saint-Säens, seguida de “Sparkle”, de William G. Harbinson. Também integram o repertório as composições “Siegfried\'s Funeral March”, de Richard Wagner; “Dance Movements”, de Philip Sparke; “As Midnight on a Moonless Night”, de Michael Markowski; e “Maxixe Urbano”, do brasileiro Fernando de Oliveira.

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, um dos principais grupos pedagógico-artísticos da instituição, faz participação especial em duas das obras a serem apresentadas, marcando a integração entre os músicos.

Para o maestro Dario Sotelo, professor da instituição e conselheiro da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, a abertura da temporada com um evento internacional insere a escola de música no contexto artístico do ano de 2014. “Todos sabemos que este ano será bastante internacional, tendo em vista eventos esportivos mundiais”, iniciou ele. “Além disso, a Grand Symphonic Winds, elegeu Tatuí para abrir sua turnê. Trata-se de um concerto marcante.”

A apresentação, que será a primeira do ano, marca a série artística da “Temporada 60 Anos”, em virtude da celebração das seis décadas de fundação do Conservatório de Tatuí – celebrada em 11 de agosto. Segundo o diretor executivo Henrique Autran Dourado, todas as ações realizadas ao longo do ano serão alusivas aos 60 anos da escola de música, luteria e artes cênicas. “Há várias ações, concertos e eventos internacionais programados, realizados pela Secretaria de Estado da Cultura e Governo de São Paulo. Trata-se de um ano histórico para todos”, afirmou ele, à frente da instituição desde 2008.

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí foi fundado em 11 de agosto de 1954. A instituição é reconhecida internacionalmente pela formação de músicos, atores e luthiers profissionais e surgiu a partir de forte tradicional musical do município paulista, sobretudo pelas bandas de música. A mobilização social levou à criação da escola pelo então governador Lucas Nogueira Garcez. 

Atualmente, a instituição oferece mais de 50 cursos gratuitos, recebendo mais de 2.000 alunos de todo país e, ainda, de outras nacionalidades. Desde 2006, a instituição é gerida pela AACT (Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí), Organização Social da Área de Cultura, recebendo repasses do Governo do Estado de São Paulo e da iniciativa privada. 

Grand Symphonic Winds - Organização social sem fins lucrativos situada em Saint Paul, Minnesota, a Grand Symphonic Winds já se apresentou por diversos países. Entre as mais recentes apresentações internacionais está a realizada no ano de 2010 em Shanghai. 

Neste ano de 2014, o grupo faz a primeira turnê no Brasil. É formada por 45 músicos acompanhados do diretor Matthew George, doutor em regência de orquestras pela University of North Texas. Atualmente, é diretor da Grand Symphonic Winds, professor de música e presidente do Departamento de Música da Universidade de St.Thomas em St.Paul- Minnesota. Considerado um dos melhores regente de sopros nos EUA, também regeu e ensinou em vários países como Canadá, México, Cuba, Costa Rica, Europa, Irlanda, Reino Unido, Austrália, Japão, China, Brasil, Paraguai e Argentina, realizando intensos trabalhos como regente e professor. Foi fundador e diretor musical da Banda Sinfônica da Escola Nacional de Música, na Cidade do México. 

Dedicado à criação de novos trabalhos para bandas de sopros, compôs mais de 60 obras para compositores do mundo. 

SERVIÇO 
Temporada 60 Anos – Concerto de Abertura
Grand Symphonic Winds (EUA) & Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Matthew George e Dario Sotelo, regência
26 de janeiro de 2014, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada franca
Mais informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário