quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cetesb reúne representantes de frigorífico interditado em Tatuí

Do G1, editado pelo DT - Os representantes do Sindicato Regional da Alimentação de Sorocaba, da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), da Prefeitura de Tatuí e do frigorífico interditado se reuniram esta semana para esclarecer o impasse da empresa. A reunião foi realizada na segunda-feira 9 e, segundo o Sindicato, ficou claro que o problema é no tratamento da água e dos resíduos sólidos que não está de acordo com as normas. A Cetesb sugeriu que o frigorífico faça um acordo com a Sabesp, concessionária responsável pelo serviço de tratamento de água e esgoto, ou com outra empresa credenciada para solucionar o problema. Além disso, o frigorífico deve se responsabilizar por limpar a área onde descarta os resíduos.

A empresa deve voltar a funcionar normalmente até o fim de dezembro. Nenhum dos 117 funcionários do frigorífico foi demitido até o momento. Eles estão parados desde novembro, quando o local foi lacrado.
Entenda o caso 
Em outubro deste ano o Tem Notícias mostrou a situação dos moradores do bairro Rosa Garcia 2, que reclamavam do mau cheiro vindo de um frigorífico que fica no bairro. O problema enfrentado pelos vizinhos da empresa também foi mostrado em reportagem do Tem Notícias e publicado também no G1 em junho. O local foi multado pela Cetesb.

O frigorífico está instalado no bairro há 15 anos. Os moradores acreditam que uma piscina de resíduos líquidos que fica no terreno do frigorífico seria a principal responsável pelo mau cheiro.

Segundo a Cetesb, o frigorífico funcionava mesmo sem uma licença de operação. Ainda segundo a Cetesb, uma equipe da companhia esteve no local para verificar quais adequações foram realizadas desde a última multa aplicada em maio de 2013. O valor da taxa foi maior que R$ 50 mil. A empresa também recebeu multa diária de cerca de R$ 3 mil no começo de agosto devido aos processos inadequados de tratamento nas lagoas de contenção e do descarte dos resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário