domingo, 15 de dezembro de 2013

Conservatório de Tatuí abre 675 novas vagas para cursos gratuitos de música e artes cênicas

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, instituição do Governo de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, abriu 675 novas vagas para mais de 50 cursos diferentes nas áreas de música, artes cênicas e luteria (ateliê de instrumentos). As inscrições podem ser feitas no período de 16 de dezembro 2013 a 17 de janeiro de 2014 através do site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

As vagas estão distribuídas em 13 áreas diferentes, para candidatos com conhecimento ou sem nenhum conhecimento musical prévio. Entre as novidades está o curso de aperfeiçoamento em artes cênicas na área de direção. 

Na área de Cordas Sinfônicas e Luteria há vagas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e luteria (construção de instrumentos de arco). Na área de Sopros Madeiras as vagas são para flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone. Em Sopros Metais, as vagas são para os cursos de trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba. A área de Piano e Harpa inscreve para cursos de piano (inclusive aperfeiçoamento) e harpa. Em Performance Histórica, há vagas para flauta doce, cravo, violino/viola barroca e violoncelo/viola da gamba. Também há vagas para Canto Lírico, Percussão Sinfônica, Violão Clássico e Fundamentos de Regência (Banda Sinfônica e Coral).

A área de Música Popular e Jazz inscreve exclusivamente alunos com conhecimento musical para os cursos de baixo elétrico, baixo acústico, violão, guitarra, piano, canto, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Na área de Choro, as inscrições estão abertas para os cursos de bandolim, cavaquinho, percussão e flauta transversal.

Em Artes Cênicas, as vagas são para teatro juvenil, teatro adulto, aperfeiçoamento em direção e aperfeiçoamento em performance. Também são oferecidas vagas para a Oficina de Cenografia. Na área de Educação Musical, as inscrições são voltadas para crianças a partir dos 4 anos de idade nos períodos da manhã e tarde. Também estão abertas, na mesma área, inscrições para o curso de Musicalização para Educadores e Musicografia Braille – este último voltado a portadores de deficiência visual.

O Conservatório de Tatuí é reconhecido como uma das mais respeitadas escolas de música, artes cênicas e luteria da América Latina. Prestes a completar 60 anos de funcionamento, já formou centenas de profissionais que hoje atuam nos mais importantes grupos do Brasil e exterior, como músicos, atores ou professores. A instituição é gerida pela Organização Social Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.

Como se inscrever
Para se inscrever é preciso pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 40 em nome de Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, Banco do Brasil - Agência: 6505-6 - C/C: 40516-7. Após efetuar o pagamento, o candidato pode concluir a inscrição via internet, acessando o www.conservatoriodetatui.org.br/vagas até as 18h do dia 17 de janeiro de 2014 ou, então comparecer pessoalmente na Secretaria Pedagógica, localizada à rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados podem se inscrever para apenas um curso. Depois de inscrito, é preciso cumprir duas fases eliminatórias. A primeira é comum a todos os candidatos, ou seja, para aqueles com e sem conhecimento. Esta etapa consistirá de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical. O teste será aplicado de acordo com a faixa etária e os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos serão divulgados no site do Conservatório de Tatuí. 

Candidatos estrangeiros serão submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção. 

A segunda fase envolve entrevista (candidatos sem conhecimento musical) ou teste prático (para aqueles com conhecimento). A lista das obras exigida no teste pode ser acessada no regulamento completo no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. 

Todos os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da instituição.

SERVIÇO 
INSCRIÇÕES PARA NOVOS ALUNOS
De 16 de dezembro de 2013 a 17 de janeiro de 2014
Taxa de inscrição: R$ 40
Inscrição online no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas
Mais informações: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

SAIBA MAIS
Conservatório de Tatuí

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo que tem por objetivos a formação profissional de músicos, lutiês, técnicos de áreas afins às artes cênicas e atores, bem como a capacitação e reciclagem nas áreas de Educação Musical e Educação Teatral.

Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente, representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Com 60 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus mais de 50 cursos distintos, todos gratuitos, têm duração média de seis anos (além de dois anos de aperfeiçoamento, opcional), sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí.

A instituição está localizada a 130km da Capital e recebe estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e de países da América Latina. Ocasionalmente, o Conservatório de Tatuí também recebe alunos para aperfeiçoamento em música brasileira vindos da América do Norte, Europa e, até, Ásia.

Além de total infraestrutura – salas de aulas distribuídas em seis imóveis, instrumentos e um alojamento - o Conservatório de Tatuí disponibiliza a seus alunos programa de ensino atualizado. Outra oportunidade oferecida a alunos da instituição são as bolsas de estudos. Atualmente, são três tipos de bolsas – auxílio, ofício e performance -, que remuneram e oferecem a alunos a oportunidade de dedicar-se exclusivamente ao estudo da música e/ou artes cênicas e, também, de atuar ao lado de profissionais.

O Conservatório de Tatuí conta ainda com conjuntos pedagógicos (formados exclusivamente por alunos) e pedagógico-artísticos (formados por alunos e professores). São orquestras, bandas, big bands e grupos de música de câmara por meio dos quais os alunos têm assegurados a prática musical e o contato com instrumentistas profissionais.

Além de ensino de alta qualidade, o Conservatório de Tatuí mantém agenda artística com diferentes atividades, que recebe espectadores de todo o interior paulista. São encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. A produção interna é, ainda, levada aos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo ao longo do ano, por meio de apresentações de grupos pedagógicos e pedagógico-artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário