sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Exposição “Ramagens” traz conceito de nota-célula para Tatuí

Estudo faz parte de pesquisa desenvolvida pela artista-plástica Raquel Fayad - Depois de receber a Exposição “Craques de Todos os Tempos” com as fotos dos principais jogadores revelados na Copa São Paulo de Futebol Junior, o Centro Cultural recebe a partir da próxima segunda-feira, 27, a segunda mostra do ano. O processo criativo da artista-plástica Raquel Fayad, a partir de uma técnica denominada nota-célula, será exibido sob o título “Ramagens”. A abertura acontece às 20h30, mas os trabalhos poderão ser apreciados até o próximo dia 17 de fevereiro.

Fayad analisa o conjunto de telas como experimental. “O desenho brota em linhas e formas registradas no processo criativo da construção e se desenvolve como ramagens em diversas direções, entremeando, entrelaçando, sobrepondo com mudanças de direção, de composição e de forma. Multiplicada a forma, as Ramagens surgem e criam frestas, os entremeios”, explica.

Essa técnica é fruto de intensa pesquisa por parte da artista. A teoria do processo da nota-célula vem se desenvolvendo há três anos. Fayad foi quem criou e batizou o conceito, através de que qualquer traço ou inscrição pode servir de base para o início de um quadro. “Esse estudo servirá como referência para o meu mestrado”, complementa.


Raquel Fayad é presidente da AMART – Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região, coordenadora do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, representante na região administrativa de Sorocaba do Sisem (Sistema Estadual de Museus) de São Paulo e, como todo bom tatuiano, se aventura pela música, como tecladista da banda rock autoral, Caixa Mágica.

O Centro Cultural fica na Praça Martinho Guedes, 12, Centro. A exposição é gratuita e pode ser vista de segunda à sexta, das 9h às 21h, e aos sábados das 10h às 14h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário