Nosso Jornal Online

Tatuí, 


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conservatório de Tatuí recebe piano alemão e contrabaixo tchecoslovaco

O piano é da marca Rönisch, já o contrabaixo acústico é modelo Cremona - Divulgação / Conservatório de Tatuí

Cruzeiro do Sul - O ano de celebração de 60 anos de fundação do Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, começou com boas notícias. A escola de música, luteria e artes cênicas, reconhecida como referência na América Latina, recebeu dois instrumentos importados que passarão a ser utilizados pelos alunos já no início das aulas no próximo dia 17 de fevereiro.

Os instrumentos foram entregues no último dia 9 de janeiro. O piano de ¼ de cauda é da marca Rönisch, uma das mais respeitadas da Alemanha, em funcionamento desde 1845. Já o contrabaixo acústico modelo Cremona foi fabricado na Tchecoslovaquia. Os instrumentos passam a integrar o acervo da instituição e somam-se a outros em uso pelos alunos e professores, entre eles um Steinway Grand Concert D, mais de 20 unidades da Steinway Essex/Boston entre outros.

A chegada dos instrumentos foi comemorada pelo diretor executivo Henrique Autran Dourado. "O piano será afinado e os instrumentos estarão à total disposição dos alunos. Acredito que teremos um novo espaço para recitais, com instrumento próprio. Parabéns aos alunos e professores das áreas de piano e cordas", disse ele.

Os instrumentos, adquiridos em 1982 pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), eram utilizados por funcionários da empresa em centro de exposição e convivência. "Agora, sabemos que está no maior conservatório do país, uma referência nacional, o que nos deixa satisfeitos", disse Carlos Haddad, da Imesp.

O processo de doação dos instrumentos à Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e destinação ao Conservatório de Tatuí durou cerca de três meses e foi coordenado por Abraão Mafra, profissional formado em direito que é gestor do contrato da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí junto à SEC.

"A presidência da Imprensa Oficial reuniu-se com o Secretário da Cultura Marcelo Mattos Araujo e informou da existência dos instrumentos, perguntando do interesse da SEC em recebê-los como doação para uso voltado à formação cultural", iniciou Mafra. "O secretário consultou a coordenadora da Unidade de Formação Cultural, Renata Bittencourt, sobre a instituição que poderia receber os instrumentos e eu indiquei o Conservatório de Tatuí."

Segundo Mafra, a indicação ocorreu por ele conhecer a vocação do Conservatório de Tatuí, instituição voltada ao ensino de música. "Além disso, em visita, eu já havia conhecido os setores de piano e cordas e acreditei que nelas os instrumentos poderiam ser bem utilizados", esclareceu. Coube à coordenadora Renata informar ao Secretário Araujo sobre a indicação, que concordou com a destinação dos instrumentos.

A segunda fase do processo de doação foi a verificação dos instrumentos na sede da Imprensa Oficial. A pedidos de Mafra, dois professores do Conservatório de Tatuí foram indicados para verificar os instrumentos. Os professores Maria Antonia Pacheco Negrão e José Geraldo Finatti Parducci foram até São Paulo para avaliar o piano e o contrabaixo. "No local, eles ficaram impressionados com o excelente estado dos instrumentos ao testá-los", destacou Mafra.

A próxima etapa foi a elaboração de um processo, incluindo memorando que registrava o interesse do Conservatório de Tatuí em receber os instrumentos. "Após visita, comuniquei à Renata sobre o interesse da instituição, que concordou com a destinação. Um ofício foi então enviado pelo Gabinete da Secretaria à Imprensa Oficial que, por sua vez, fez termo de dação", diz Mafra. "A etapa final do processo foi a destinação dos instrumentos pela Secretaria ao Conservatório de Tatuí", esclareceu ele.

O piano deverá ser utilizado no auditório do Anexo 3, um dos espaços para apresentações públicas do Conservatório de Tatuí que ainda não contava com instrumento fixo. O contrabaixo será destinado às mais variadas apresentações de música popular e clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário