terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Faculdade Sta Bárbara em primeiro lugar

Do jornal O PROGRESSO DE TATUÍ - Pelo segundo ano consecutivo, a Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara) destacou-se no IGC (Índice Geral de Cursos), indicador divulgado pelo Ministério da Educação que representa a qualidade das instituições de ensino superior do país e serve como referência a estudantes.

De acordo com a Faesb, as médias são divididas em três categorias: notas 1 e 2 representam desempenho insatisfatório; nota 3 é considerada desempenho razoável e notas 4 e 5 representam bom desempenho. Nos dois anos, a instituição atingiu média 4. Com a média, a faculdade ocupa a 54ª posição nacional, subindo 25 posições em relação ao ano passado. Também está na 22ª posição no ranking estadual e na primeira no regional.

O resultado do IGC foi divulgado pelo Ministério da Educação no início do mês de dezembro e é relativo a 2012. No total, 1.799 faculdades foram avaliadas. De acordo com informações do ministério, para determinar o IGC, é utilizado outro índice: o CPC (conceito preliminar de curso), que leva em consideração o desempenho das instituições no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o corpo docente, a infraestrutura, os recursos pedagógicos e outros fatores que constam no Censo da Educação Superior.

Segundo o diretor da unidade, Antonio David Julian, a média conquistada é atribuída a diversos fatores, como a “qualidade do projeto pedagógico”, a “alta titulação do corpo docente” (a maioria dos professores possui mestrado e doutorado) e ao cumprimento da carga horária dos cursos.

“O Ministério da Educação define a carga horária mínima que cada curso deverá cumprir, e, aqui, nós cumprimos rigorosamente. Vamos, até mesmo, além do mínimo”, afirma o diretor.

Julian também cita que o resultado poderá nortear ações dentro da faculdade. Com a média obtida, a instituição poderá, por exemplo, solicitar a criação de novos cursos com maior facilidade.

Atualmente, a Faesb disponibiliza quatro cursos de graduação: administração, ciências contábeis, engenharia agronômica e sistemas de informação. O site da instituição é: www.faesb.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário