sábado, 17 de setembro de 2011

Mais que dois viajantes

Renato Teixeira e seu filho Chico: música no sangue e prosa com sabor de roça

Por: Aloísio Milani e Xandra Stefanel


Os dois acordam ao som dos passarinhos. Para chegar aonde vivem pai e filho, é preciso subir a Serra da Cantareira, contornar as curvas da Estrada da Roseira e vencer um emaranhado de ladeiras. A casa de Chico Teixeira tem uma varanda ampla, com vista para um quintal gramado e um lago. Na porta da cozinha, o pai e vizinho, Renato, acende um cigarrinho de palha. O clima de roça entra e instala-se no sofá. Ao violão, cantarolam Pai e Filho, versão do hit de Cat Stevens que está no disco recém-lançado de Chico Teixeira, Mais Que o Viajante. Renato inicia suavemente a letra que aconselha o filho a ficar em casa. A resposta de Chico vem em voz grave. A música é um diálogo sobre o filho indo embora. “Isso toca as pessoas porque são valores folk, são coisas do povo”, diz Renato, que é pai de quatro filhos e avô de seis netos.

Ele nasceu em Santos e passou a infância em Taubaté. Tornou-se compositor e frequentou festivais da Record cantado por Gal Costa, Roberto Carlos e Elis Regina. Identificou-se com a música caipira. Também compôs – e ainda compõe – jingles inesquecíveis. Gosta de lembrar a estética inovadora criada com o parceiro Sérgio Mineiro no Grupo Água. O arranjo para a música Romaria, por exemplo, surpreendeu Elis Regina, que decidiu-gravá-la com as mesmas nuances­. “O conceito era pegar o que o povo diz e transformar em música.”

Chico, 31 anos, enxerga o pai, de 66, como inspiração cotidiana. Conviveu desde menino com seus muitos parceiros, entre eles Zé Geraldo, Pena Branca, Zé Gomes. Em seu segundo disco, Chico gravou composições próprias e desenterrou a saborosa Saudade Danada, de Elpídio dos Santos, compositor das trilhas dos filmes de Mazzaropi. O álbum conta ainda com Dominguinhos, Gabriel Sater e o próprio filho de 5 anos, Antonio. Nesta entrevista, pai e filho falam sobre música, inspirações, jingles, pirataria e os novos projetos.


Vocês estão juntos em diferentes turnês. Shows­ do DVD Amizade Sincera, apresentação solo do Renato e o disco do Chico. Como conciliar tantos trabalhos e conquistar o público?
Renato Teixeira – Nosso público não está necessariamente na capital. Está no interior. A atividade cultural de São Paulo é fortíssima, mas é muito concentrada em determinados tipos de público.
Chico Teixeira –Tem vários guetos musicais em São Paulo. O rock underground, por exemplo, tem uma cena forte, que funciona. Mas é diferente quando falamos da música que vem do interior e emociona...
Renato – Até 1970, a música brasileira era bem dividida. Bossa nova, samba, nordestina, boleros. E a música caipira estava encerrando um ciclo genial. Nesse momento, o Sérgio Reis, a dupla Léo Canhoto e Robertinho e eu começamos a mexer com essa música. Minha influência do caipira vem de Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Guimarães Rosa. E Léo Canhoto e Robertinho mostraram que a dupla não precisava ser só aquele modelo tradicional, que podia ser o que vemos e ouvimos hoje com Chitãozinho e Xororó. Aí o terreno ficou fértil. Foi quando passou a vir o lastro para esse nosso lado: Inezita (Barroso), Rolando Boldrin, Pena Branca e Xavantinho...

Isso depois de Elis gravar Romaria, em 1977?
Renato – Foi. Isso é uma conquista, não é da noite para o dia, demora anos. Eu já tinha Romaria; Tocando em Frente;Amanheceu, Peguei a Viola; Frete – enfim, todos os meus sucessos. Mas quando ia tocar só havia dez pessoas na plateia.

Em 1992, aquele disco histórico com Pena Branca e Xavantinho ao vivo, em Tatuí, fez muito sucesso.
Renato – E foi tudo na raça, na intuição, sem apoio.
Chico – Meu pai cantando Rapaz Caipira naquele disco é a resposta para aquele momento.

Você estava lá, Chico? Nos bastidores?
Chico – Eu tinha uns 11 anos. Acompanhava a movimentação toda com Pena Branca e Xavantinho em casa. Nesse show eu não estava, mas vi os ensaios. A gente morava na casa da Elis Regina e lembro uma época em que eles iam quase todo dia lá. Acompanhei desse jeito. Depois fui tocar com o Pena Branca, já com 20 e poucos anos. Em seguida, com meu pai. Em 2003 entrei pra tocar no show inteiro. Éramos eu e ele. Nos primeiros discos do meu pai, na fase mais folk, sempre havia grandes violeiros: Natan Marques, Carlão de Souza. Pensei: “Pô, vou seguir esses caras”.
Renato – Ele começou viajando junto, passou a ajudar numa coisinha aqui, outra ali, depois tirou carteira e ajudava a guiar. Às vezes eu o convidava para entrar e cantar uma música. Quando precisou, estava pronto. Conhecia todo o processo. O violão de 12 (cordas) é um instrumento fundamental pra esse tipo de som. Conheceu o Carlão. Depois, o Natan.
Chico – Também convivi com o Zé Gomes, um cara superconceitual, tocava rabeca.
Renato – Pois é, estamos falando de músicos que estão entre os melhores do mundo. Quando o Chico começou a tocar, quando começou a sair som, ele foi na fazenda do Almir Sater. O violeiro precisa de uma base pra poder solar, e ele ficou acompanhando o Almir.
Chico – Fui passar 15 dias lá e fiquei dois meses. Foi mágico vivenciar aquilo, o som da viola caipira.

Então você sabia que trabalharia com música?
Chico – Saber, não sabia, mas nunca passou pela minha cabeça fazer outra coisa.
Renato – Nem na minha. Desde que nasci a minha casa sempre foi assim, cheia de violão (mostra os violões de Chico expostos na sala). E o Chico reproduziu isso. Eu falava que queria ser arquiteto, mas por quê? Porque música é arquitetura. Eu ia muito lá na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), assistia a aulas.
Chico – Ele até fez uma casa em Ubatuba (risos).
Renato – Eu nunca cheguei no Chico e disse: “Você vai ser músico”. Ele vai ser o que quiser!
Chico – Tem o lance do DNA, tem até um estudo, um livro que fala sobre a cabeça do músico... Meu pai ficou fazendo música em casa, no começo dos anos 1980, que era (a época) da baixa, a Elis tinha acabado de morrer também. Foi um tempo meio frio em que ele foi fazer publicidade, nos anos 1970, comecinho dos 1980.
Renato – Eu comecei a fazer publicidade para “calibrar­”.
Chico – Ele trabalhava muito em casa, fazia trocentos jingles numa levada. E eu sempre perto. Tem fotos dele compondo e eu lá, puxando o cadarço dele. E ele casou com a minha mãe, que era apresentadora de telejornal e pianista clássica desde a infância.
Renato – Uma coisa superengraçada tanto na música dele como na dos meus filhos (todos). Quando eles estavam brincando, a Sandra tocava a tarde toda. Pianista clássico estuda muito.
Chico – Enlouquecedor (risos).
Renato – Eles jogavam bola ouvindo aquele piano tocar estudos. Impressionante como essa prática acabou influenciando a música deles.
Chico – Com certeza.
Renato – Tanto que, quando o Chico se formou no colégio, ele chegou pra mim e disse: “Pai, meu negócio é música, eu não vou pra faculdade”. E eu disse: “Tá bom”. Faculdade de Música, jamais!
Chico – Ah, é. Teve um período em que eu até pensei, mas o Zé Gomes, nesses jogos de xadrez, dizia: “Ô, rapaz, não vai fazer aula! Você vai sair padronizado. Vai demorar mais um pouco, mas você chega lá”. O Yamandu Costa ficava estudando direto com o Zé Gomes, o Almir também...

Quantos filhos você tem, Renato?
Chico – Quatro. A Isabel, Bel Teixeira, que é uma grande atriz, ganhou Prêmio Shell...
Renato – A Antonia, que é música também, mas mexe com vídeo. É uma grande editora de vídeo.
Chico – Eu e o João. Acho que é isso, né, paizão?


Poderíamos comparar o trabalho independente do Renato, no Grupo Água, e o seu, Chico, agora?
Renato – Aí tem uma sequência interessante. Eu peguei a música caipira das duplas, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha, Tião Carreiro e Pardinho, Cascatinha e Inhana, as duplas que eu gostava, os cults – porque já tinha os apeladores também. Esses caras entravam no estúdio, ligavam um microfone pra cada um, violão, e gravavam LP em duas horas. E, quando o ciclo se cumpriu, como é que a gente releu isso? Montamos o Água, que hoje considero uma das bandas mais importantes da história da música brasileira. Viemos com um acústico pesado, que acabou jogando a gente pro conceito folk – que na verdade é o princípio da música popular. Até em 1700, a música era medieval, aquela coisa renascentista, com cravos e alaúdes... Aí um desses músicos um dia saiu para passear no campo e viu os caras capinando e cantando aqueles cantos de trabalho. Viu as lavadeiras lavando roupa e cantando. Ele ficou prestando atenção, decorou e botou os instrumentos em cima. Aí o cara disse: “Isso é folk, essa é a música do povo, harmonizada por músicos”. Você pega o que o povo diz e pensa e transforma em música. Romaria, por exemplo. Baden e Vinicius são absolutamente folk. O samba é totalmente folk. Noel Rosa!
Chico – Você pega Tocando em Frente, é uma música que pode mudar sua vida.

Naquela época o Água já se considerava folk?
Renato – A gente não tinha essa consciência.
Chico – Eu vejo nitidamente que a sonoridade do Almir vem daí.
Renato – O Almir estava estudando Direito no Rio e viu o Água.
Chico – Aí mudou a vida do cara.
Renato – Ele viu um cara tocar viola, se interessou e comprou a viola. “É isso o que eu quero”, disse. Uma coisa foi puxando a outra. Acho que o trabalho dessa meninada, do Chico, do Gabriel, filho do Almir, da Nô Stopa, filha do Zé Geraldo – que é folk total –, vai fazer o galo cantar.

Os filhos também são amigos, não?
Chico – Sim. E o Zé Geraldo também, direto a gente faz comida, janta, eu vou na casa dele...

Essa Cantareira está ocupada!
Renato – Tem músico pra todo e qualquer lado.
Chico – Você toca o sino e junta uma banda.

Uma coisa do disco novo remete aos dois: o Elpídio dos Santos. Essa música de Taubaté e São Luiz do Paraitinga, ali perto de onde o Renato passou a infância.
Renato – O Elpídio frequentava a casa da nossa família em Ubatuba. Ele e o Adolfinho são músicos muito parecidos, todos semiclássicos.
Chico – Eu fui descobrir o Elpídio na minha adolescência, indo para Ubatuba. Tinha uma parada que era tradicional em São Luiz. Quando comecei a viajar sozinho com os amigos, eu ia lá. Acabei encontrando os filhos do Elpídio, o Negão, grande amigo meu. Fui conhecendo coisas belíssimas! Ele era um músico absoluto, de ouvido absoluto, que escrevia tudo e frequentava a casa dos parentes em Ubatuba. Rolava esse intercâmbio. Eu me aproximei do Negão e, no centenário do Elpídio, no ano passado, fizeram um projeto superbonito em comemoração e me convidaram pra cantar Saudade Danada. Fiquei meio surpreso, mas a música caiu no meu colo. Eu gravei e coloquei no show do Renatão.
Renato – Mas nosso grande momento no palco é a música do Cat Stevens Pai e Filho. Ouço desde que foi lançada. E o Chico começou a tocar e disse: “Pai, vamos fazer a versão?” É legal porque é um filho se despedindo do pai para ir tocar a vida. É aí que está o combustível da sedução: conseguir tocar as pessoas. Um filho indo embora de casa toca as pessoas.
Chico – Tem dia que a gente fica preocupado. “Olha o tanto de gente chorando!” Impressiona.
Renato – E na música tem uma coisa em que acredito: a única moeda forte no planeta hoje, o único dinheiro que vai sobrar chama-se emoção. Se você consegue emocionar uma pessoa, não tem preço.

E dá para fazer isso até com jingle...
Renato – Principalmente. Se você fizer um jinglezinho meia-boca, passa batido. Agora, se pegar o cara pelo coração, vai vender. Emoção serve pra tudo.
Chico – Para cada jingle, ele fazia cinco músicas, tá? (risos)

Na gravação de Ouça Menino, a participação do seu filho foi natural ou ensaiada?
Chico – Foi natural. Eu o levei pro estúdio porque não tinha com quem deixá-lo. Fiz essa música pra ele. Mas não foi só. Ele gravou mais coisa porque o deixei brincar. Ele fez uns improvisos bem legais. Imagine, pra uma criança, entrar num estúdio, botar o fone, o microfone, aquele som lindo, ficar falando e a música tocando... Eu não fico cutucando muito porque acho que a coisa tem de ser natural, como foi pra mim. Tanto é que está cheio de violão aqui e de vez em quando ele vai e dá uma arranhadinha. Ele tem o maior respeito por violão, nunca deixou cair nem nada. Eu confio. Meu pai, graças a Deus, sempre presenteou a gente com instrumentos top, e eu confio.
Renato – Cada vez que vinham pedir instrumento, nunca dei um meia-boca, para irem se acostumando com os bons. Essa geração nova tem muito mais recursos para trabalhar com música. Tanto que nós estamos fazendo aqui em casa um estúdio. Em geral, o artista, quando começa a investir, compra fazenda. Aqui, a gente só compra coisas que tenham a ver com música. O estúdio é caro, mas vamos gravar nossos discos aí. E os netos vão gravar os deles também.

Como vocês veem o compartilhamento de músicas? A pirataria faz com que vocês deixem de ganhar?
Renato – Por enquanto, até sair um jeito de ganharmos. Para o Chico, é uma dádiva dos céus. Pra mim, é uma vingança contra as gravadoras (risos). A gente não precisa mais delas, e isso é muito bom.

Qual é o próximo projeto?
Renato – Estou com um projeto tão lindo neste ano! Não ficou pronto ainda, mas vou fazer um disco com a minha neta de 10 anos, vou compor junto com ela. Enquanto eu estiver por aqui, com cada neto que estiver na fase dos 10 anos quero fazer um disco junto. São seis netos.
Chico – Antes ele fazia música para nós. Cada filho dele tem uma música.

Renato, você se vê mais novo no Chico?
Renato – É igualzinho. E com eles atuando, eu me modernizo. Estou vinculado a eles agora. Eu me desprendi daquelas minhas influências de Noel Rosa, de Ary Barroso, e acabei me prendendo a eles.

REVISTA DO BRASIL - EDIÇÃO 63 - SETEMBRO DE 2011

Celso de Melo nega liminar para denunciado a partir de provas colhidas em interceptação telefônica

Comemorações do Dia da Pátria 2011em Tatuí








Em Tatuí, as comemorações ao Dia da Pátria e dos 189 anos da Proclamação da Independência do Brasil, aconteceu na quarta-feira, dia 7 de setembro, feriado nacional, no Ginásio Municipal de Esportes “Ezenildes Moreira”, que fica nas dependências da EMEF “Professora Eunice Pereira de Camargo”, nos Jardins de Tatuí.

O Hino Nacional e o Hino da Independência foram executados pela Banda Ternura Senna Tatuí, com a participação do Coral Municipal “José dos Santos”. A oradora do evento cívico foi a poetisa Cristina Siqueira.

poesia>>> Vicente Pio de Oliveira


Celso de Melo critica desrespeito do STM ao Supremo

"GRAVE TRANSGRESSÃO"

Por Pedro Canário,
do Consultor Jurídico

O ministro Celso de Mello revogou, nesta terça-feira (13/9), decisão do Superior Tribunal Militar de condenar civil à prisão por falsificação de habilitação para pilotar barco, chamada de Caderneta de Instrução e Registro (CIR) ou Habilitação de Arrais-amador. Em decisão monocrática, o decano do Supremo Tribunal Federal concedeu liminar em Habeas Corpus ao réu, reafirmou jurisprudência do STF sobre o assunto e criticou desrespeito do STM às atribuições constitucionais do STF.

Segundo a decisão do ministro, o crime de falsificação da CIR não é de competência da Justiça Militar da União, que não poderia ter condenado, ou sequer processado, o suposto falsificador. A competência, segundo o que já foi fixado anteriormente pelo STF, é da Justiça Federal, por mais que o órgão emissor da habilitação seja a Capitania dos Portos, da Marinha.

De acordo com Celso de Mello, a Justiça Militar só pode julgar casos cujas circunstâncias estejam "taxativamente referidas" pelo artigo 9º do Código Penal Militar, que prevê delitos militares eventualmente praticados por civis, "mesmo em tempo de paz".

A ação foi levada ao STF pela Defensoria Pública da União, que representa o acusado. Ele foi processado pelo Conselho Permanente de Justiça para a Marinha, órgão colegiado que representa a primeira instância da Justiça Militar, e condenado a dois anos e cinco meses de prisão pela falsificação da CIR. O defensor, então, foi ao STM pedir o reconhecimento da incompetência da Justiça Militar para analisar o caso.

O Superior Tribunal Militar rejeitou o recurso do réu. Alegou que, por mais que o réu seja civil, praticou crime contra a administração militar (Capitania dos Portos) e é a Marinha que tem "a competência para promover a segurança da navegação do país".

A decisão desagradou o ministro Celso de Mello. Ao julgar o pedido de HC apresentado pelo réu, o decano afirmou que o STM "vem contrariando" a jurisprudência do Supremo "sem qualquer razão juridicamente legítima". Para o decano, houve "grave transgressão ao postulado do juiz natural" — que deveria ser de um tribunal da Justiça Federal.

"A transgressão ao postulado do juiz natural — que se revela extremamente grave, porque configura ofensa a uma das mais relevantes prerrogativas de ordem constitucional — não pode ser tolerada pelo Supremo Tribunal Federal, considerada a condição institucional desta Corte Suprema como guardiã da integridade da ordem constitucional e a quem se atribuiu, por isso mesmo, o monopólio da última palavra em tema de interpretação constitucional", decidiu.

Celso de Mello ainda elogiou a atuação da DPU no caso, pois forçou o Superior Tribunal Militar a observar a jurisprudência da Suprema Corte. Para o ministro, o defensor teve atuação "corretíssima e incensurável".

HC 110.237

Cetesb quer inspeção veicular de carros e motos em Tatuí e mais 123 cidades de SP

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) apresentou nesta quarta-feira (14) um plano que prevê a realização de inspeção veicular ambiental para carros, motos, caminhonetes, ônibus e caminhões em 124 cidades do estado. Os municípios que passariam a ter a inspeção anual de seus veículos estão na Grande São Paulo, na região metropolitana de Campinas, na Baixada Santista e nas regiões das cidades de Sorocaba (incluindo Tatuí), Piracicaba e São José dos Campos. A medida faz parte do Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado de São Paulo, apresentado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

VEREADOR PEDE BATALHÃO DA PM E TREVOS PARA TATUÍ


Na sexta-feira, dia 9 de setembro, o vereador tatuiano Vicente Aparecido Menezes (PT) esteve na Câmara Municipal de Sorocaba, onde participou de audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento daquela Casa de Leis, com o objetivo de recolher sugestões dos cidadãos de Sorocaba e região para o Orçamento Estadual de 2012.

A reunião foi conduzida por Mauro Bragato (PSDB) e teve a participação dos deputados Hamilton Pereira (PT), Regina Gonçalves (PV), Donisete Braga (PT), Olímpio Gomes (PDT) e Carlos Cezar (PSC). O vereador José Caldini Crespo representou o presidente do Poder Legislativo de Sorocaba na audiência.

O vereador Vicente usou a palavra e reivindicou a instalação de um batalhão da Polícia Militar em Tatuí. O parlamentar lembrou que Tatuí é uma das únicas cidades do estado com mais de cem mil habitantes, com duas companhias policiais, que não possui batalhão da PM. Vicente citou a questão do efetivo reduzido da polícia no município, para justificar seu pedido. 

Outro assunto abordado na audiência foi um suposto desmantelamento das polícias Civil e Militar em Sorocaba e cidades vizinhas. Além disso, o vereador tatuiano reivindicou a construção de trevos na Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127). Vicente repetiu pronunciamentos realizados diversas vezes na tribuna da Câmara de Tatuí, salientando que, depois da necessária e aguardada duplicação da estrada, o município perdeu trevos de acesso, que constariam no projeto de obras, discutido durante audiência pública no Legislativo tatuiano. A falta de um deles, por exemplo, “isolou” moradores do bairro rural de Santa Adelaide, que são obrigados muitas vezes a pagar pedágio para vir a Tatuí. Foram ainda apresentados na audiência pleitos nas áreas de saúde, educação, malha viária e transportes.

IMÓVEL CEDIDO A COOPERATIVA PODERÁ ABRIGAR USINA DE LEITE


Na terça-feira (13), durante a sessão da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a cessão de um imóvel municipal à Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí, onde poderá ser instalada uma mini-usina de beneficiamento de leite.

A área possui 5.207,10 metros quadrados e faz parte de quatro lotes, nas Ruas Júlia de Melo Machado e Israel José da Mota, na quadra “A” do Distrito Industrial. O prazo estipulado para utilização da cooperativa será de cinquenta anos, contados a partir da publicação da lei. O projeto revoga ainda a Lei Municipal nº 4.147, de 2008, que cedeu outra área para a cooperativa. O antigo local não era adequado aos propósitos da entidade e, por isso, foi proposta a troca de imóvel.

Na justificativa, o Executivo esclarece que Tatuí não possui usina de beneficiamento de leite, provocando a comercialização “in natura” do leite cru. “Os pequenos produtores formaram a cooperativa para beneficiar leite no município e precisam de uma área para instalação da mini-usina”, diz o texto. “A nova área a ser usada pela cooperativa atenderá de imediato cinqüenta produtores rurais” e nela “a cooperativa poderá construir sua sede comercial e social”, completa. A propositura deverá ser discutida e votada em segundo turno na próxima sessão.

Obras para construção de quadras estão paralisadas em Tatuí

Mercadoria contrabandeada é apreendida pela Polícia Rodoviária de Tatuí


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tatuí será sede da Segunda Rodada de Negócios Industrial e Agrícola do Sudoeste Paulista

Evento promovido pelo Ciesp Sorocaba será realizado em 06 de outubro no Ginásio de Esportes do Sesi em Tatuí

            Fomentar a geração de negócios entre empresas do sudoeste paulista. Com este objetivo o Ciesp Sorocaba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com as prefeituras das cidades de Tatuí, Itapeva e Itapetinga, realiza a segunda Rodada de Negócios Industrial e Agrícola do Sudoeste Paulista.

Este é o segundo encontro realizado na região. O primeiro foi em julho deste ano, em Itapetininga, e movimentou cerca de R$ 3,5 milhões em negócios. Para se ter uma ideia da importância da primeira Rodada, cerca de 80% dos participantes disse que suas expectativas foram atendidas, enquanto quase 90% afirmou ter feito contatos com grandes possibilidades de fechamento de negócios. “Estes encontros estão sendo realizados pelas regionais do Ciesp desde 2009, mas a diretoria regional de Sorocaba foi pioneira em levar as rodadas para a região, em parceria com as prefeituras. O esforço para a realização do evento é um pouco maior, mas o resultado vale a pena”, atesta a gerente regional do Ciesp Sorocaba, Eva Marius.

Eva espera que nesta segunda rodada participem 20 empresas âncoras. “As âncoras enviam representantes da área de compras para trocar cartão e negociar com os potenciais fornecedores que se inscrevem para participara da Rodada. As reuniões são de no máximo 10 minutos, mas em uma única tarde as empresas realizam cerca de duas mil reuniões, somando as agendas e encaixes”, explica Marius.

Integração Regional

            Segundo o diretor titular do CIESP Sorocaba, Antonio Roberto Beldi, o associativismo e o regionalismo são os principais objetivos de sua gestão e as rodadas de negócios abrem novas perspectivas de negócios, fazendo com que a riqueza circule na região.

            “A indústria representa uma importante fatia da economia do sudoeste paulista. Somente a cidade de Tatuí tem 40,11% do valor adicionado de sua economia embasado no setor industrial, ou seja, quase a metade da riqueza gerada no município é proveniente da indústria”, explica o diretor.

            Beldi acrescenta ainda as Rodadas de Negócios do Sudoeste Paulista fazem parte de uma estratégia lançada em 2009 pelo presidente da FIESP/CIESP, Paulo Skaf. “Atuamos em parceria com o poder público para promover o desenvolvimento regional. É um trabalho contínuo e a participação de todos é muito importante”, ressalta.

            A 2ª Rodada de Negócios Industrial e Agrícola do Sudoeste Paulista tem como patrocinadores: Prefeitura de Tatuí, Prefeitura de Itapetininga, CAIXA, SEBRAE/SP, Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento e TOTVS. O evento conta ainda com o apoio institucional do SESI, SENAI e Prefeitura de Itapeva.

Empresas Âncoras: serão divulgadas na coletiva - ainda não estão confirmadas no site

Serviço:
O que: 2ª Rodada de Negócios Industrial e Agrícola do Sudoeste Paulista
Quando: 06 de outubro de 2011
Horário: das 13h às 18h
Onde: Ginásio de Esportes do Sesi em Tatuí
Endereço: Rua Jornalista Júlio de Mesquita Filho, s/nº - Bairro Dr. Laurindo - Tatuí
Inscrições: www.ciesp.com.br/rodadas

Valor das Inscrições: até o dia 26/09, R$ 150 para associados do CIESP e R$ 250, para não associados e a partir do dia 27/09, o valor para não associado será de R$ 300.

Conservatório de Tatuí promove III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto

Instituição musical terá 130 apresentações em apenas uma semana, todas gratuitas

Cerca de 600 alunos participarão da III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto, entre os dias 19 e 23 de setembro, nas dependências do Conservatório de Tatuí. Serão, aproximadamente, 130 apresentações em apenas uma semana.

A Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto é realizada quatro vezes ao ano, uma a cada bimestre. As atividades de intercâmbio entre setores da música e da prática em grupos pedagógicos são parte da grade curricular dos estudantes dos 50 cursos oferecidos gratuitamente pela instituição.

Durante esta semana de atividades são avaliados os desempenhos dos alunos e a técnica do instrumento. Com isso, as provas transformam-se em apresentações públicas, com entrada franca, que acontecem diariamente às 9h, 11h, 14h, 16h, 18h e 20h30, nas mais diferentes formações: de duos e trios a bandas e orquestras, sempre no Salão Villa-Lobos ou no Teatro Procópio Ferreira.

Outra característica da III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto é a diversidade das obras apresentadas pelos alunos. O extenso programa do evento privilegia compositores como Bach, Mozart e Antonio Vivaldi, além de Edmundo Villani-Côrtes, Pixinginha, Dominguinhos e Villa-Lobos. Também serão executadas músicas como Ticket to Ride, dos Beatles, James Bond 3 - A.Goldfinger, e The Last of the Mohicans, de Trevor Jones.

“Através da pesquisa de repertório objetivo e disciplinado, nossos professores propõem o estudo dirigido da produção musical dos diversos períodos, buscando a mescla de culturas, o resgate do repertório nacional e o incentivo aos novos compositores e arranjadores, numa produção atualizada e viva”, explicou a coordenadora Miriam Braga.

Os principais destaques da programação da III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto são as apresentações no Teatro Procópio Ferreira, sempre às 20h30. No dia 19 de setembro (segunda-feira), sobem ao palco o Conjunto de Metais e a Banda Jovem do Conservatório de Tatuí. No dia 20 (terça-feira), será o Duo de Flauta e Piano, com Marília Gabriela do Nascimento Gimenes e Fanny de Souza Lima. 

No dia 21 de setembro (quarta-feira) acontece concerto da Orquestra Infanto-Juvenil de Cordas do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação do professor Eduardo Sila. Na sequência, apresenta-se a Orquestra Sinfônica Jovem, sob regência do maestro Juliano de Arruda Campos.

O Teatro Procópio Ferreira, no dia 22 de setembro (quinta-feira), receberá a Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí. Ocuparão também o palco os alunos Marcelly Rosa e Paulo Rochel, para Duo de Violões.

No último dia de apresentações, 23 de setembro (sexta-feira), o professor Agnaldo Silva comandará os alunos de percussão e os músicos convidados, Gustavo Brito e Robson Moraes.

A programação completa está disponível no site do Conservatório de Tatuí – www.conservatoriodetatui.org.br.

Serviço
III Semana de Música de Câmara e Prática de Conjunto
Entre os dias 19 e 23 de setembro
Entrada Franca
Mais informações: (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Curso de Alimentação Saudável tem início no Jardim Mantovani


O mais recente Centro de Capacitação do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, localizado no Jardim Mantovani, iniciou na quarta-feira, dia 14, o curso “Alimentação Saudável” ministrado pela nutricionista Roberta Lorenzetti, da Secretaria Municipal da Saúde.

A turma terá aulas semanais durante seis semanas. O objetivo é a conscientização, formando aquelas que são responsáveis pela alimentação da família na busca de uma sociedade mais sadia e consciente.

O Centro de Capacitação do Jardim Mantovani também está com inscrições abertas para dois cursos artesanais. Com um deles com dez vagas disponíveis. Os cursos de ajur e pedraria serão dados das 13h às 16h30, todas as sextas durante três meses. O início será no dia 30 de setembro. O endereço é: Avenida Mário Mantovani, nº 10.

Projeto Lições de Casa forma sua terceira turma de 2011


O Centro de Capacitação do Projeto Lições de Casa, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) formou na quarta-feira, dia 14, a terceira turma do ano. Foram 11 formandas que receberam certificado da presidente do Fusstat, Maria José Vieira de Camargo, na solenidade em que as conselheiras e professores do curso estavam presentes.

A capacitação de três meses forma um profissional doméstico completo. As aulas abordam todos os cuidados e afazeres desses profissionais. O curso também terá uma complementação sobre tortas, nas próximas duas semanas.

A próxima turma para o Projeto Lições de Casa só iniciará no início de 2012, porém as inscrições já podem ser realizadas. O telefone do Centro de Capacitação é (15) 3205-2560 e ele está localizado na Rua Godoy Moreira, nº 217, próximo à UBS Toninho Enfermeiro.

Reunião no Sindicato Rural Patronal discute o destino de embalagens de agrotóxicos


Na quarta-feira, dia 14, representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Tatuí e Capela do Alto se reuniram no Sindicato Rural Patronal com vendedores de agrotóxicos para a segunda rodada de discussões com o tema “Embalagens de Agrotóxicos - O que fazer com elas?”, com o objetivo de definir formas de facilitar e incentivar o descarte por parte dos agricultores.

Como na reunião passada, Marcos Mendes, do Escritório de Defesa Agropecuária de Itapetininga e Eduardo Prado Neto, da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo, participaram da reunião. Logo no início Prado sugeriu aos três revendedores presentes e representantes do Poder Público que fosse realizada na cidade uma coleta itinerante e não um posto de coleta. “A coleta itinerante resolveria o problema, já que o número de embalagens é relativamente baixo na região”.

Os revendedores que, segundo a lei, são os responsáveis pelo recolhimento e direcionamento das embalagens para um posto, alegavam que registrados, entre Tatuí e Capela, estão apenas três vendedores de agrotóxicos, enquanto a realidade é que haja em torno de 13 revendedores, tendo em conta os itinerantes que passam nas propriedades vendendo de porta em porta, e esses não irão contribuir com as despesas que terão de ser pagas.

No final da reunião, foi descartada, a priori, a ideia de um posto de coleta devido ao alto custo do investimento e a falta de certeza quanto a sua necessidade. Devido a isso, um mutirão será realizado na primeira semana de dezembro deste ano, com um caminhão cedido pela Prefeitura, que passará pelas propriedades rurais da cidade. Esse mutirão também servirá de avaliação para quantificar as embalagens de agrotóxico para reuniões futuras, em que a ideia de um posto de coleta poderá ser retomada.

Semana Nacional do Trânsito enfocará atividades educacionais

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança Pública e dos Transportes, inicia a partir deste sábado, dia 17, a programação local da Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, o Tema estabelecido pelo Denatran - Departamento Nacional de Trânsito para todo o país é “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. Em Tatuí, segundo o secretário da pasta, José Roberto Xavier do Silva, o foco das atividades será a conscientização do respeito ao pedestre.

No sábado, dia 17, às 9h, uma carreata marcará a abertura oficial da Semana do Trânsito. A concentração dos participantes será nas proximidades de Escola Eugênio Santos, na Rua do Cruzeiro. O percurso inclui as ruas 11 de Agosto, 7 de Abril e 15 de Novembro. No final, a carreata passará novamente pela Rua do Cruzeiro e seguirá até a Concha Acústica.

Na Concha, a programação terá sequência com a “Feira de Segurança no Trânsito”. O evento terá a participação do Corpo de Bombeiros, das auto-escolas Nogueira e Objetiva e das empresas Honda e DPaschoal. Agentes da Polícia Militar Rodoviária farão palestras educativas sobre prevenção de acidentes no trânsito.

No evento, os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, da CCR SPVias farão “pedágios educativos”. O trabalho consiste em abordar motoristas e pedestres nas ruas e passar informações educativas sobre o trânsito. As equipes estarão posicionadas nas ruas José Bonifácio, do Cruzeiro, Santa Cruz, 11 de Agosto, Teófilo Andrade Gama, 15 de Novembro, São Bento, 7 de Abril e nas avenidas Das Mangueiras, Salles Gomes, Zilah de Aquino e Pompeo Reali.

Na quarta-feira, dia 21, acontecerá a “Quarta no Quartel”, organizada pelo 5º Batalhão, da 3ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo. O evento contará com a presença de alunos das escolas públicas, que serão levados a conhecer as atividades do posto policial localizado na rodovia Presidente Castello Branco (SP-280).

Durante toda a Semana Nacional do Trânsito, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes e guardas civis municipais visitarão as escolas da cidade para desenvolver palestras educativas.

CDHU sorteia casas populares para portadores de deficiência física ou mental






Ontem, quarta-feira, dia 14, no Ginásio Municipal de Esportes “Araão Donizeti de Araújo Guerra”, ao lado do NEBAM “Ayrton Senna”, aconteceu o sorteio das casas reservadas aos portadores de deficiência física ou mental, ainda relativas ao lote de 432 casas construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) no bairro do Tanquinho.

O sorteio das 432 casas populares do CDHU aos mais de 7 mil inscritos aconteceu no início do mês de agosto. Porém, parte dessa quantia é destinada a perfis específicos como famílias que possuem algum portador de deficiência física ou mental. Para esses casos, são reservados 7% do total de casas construídas.

Os portadores de necessidades especiais concorreram duas vezes. Quem não foi contemplado no sorteio simples de agosto concorreu novamente neste novo sorteio. Foram 381 portadores de deficiência concorrentes, sendo sorteados 30 contemplados e 30 suplentes. Uma concorrência de 13 pessoas por casa.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo esteve presente ao sorteio e se emocionou junto com as famílias. Em suas palavras, Gonzaga destacou que já encaminhou à Secretaria de Estado da Habitação um pedido de construção de mais 500 casas populares. O prefeito espera que sua reivindicação possa constar nas metas da secretaria para o ano de 2012.

As casas sorteadas ontem contam com três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 52,67 m2 de área construída. O prazo de financiamento dos imóveis é de até 300 meses. As prestações são subsidiadas pelo Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda de cada família. Assim, as que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

Inscrições para o VI Encontro Internacional de Pianistas continuam até 3 de outubro

Evento marcará os 25 anos da morte do compositor
Francisco Mignone

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, recebe inscrições para o VI Encontro Internacional de Pianistas. Quaisquer interessados podem participar das atividades pedagógicas, desde que devidamente cadastrados até o dia 3 de outubro. A ficha de inscrição e o regulamento estarão disponíveis no site www.conservatoriodetatui.org.br/epianistas.

O VI Encontro Internacional de Pianistas, realizado de 19 a 23 de outubro, é um dos eventos que integram a série dos encontros internacionais do Conservatório de Tatuí e fará uma homenagem nesta edição ao pianista e compositor Francisco Mignone. Os interessados têm duas categorias para se registrar: ouvinte ou executante. Quem quiser ser ouvinte poderá assistir a todas as atividades pedagógicas e artísticas oferecidas. 

O executante terá currículo e obra a apresentar, avaliados pela comissão organizadora para que possa atuar nas masterclasses.

A organização do evento indicará para qual masterclass o candidato executante foi aprovado e a lista dos selecionados estará no site do Conservatório de Tatuí a partir de 14 de outubro. Os candidatos eventualmente não aprovados poderão integrar normalmente o evento, na qualidade de ouvinte.

Os eventos internacionais, de acordo com Cristiane Bloes, coordenadora da área de piano do Conservatório de Tatuí, oferecem vivências musicais satisfatórias e motivadoras, bem como uma ampla visão no campo de atuação do pianista, aliando ferramentas necessárias para melhorar os conhecimentos.
“Queremos proporcionar atividades artísticas e pedagógicas para aperfeiçoar os conhecimentos dos jovens pianistas, mantendo um diálogo entre a experiência de artistas e professores e a futura geração de instrumentistas brasileiros”, explicou Cristiane.

O VI Encontro Internacional de Pianistas reunirá importantes personalidades nas atividades pedagógicas. Para as masterclasses estão confirmados:Catarina Domenici (UFRS/Brasil/Eastman School of Music/EUA); Heather Coltman (Florida Atlantic University/EUA); e Rebecca Penneys (Eastman School of Music, Chautauqua Institution/EUA).

Além disso, haverá workshop com George Boyd (Técnico – Steinway EUA/Brasil), José Henrique Martins (UFPB/Brasil) e Miriam Braga (Conservatório de Tatuí). As palestras serão ministradas por Cecília Cavalieri França (UFMG/Brasil), José Henrique Martins (UFPB/Brasil) e Renato Figueiredo (Faculdade Cantareira/Brasil).

O evento contará ainda com a presença do ex-aluno do Conservatório e premiado pianista Paulo Henrique Almeida e também com a participação da Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem e Grupo de Metais, todos do Conservatório de Tatuí. Os alunos vencedores do Concurso Interno de Piano da escola de música também participarão.

Homenagem
O homenageado deste ano será o pianista e compositor Francisco Mignone, morto há 25 anos. Para ajudar a não apagar da memória da importante personalidade brasileira, o VI Encontro Internacional de Pianistas traz como convidada Maria Josephina Mignone, também musicista e viúva de Francisco, para apresentar a palestra intitulada “Relembrando Mignone”.
Francisco Mignone nasceu em São Paulo, no ano de 1897, e começou seus estudos musicais enquanto era criança, com o próprio pai. O músico, que era filho de italianos, fundou o Conservatório Brasileiro de Música e foi membro da Academia Nacional de Música, entidade que presidiu. O pianista ficou conhecido como “Chico Bororó” à época em que arquitetou seu trabalho na música popular. Mignone também uniu a música popular à erudita.

Serviço
VI Encontro Internacional de Pianistas
Inscrições de 1º de agosto a 3 de outubro
Ficha de Inscrição no site www.conservatoriodetatui.org.br/epianistas
Mais informações: (15) 3205 8444

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Juri condena aborteira a 2 anos de reclusão

Em nova sessão do Tribunal do Juri, nesta terça-feira, a ré Idalina Tavares Soares (77) foi condenada a 2 anos de reclusão no regime aberto acusada de ter introduzido uma espécie de sonda confeccionada com borracha e fio de cobre no útero de uma gestante, como consentimento desta, produzindo aborto. O crime teria ocorrido no dia 2 de abril de 2004, no Jardim Fundação Manoel Guedes, em Tatuí. A sessão foi presidida pela juíza Dra. Mariana Teixeira Salviano da Rocha. Pelo Ministério Público, atuou o promotor de justiça Dr. Carlos Eduardo Pozzi. Na defesa, trabalharam os advogados Dr. Marlei Barbosa de Carvalho e Dra. Ranúzia Coutinho Martins. O Ministério Público pretende recorrer da decisão por considerar a pena muito branda.

6ª Semana Municipal da Arborização Urbana terá eventos de 19 a 24 de setembro



Serão várias as atrações da 6ª Semana Municipal da Arborização Urbana, que será realizada no período de 19 a 24 de setembro. A organização é da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Os objetivos são aproximar e conscientizar a população sobre os benefícios da arborização na cidade. A Semana Municipal da Arborização Urbana foi criada pela Lei Municipal 3751/05.

A partir do dia 19 de setembro (sexta-feira), das 9 às 16h acontecerá no salão da Câmara Municipal de Tatuí, a exposição de fotos do concurso “A empresa mais arborizada de Tatuí”, na qual serão apresentadas as áreas arborizadas das empresas. Este concurso elegerá as unidades das empresas mais arborizadas no município. A exposição terá término no dia 23 de setembro.

No mesmo espaço, acontecerá a exposição do Projeto “Sementes” desenvolvido com os educadores das escolas rurais. Este programa, numa parceria das secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente, visa implantar o Projeto “Viveiros de Mudas” nas escolas municipais (aplicação da Lei Municipal 4.001/07). Por isso, serão expostos os encontros realizados entre os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e os educadores da Divisão de Aperfeiçoamento e Pesquisa Educacional (DAPE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, no período de dezembro de 2010 a junho de 2011, a fim de planejar as atividades a serem realizadas nas escolas, como identificação das árvores do entorno com as crianças, coleta de frutos e sementes, implantação de composteiras etc.

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro (segunda, terça e quarta-feira) haverá o curso de poda de árvores em arborização urbana, com aulas teóricas e práticas (com ênfase na operação de motosserras). Os certificados fornecidos aos participantes será um dos documentos obrigatórios para os profissionais de poda interessados em fazer cadastro junto a SEMA, a fim de obter licença ambiental municipal. Desta forma, os profissionais ficarão habilitados a atuar como podadores para execução de podas ou supressões de árvores que possuírem autorização no município de Tatuí. As inscrições para o curso serão gratuitas, as vagas são limitadas e poderão ser feitas diretamente na sede da Secretaria do Meio Ambiente. As aulas teóricas serão ministradas no Colégio Objetivo de Tatuí.

As escolas participarão do evento durante a semana. No dia 19 de setembro será feito o plantio de flores na EMEF “Magaly Azambuja de Toledo”, no Jardim Santa Rita de Cássia. No dia 20 será feito o plantio de ervas medicinais na EMEF “José Tomaz Borges”, no bairro Santa Cruz. No dia 23 de setembro, serão plantadas mudas de árvores frutíferas na EMEF “ Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, no bairro Valinho.

Dia 22 de setembro (quinta-feira) a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Tatuí será realizada uma solenidade para certificação das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável através da entrega do Selo Verde, o evento contará ainda com a premiação das empresas vencedoras do concurso “A empresa mais arborizada” e por fim, serão feitas as assinaturas do convênio firmado entre poder público e empresas, entidades ou associações promovido através do Programa “Adote uma Praça”.

Dia 23 de setembro, a partir das 13h30 horas será ministrada Oficina de produção de Mudas Florestais Nativas aos alunos da rede municipal de ensino no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca.

O encerramento da 6ª Semana da Arborização Urbana será no dia 24 de setembro (sábado) por volta das 10h com o plantio de mudas de árvores de espécies indicadas para arborização urbana na Avenida Virgilio Montezzo Filho, no Jardim Planalto, próxima a sede do novo Fórum, com participação de voluntários e moradores do entorno.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones: (15) 3259-2731 ou pelo e-mail:meioambiente@tatui.sp.gov.br ou deave@tatui.sp.gov.br ou no endereço: Rua Coronel Aureliano de Camargo, 943 -Centro - CEP 18270-170 - Tatuí/SP.

3ª Semana Municipal do Turismo será de 27 a 30 de setembro


A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude irá realizar, no período de 27 a 30 de setembro, a 3ª Semana Municipal do Turismo. Com palestras ministradas todos os dias a partir das 19h30, no Centro Cultural, quem participar do evento receberá certificado.

O objetivo da semana é incentivar o turismo local nas diversas áreas que pode ser desenvolvido, como o turismo rural e ecoturismo. No primeiro dia da semana, dia 27, terça-feira, um coquetel de abertura antecipará a premiação do Concurso Fotográfico “Turismo em Tatuí”.

Na quarta-feira, dia 28, haverá um bate papo sobre a “Importância da Copa de 2014 para o Turismo” com a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Tur-SP (Empresa Paulista de Turismo e Eventos), Mariana Morato.

Na quinta-feira, dia, 29, o tema do bate papo será a “Implantação de Ecoturismo e Turismo de Aventura em Sítios e Parques”, que será trabalhado pelo coordenador Comercial da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura no Estado São Paulo), Manoel Pereira.

O evento termina na sexta-feira, dia 30, com a o técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura, Alexandre Mendes, que comandará o bate papo o tema “Linhas de Crédito para o Turismo Rural”.

O Centro Cultural fica na Praça Martinho Guedes nº 12, no Centro. Mais informações do evento pelo telefone 32594135.

Operação Rio Limpo é realizada no Distrito Americana





Na quinta-feira, dia 8 de setembro, teve início a operação Rio Limpo no Rio Tatuí, no Distrito de Americana. A operação, que consiste em fazer com que o leito do rio siga seu fluxo normal, sem barreiras, aconteceu em dois dias com a retirada de árvores e entulhos.

Participaram da operação pessoas da comunidade, grupo de moradores voluntários de Americana, Corpo de Bombeiros, Policia Ambiental Militar, secretaria municipais de Meio Ambiente, Obras, Agricultura e Saúde além dos guardas civis municipais e Defesa Civil.

O Distrito de Americana anualmente sofre com as enchentes. Os motivos para essa situação são muitos, pois, além da queda de árvores, que é um processo natural, outros fatores contribuem para as enchentes como córregos e esgotos clandestinos que deságuam no Rio Tatuí além da poluição, que já formam-se ilhas de garrafas pet e sujeira em vários pontos.

Na Operação Rio Limpo, o Poder Público incentiva que a comunidade e órgãos de fiscalização e polícia trabalhem juntos para melhorar as condições, na busca de amenizar os riscos de enchente que durante os meses de outubro a março ameaçam a população. Estão sendo retirados troncos inteiros de árvores, além de centenas de garrafas pets e sujeira.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Atlético Miranda volta a disputar o Varzeano

Foto: divulgação

Pela segunda vez o time do Atlético Miranda irá disputar o campeonato varzeano de Tatui. Este ano o time fez ótima preparação para estar na competição e vem com alguns jogadores novos para reforçar. O objetivo do Atlético Miranda é chegar à final do campeonato.

O time joga pelo Grupo H. do 10º Campeonato Municipal de Futebol.

Conservatório de Tatuí apresenta show gratuito com Jazz Combo e grupo Cumieira

Concerto será realizado no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove o concerto da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí com o grupo Cumieira (foto) no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Na formação com os músicos de Dhiego Andrade (bateria), Fernando Seiji (saxofone alto), Gustavo Medeiros (guitarra e violão), Louise Wooley (piano), Júlio Melo (contrabaixo elétrico), Lívia Nestrovski (voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete), o Cumieira apresenta um show de música instrumental peculiar. Brincando com a mistura de erudição musical junto a uma performance carismática, envolve o público e torna-o parte integrante do show.

Cumieira surgiu no início de 2008 quando sete estudantes do curso de Música Popular da Unicamp se reuniram para pesquisar a linguagem de Hermeto Pascoal. Orientados pelo professor Mario Campos, o grupo pôde transformar a vivência que cada integrante teve anteriormente com Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg (oficinas e participações em shows) em releituras de sua obra e composições próprias.

Nesse mesmo ano, o grupo teve aulas de composição com Arrigo Barnabé (artista residente na Unicamp), o que resultou na montagem do espetáculo "Salão de Beleza", apresentado no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

Partindo destas distintas vertentes da música popular brasileira, o grupo vem solidificando uma linguagem própria e inovadora, destacando-se no meio musical. O grupo visa, acima de tudo, à difusão da música instrumental brasileira. No intuito de aproximar do público uma música muitas vezes rechaçada por exigir uma escuta especializada, a Cumieira traz aos palcos uma performance sempre muito bem-humorada, que inclui improvisações vocais com leituras de textos, jogos cênicos entre os integrantes e interações diretas com o público.

Em 2009, o grupo foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – SP) com um projeto de gravação de disco para o lançamento do seu primeiro CD, intitulado “Festa da Cumieira”. O trabalho, lançado no primeiro semestre de 2010, conta com direção artística de Mário Campos e participação especial de Tom Zé.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e, ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros.

Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas foi o primeiro CD do grupo, “Rumo Norte”, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com essas obras o grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental: Avaré, Londrina, Botucatu, Prata da Casa Sesc Pompéia e Sesc Vila Mariana. Com a obra “Espírito da Coisa” foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, no ano de 2004, sendo esta então interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.

O grupo realizou dezenas de apresentações em Sescs e teatros da Capital e do Interior e participou de festivais nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí, em eventos respeitados como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental”, este último um dos mais importantes do Estado de São Paulo. Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.

Serviço
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e Cumieira
Dia 15 de setembro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada franca

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Novas pontes do Manduca já estão em construção






Fotos: Rubens Oficial

Começaram as obras de construção das novas pontes sobre o Ribeirão Manduca,com colocação de aduelas. Serão substituídas as pontes nas convergências entre as ruas Deodoro da Fonseca / Emílio Haddad, Santo Antonio / Gertrudes M. da Conceição, Tamandaré / Nilzo Vanni e 7 de Abril / Virgínio Montezzo Filho (fotos). As obras, no valor de R$ 125.570,71 cada ponte, são realizadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e estão a cargo da Construtora DRR. O objetivo é acabar com inundações que ocorrem nas imediações em temporadas de muitas chuvas.  

Conservatório de Tatuí realiza concerto didático com o Grupo de Performance Histórica e Educação Musical

Evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos apresenta dois concertos didáticos com o grupo de Performance Histórica e a Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí, nos dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Constam do programa da apresentação Johann Schop (1590 – 1667) – Suite à 5 (Intrada, Paduana, Allmand, Courandt, Galliard, Ballett), Johann Caspar Ferdinand Fischer (1656 – 1746) – Le Journal du Printemps Suite nº 8 em Do Maior (Ouverture, Entrée, Canaries, Gavotte en Rondeau, Passepied, Echo, Menuet & Trio), Alonso (1450)- Cancioneiro do Palácio - Sol sol gi gi, e Thoinot Arbeau (1519-1585) - Pavane Belle qui tiens ma vie.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Selma Marino, iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados.

Dentre os objetivos do grupo está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos daqueles períodos, como flautas doces, traverso, cravo, viola da gamba, violino, viola e violoncelo barroco.

A Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí começou na década de 60, com o início do curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos. A partir de 1990, a instituição implanta o curso de Musicalização Infantil voltado para a faixa etária de cinco anos e posteriormente de quatro anos. Em 2000, o Conservatório de Tatuí passa a oferecer também o curso de Prática Coletiva com Instrumentos de Sopros, em 2004 o curso de Musicalização para Educadores e, em 2009, o curso de Musicografia Braille.

Em um processo dinâmico, a Educação Musical incentiva a sensibilização auditiva e rítmica, a expansão do repertório musical, a execução de instrumentos musicais pertinentes à faixa etária e o domínio da leitura e escrita musical. As crianças também aprendem com o canto, a dança, os jogos e as brincadeiras, estimulando os alunos a participarem das aulas com prazer e criatividade.

Serviço
Concerto Didático - Grupo de Performance Histórica e Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí
Dias 13 e 14 de setembro, às 20h
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada Franca
Retirada antecipada dos ingressos: das 18h às 19h, de terça a sexta-feira, e das 18h às 21h, no dia do evento.
Mais informações: (15) 3205 8444

Fazenda Shigueno tem prejuízos com queda no preço da laranja

Agricultores reclamam da queda do preço da laranja pago pela indústria

Produtores também enfrentam dificuldade para entregar a fruta.
Associação diz que as fábricas estão operando com capacidade máxima.


Do Globo Rural

Na fazenda no município de Tatuí, que fica a 140 quilômetros de São Paulo, há 300 mil pés de laranja e aumento de 20% na produtividade em relação à safra anterior. O clima também ajudou e nesta safra, dois milhões de caixas de 40 quilos devem sair dos pomares das duas fazendas do produtor. Mas se colheita é maior, o preço decepciona.

"O ano passado, a indústria ofertava R$ 15 a caixa com 40 quilos. Hoje, estamos vendendo a mesma laranja a R$10,50", compara Osni Hessel, administrador da fazenda.

Quase toda a safra vai para a produção de suco. A fruta é lavada e selecionada, trabalho feito 12 horas por dia em dois turnos. Mas há dificuldade em entregar a laranja, apesar de existir um contrato entre a indústria e a fazenda, firmado antes do início da safra.

Todos os dias, cinco carretas com a fruta precisam seguir rumo à indústria, mas apenas duas no máximo conseguem descarregar. “A fruta que vai para a indústria aguarda cerca de 80 horas para ser descarregada. Não tendo descarga, ela volta. Não há condições de colocar essa carga de volta no mercado, então eu tenho que descartá-la”, explica Hessel.

O produtor Rafael Juliano também enfrenta transtornos com a indústria. Em um único dia, dois caminhões não conseguiram descarregar a carga. “São cerca de 20 toneladas em cada caminhão e custa caro colher, embalar, passar e mandar para a indústria para depois devolver”, reclama.

De acordo com a Citrus-BR, associação que representa a indústria de suco, as fábricas estão operando com capacidade máxima. A dificuldade em absorver a produção está ligada ao aumento da safra que, segundo a associação, é a segunda maior da história.

A Citrus-BR diz que estuda a criação de um conselho para regular o fornecimento das frutas, oferecendo prêmios para quem entregar fora dos períodos de pico.

domingo, 11 de setembro de 2011

Tatuí ganhou oficialmente um banco de alimentos

poesia>>> Vicente Pio de Oliveira


Piano e Mendes sobem na classificação na L200 RS da Mitsubishi Cup

Dupla da Território Motorsport, de Tatuí, termina etapa de Jaguariúna na vice-colocação da categoria

Jaguariúna (SP) - A quinta etapa da Mitsubishi Cup 2011, realizada em Jaguariúna (SP), neste sábado (10), terminou com bom resultado para o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes. A dupla da Equipe Território Motorsport, de Tatuí, ficou na vice-colocação da L200 RS e retomou a terceira colocação na classificação geral da categoria.

O circuito de 31 quilômetros da fazenda Meia Lua foi o cenário do percurso, considerado bastante técnico. Curvas negativas, trechos travados, retas e um piso duro com cascalho e areia caracterizaram o traçado que testou a habilidade dos competidores.

Foram três provas no dia, sendo que Piano e Mendes venceram uma e ficaram em segundo nas outras duas. Os tempos foram: 24m44s7 (1a. prova), 24m05s4 (2a. prova) e 24m00s2 (3a prova)

"Dessa vez batemos na trave. Na última volta, achamos que daria para garantir a primeira posição, já que conseguimos baixar o tempo em sete segundos. Infelizmente não deu, porém, fizemos uma ótima etapa", diz o paulista Piano, que soma três títulos da Mitsubishi Cup.

Sol forte e o tempo seco contribuíram para formação de nuvens de poeira, que segundo Mendes, foram os principais adversários na disputa. "Em algumas situações, tivemos que reduzir a velocidade devido à visibilidade e isso comprometeu o resultado final. Mesmo assim, na minha avaliação, foi a melhor prova do campeonato até agora", diz o navegador que encara a primeira temporada no Sudeste, depois de participar por muito tempo na edição do Nordeste da Mitsubishi Cup, que a partir deste ano juntou-se ao Sudeste e resultou num campeonato nacional.

Após as cinco etapas, Piano e Mendes somam 163 pontos, apenas dois atrás da dupla segundo colocada da categoria L200 RS. "Avançamos uma posição e vamos seguir para as próximas com tudo para fechar a temporada com o melhor resultado possível", completa Piano que compete com Mendes há cinco anos. Recentemente, a parceria conquistou o quarto título do Rally dos Sertões na categoria Caminhões (2007, 2008, 2009 e 2011).

A temporada 2011 da Mitsubishi Cup entra na reta final. Faltam agora apenas duas etapas e o próximo desafio será no dia 1º de outubro nas cidades de Águas de Lindóia e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. A competição conta com seis categorias: Pajero TR4 ER (Etanol Racing), Pajero TR4 ER Light, Pajero TR4 R Light (gasolina), L200 RS, Triton RS e Triton RS Handcap e já passou neste ano pelas cidades de Paulínia (SP), Londrina (PR), Mafra (SC), Poços de Caldas (MG) e Jaguariúna (SP).

A dupla Edu Piano e Solon Mendes, da Equipe Território Motorsport, conta com o patrocínio da Termicom na Mitsubishi Cup.

Resultado etapa Jaguariúna (SP) - (10/09) -
Categoria L200 RS
1º Peterson S. de Oliveira / Gilson Rocha - 44 pontos
2º Edu Piano / Solon Mendes - 43 pontos
3º João Carlos N. da Silva Cardoso/ Sidinei Broering - 37 pontos
4º Rodrigo Rezende Leis / Ronald Rezende Leis - 36 pontos
5º Regis Maia / Rogério Almeida - 33 pontos

Classificação geral Categoria L200 RS - após cinco etapas - 4 primeiros
1º Peterson S. de Oliveira / Gilson Rocha - 206 pontos
2º João Carlos N. da Silva Cardoso/ Sidinei Broering - 165 pontos
3º Edu Piano/Solon Mendes da Fonseca Junior - 163 pontos
4º Rodrigo Rezende Leis / Ronald Rezende Leis - 161 pontos

Próximas etapas - Mitsubishi Cup 2011
6ª Etapa: 01/10 - Águas de Lindóia e Mogi Guaçu/SP
7ª Etapa: 22/10 - Ribeirão Preto/SP

Tatuiana está entre 42 selecionados do país para Maratona de Química

Foto: Cristiano Mota/O Progresso de Tatuí

Ana B. Catel, do Bem-Me-Quer/Positivo, participará de prova em outubro

A tatuiana Ana Beatriz Catel (na foto com o professor Carlos Domingues), mais uma vez, representará Tatuí em evento voltado à química. A aluna do 3o ano do ensino fundamental do Colégio Bem-Me-Quer/Positivo está entre os 42 estudantes selecionados, de todo o país, para participar de maratona que acontece em outubro, dentro do 51o Congresso Brasileiro de Química. O evento tem como objetivo abrir perspectivas de aplicabilidade dos fenômenos químicos e despertar o interesse sobre a matéria.

“Bia”, como é conhecida entre os colegas e professores, teve redação aprovada pela comissão que avalia os trabalhos neste mês. A divulgação dos selecionados aconteceu no domingo, 4. A redação foi apresentada no final de junho, sob a supervisão crítica do professor da disciplina, Carlos Domingues. Com isso, ela conquistou o direito de participar, em São Luís, no Maranhão, da XIX Maratona de Química. “Eu já havia sido selecionada, no ano passado, mas com um tema diferente”, comentou.

A maratona reúne estudantes de todo o país em uma “bateria de atividades”. A competição é composta por três provas, com 20 minutos de duração cada uma, e por palestras. No ano passado, Bia obteve o primeiro lugar, quando esteve na cidade de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, e ganhou R$ 600 como prêmio. “Neste ano, estou tentando ganhar, novamente”, disse.

Na redação, Bia concentrou-se em escrever sobre o tema “Meio Ambiente e Energia”, proposto pela organização. “Como meu professor estuda e trabalha nessa área da química, então ficou mais fácil”, contou.

A estudante, familiarizada com o orientador – Domingues já havia acompanhado a aluna no ano passado –, disse que a única dificuldade que teve foi condensar o assunto em uma única página. “Meu maior problema foi reduzir, concentrar tudo numa página só”, adicionou.

A revisão da redação ficou a cargo da professora de português Fernanda Junqueira, que também orienta alunos que participam de outras competições e concursos. A educadora ajudou Bia a formatar sua redação. “Sempre existem regras, como tipo e tamanho de letra, que precisam ser vistos”, disse.

Para formular a redação, a estudante fez uso de materiais complementares, cedidos pelo educador, e dos assuntos discutidos em sala de aula. “Eu já tinha algum conhecimento sobre o tema, o que tornou tudo mais fácil”, disse a aluna. Bia focou seu trabalho em descrever o uso de fontes alternativas de energia, como a eólica (obtida a partir do vento), entre outras. “Eu também falei um pouco sobre a desvantagem de utilização de combustíveis fósseis (gasolina, principalmente)”, argumentou a estudante.

Além da redação, o aluno vencedor precisa ser bom em exatas, já que as provas consistem na resolução de problemas de química. Bia, que conhece as etapas, disse estar confiante no desafio. “Desde o ano retrasado, quando o professor nos propôs participar de eventos, eu me interessei pelo tema. Acho que tenho facilidade em escrever e resolver questões, mas tem muitas pessoas que têm medo, ou simplesmente não gostam de humanas, e acham que não conseguem conciliar as duas etapas e ficam fora da maratona”, disse.

O bloqueio, apesar de comum, acaba restringindo o aluno, de acordo com o professor. Segundo Domingues, a redação e as soluções de questões devem ser encaradas como mais um desafio. “Não vejo isso como uma dificuldade, mas como um bloqueio pessoal, uma barreira a ser vencida, até porque, o aluno que vai avançar nos estudos tem de fazer um vestibular”, comentou.

Para o educador, a maratona permite não só incentivar o estudo da química, mas divulgar o que está sendo pesquisado. “Em um país como o nosso, em que um evento desse não tem tanta notoriedade (por parte da mídia), como um futebol, ele é fantástico”, disse.

Mais que a divulgação da química enquanto ciência, e sua contribuição para a vida das pessoas, Domingues afirmou que a maratona motiva o estudo da disciplina e desmistifica a matéria. “Ainda existe um certo preconceito, de alunos de fora que não participam, de que isso é para “nerds”. Mas isso me causa estranheza, porque o conhecimento deveria ser valorizado e não tratado de forma pejorativa”, argumentou o professor de química.

Domingues disse, ainda, que a premiação aos vencedores do concurso (1o, 2o e 3o lugares), apesar de não ser o objetivo principal da XIX Maratona de Química, é um incentivo aos estudantes. “Uma forma de premiar o conhecimento num país onde se premia uma série de coisas, inclusive, até corrupção, premiar o conhecimento é válido. Ainda que o prêmio seja pequeno, o valor simbólico que ele carrega representa muito mais”, concluiu.


Transcrito do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5548, de 11.09.2011

Luteria


O curso de luteria do Conservatório de Tatuí orienta para construção de instrumentos de arco – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Amplo e com programa bem definido, o curso conta com planejamento semestral e tem por objetivos oferecer ao aluno um melhor aproveitamento e a consciência de sua evolução em cada etapa do curso, bem como uma formação profissional completa, equiparada às dos melhores cursos existentes em outros países.

Com base em programas de escolas do exterior, o curso de luteria oferece aos alunos formação sólida, dando-lhes conhecimento técnico, artístico, histórico e científico com plenas condições para o desenvolvimento da sensibilidade e noções para estudar, interpretar e e poder atuar no mercado da luteria em todos os níveis.

As aulas práticas e teóricas são ministradas por professores com importante produção pedagógica e tem como objetivo levar ao aluno conhecimentos para sua formação profissional embasada na técnica, na arte, na história e na ciência.

Disciplinas
- História da Luteria – duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Física Aplicada aos Instrumentos de Cordas – Mecânica e Acústica - duração de dois semestres (2 horas/aula por semana)
- Desenho Técnico de Luteria - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Teórica – Tecnologia da Madeira e dos Materiais - duração de dois semestres (2 horas/aulas por semana)
- Luteria Prática – duração de seis semestres (20 horas/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violino – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Viola – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Violoncelo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)
- Prática de Instrumento – Contrabaixo – duração de dois semestres (1 hora/aula por semana)

Conteúdo Programático
1º SEMESTRE - Período de integração e nivelamento, familiarização com ferramental, materiais diversos e execução de exercícios de operações básicas, com entalhes e cortes livres, de precisão, além de exercícios específicos.
2º SEMESTRE - Construção de um violino.
3º SEMESTRE – Construção de uma viola.
4º SEMESTRE - Exercícios com novas harmonizações, novas dimensões mecânicas e acústicas (tessitura e timbre). Início da construção de um violoncelo.
5º SEMESTRE – Conclusão da construção do violoncelo.
6º SEMESTRE - Preparação e aplicação de vernizes, a álcool e a óleo e construção de arcos.
Obs.: A partir do 4º semestre, inclusão de exercícios de manutenção, reparos e restaurações em instrumentos da escola.

Histórico

O curso de luteria mantido pelo Conservatório de Tatuí é o único oferecido gratuitamente no Brasil. Ele foi criado em 25 de agosto de 1980, tendo como professores Enzo Bertelli e Luigi Bertelli.

No ano de 1983, o Conservatório de Tatuí solicitou do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo, o desenvolvimento de um estudo das madeiras brasileiras em substituição às européias tradicionais, que são utilizadas na construção de instrumentos musicais da família do violino. O mesmo baseou-se na comparação das propriedades anatômicas, físico-mecânicas e acústicas das madeiras, resultando em uma lista de dez madeiras com grande potencialidade para substituir as importadas.
Entre elas, estão o Pinho do Paraná, a Grumixava e o Pau-ferro, as quais são utilizadas para a construção dos primeiros violinos dos alunos. Além das madeiras nacionais, são utilizadas também madeiras importadas, tais como o acero balcânico, o abeto alemão e o ébano africano.

Os estudos que resultaram na bem sucedida substituição das madeiras foram cercados de muitos cuidados. Inéditas no país, as pesquisas foram subsidiadas pela Funarte (Fundação Nacional de Arte) e capitaneadas pelo luthier Enzo Bertelli. Italiano de renome internacional, Bertelli tem trabalho catalogado no Dicionário Universal dos Luiteres e na Enciclopédia da Tchecoslováquia – espécies de Bíblias da profissão muito rara e que exige precisão e dedicação. Enzo e o filho Luigi foram os responsáveis pelo desenvolvimento da importantíssima arte e técnica da fabricação, reparação e manutenção de instrumentos de arco no Estado, nos moldes da mais famosa e tradicional escola do mundo. Além da formação de luthiers, a implantação do curso no Conservatório de Tatuí representou uma espécie de independência do Brasil – à época, o país dependia de matéria-prima importada. A importância do curso em Tatuí está representada na própria história da luteria no Brasil: Enzo Bertelli conseguiu provar que era possível construir violinos de autoria brasileira em nada inferiores aos importados e com um custo menor.