segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Conservatório de Tatuí realiza concerto didático com o Grupo de Performance Histórica e Educação Musical

Evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca
O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos apresenta dois concertos didáticos com o grupo de Performance Histórica e a Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí, nos dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Constam do programa da apresentação Johann Schop (1590 – 1667) – Suite à 5 (Intrada, Paduana, Allmand, Courandt, Galliard, Ballett), Johann Caspar Ferdinand Fischer (1656 – 1746) – Le Journal du Printemps Suite nº 8 em Do Maior (Ouverture, Entrée, Canaries, Gavotte en Rondeau, Passepied, Echo, Menuet & Trio), Alonso (1450)- Cancioneiro do Palácio - Sol sol gi gi, e Thoinot Arbeau (1519-1585) - Pavane Belle qui tiens ma vie.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Selma Marino, iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados.

Dentre os objetivos do grupo está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos daqueles períodos, como flautas doces, traverso, cravo, viola da gamba, violino, viola e violoncelo barroco.

A Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí começou na década de 60, com o início do curso de Iniciação Musical, atendendo crianças de seis, sete e oito anos. A partir de 1990, a instituição implanta o curso de Musicalização Infantil voltado para a faixa etária de cinco anos e posteriormente de quatro anos. Em 2000, o Conservatório de Tatuí passa a oferecer também o curso de Prática Coletiva com Instrumentos de Sopros, em 2004 o curso de Musicalização para Educadores e, em 2009, o curso de Musicografia Braille.

Em um processo dinâmico, a Educação Musical incentiva a sensibilização auditiva e rítmica, a expansão do repertório musical, a execução de instrumentos musicais pertinentes à faixa etária e o domínio da leitura e escrita musical. As crianças também aprendem com o canto, a dança, os jogos e as brincadeiras, estimulando os alunos a participarem das aulas com prazer e criatividade.

Serviço
Concerto Didático - Grupo de Performance Histórica e Área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí
Dias 13 e 14 de setembro, às 20h
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada Franca
Retirada antecipada dos ingressos: das 18h às 19h, de terça a sexta-feira, e das 18h às 21h, no dia do evento.
Mais informações: (15) 3205 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário