sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Saiba mais sobre o Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência faz parte da Politica Nacional de Urgências, criada em 2003 e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU, o Governo Federal, em parceria com os estados e as prefeituras, vêm reduzindo o numero de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Curiosamente, o estado de São Paulo é um dos únicos do país a não repassar recursos para o programa. Padilha anunciou ainda que irá aumentar o repasse aos municípios que não contam com o apoio dos governos estaduais para custeio das unidades.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores que atendem às urgências de natureza traumática, clinica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica e obstétrica e de saúde mental da população. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as centrais de regulação, profissionais e veículos de salvamento. As centrais de regulação tem um papel primário e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita para o telefone 192.

Em Tatuí, o serviço completa três anos, hoje conta com quatro ambulâncias, três delas adquiridas em 2013. Atualmente, a cidade registra média de 960 ocorrências todo mês, a maioria associada a acidentes de trânsito ou paradas cardiorrespiratórias. A equipe local é formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, atendentes e responsáveis pela conservação e serviços gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário