quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Conservatório de Tatuí abre 675 vagas para cursos de música e artes cênicas

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, instituição do Governo de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, abriu 675 novas vagas para mais de 50 cursos diferentes nas áreas de música, artes cênicas e luteria (ateliê de instrumentos). As inscrições podem ser feitas no período de 16 de dezembro 2013 a 17 de janeiro de 2014 através do site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

As vagas estão distribuídas em 13 áreas diferentes, para candidatos com conhecimento ou sem nenhum conhecimento musical prévio. Entre as novidades está o curso de aperfeiçoamento em artes cênicas na área de direção. 

Na área de Cordas Sinfônicas e Luteria há vagas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e luteria (construção de instrumentos de arco). Na área de Sopros Madeiras as vagas são para flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone. Em Sopros Metais, as vagas são para os cursos de trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. A área de Piano e Harpa inscreve para cursos de piano (inclusive aperfeiçoamento) e harpa. Em Performance Histórica, há vagas para flauta doce, cravo, violino/viola barroca e violoncelo/viola da gamba. Também há vagas para Canto Lírico, Percussão Sinfônica, Violão Clássico e Fundamentos de Regência (Banda Sinfônica e Coral).

A área de Música Popular e Jazz inscreve exclusivamente alunos com conhecimento musical para os cursos de baixo elétrico, baixo acústico, violão, guitarra, piano, canto, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Na área de Choro, as inscrições estão abertas para os cursos de bandolim, cavaquinho, percussão e flauta transversal.

Em Artes Cênicas, as vagas são para teatro juvenil, teatro adulto, aperfeiçoamento em direção e aperfeiçoamento em performance. Também são oferecidas vagas para a Oficina de Cenografia. Na área de Educação Musical, as inscrições são voltadas para crianças a partir dos 4 anos de idade nos períodos da manhã e tarde. Também estão abertas, na mesma área, inscrições para o curso de Musicalização para Educadores e Musicografia Braille – este último voltado a portadores de deficiência visual.

O Conservatório de Tatuí é reconhecido como uma das mais respeitadas escolas de música, artes cênicas e luteria da América Latina. Prestes a completar 60 anos de funcionamento, já formou centenas de profissionais que hoje atuam nos mais importantes grupos do Brasil e exterior, como músicos, atores ou professores. A instituição é gerida pela Organização Social Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

Como se inscrever

Para se inscrever é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 40 em nome de Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, Banco do Brasil - Agência: 6505-6 - C/C: 40516-7. Após efetuar o pagamento, o candidato pode concluir a inscrição via internet, acessando o www.conservatoriodetatui.org.br/vagas até as 18h do dia 17 de janeiro de 2014 ou, então comparecer pessoalmente na Secretaria Pedagógica, localizada à rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados podem se inscrever para apenas um curso. Depois de inscrito, é preciso cumprir duas fases eliminatórias. A primeira é comum a todos os candidatos, ou seja, para aqueles com e sem conhecimento. Esta etapa consistirá de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical. O teste será aplicado de acordo com a faixa etária e os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos serão divulgados no site do Conservatório de Tatuí. 

Candidatos estrangeiros serão submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção. 

A segunda fase envolve entrevista (candidatos sem conhecimento musical) ou teste prático (para aqueles com conhecimento). A lista das obras exigida no teste pode ser acessada no regulamento completo no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. 

Todos os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da instituição.

SERVIÇO 
INSCRIÇÕES PARA NOVOS ALUNOS
De 16 de dezembro de 2013 a 17 de janeiro de 2014
Taxa de inscrição: R$ 40
Inscrição online no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas
Mais informações: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário