terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conservatório de Tatuí apresenta show gratuito com Jazz Combo e grupo Cumieira

Concerto será realizado no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promove o concerto da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí com o grupo Cumieira (foto) no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Na formação com os músicos de Dhiego Andrade (bateria), Fernando Seiji (saxofone alto), Gustavo Medeiros (guitarra e violão), Louise Wooley (piano), Júlio Melo (contrabaixo elétrico), Lívia Nestrovski (voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete), o Cumieira apresenta um show de música instrumental peculiar. Brincando com a mistura de erudição musical junto a uma performance carismática, envolve o público e torna-o parte integrante do show.

Cumieira surgiu no início de 2008 quando sete estudantes do curso de Música Popular da Unicamp se reuniram para pesquisar a linguagem de Hermeto Pascoal. Orientados pelo professor Mario Campos, o grupo pôde transformar a vivência que cada integrante teve anteriormente com Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg (oficinas e participações em shows) em releituras de sua obra e composições próprias.

Nesse mesmo ano, o grupo teve aulas de composição com Arrigo Barnabé (artista residente na Unicamp), o que resultou na montagem do espetáculo "Salão de Beleza", apresentado no Centro de Convivência Cultural de Campinas.

Partindo destas distintas vertentes da música popular brasileira, o grupo vem solidificando uma linguagem própria e inovadora, destacando-se no meio musical. O grupo visa, acima de tudo, à difusão da música instrumental brasileira. No intuito de aproximar do público uma música muitas vezes rechaçada por exigir uma escuta especializada, a Cumieira traz aos palcos uma performance sempre muito bem-humorada, que inclui improvisações vocais com leituras de textos, jogos cênicos entre os integrantes e interações diretas com o público.

Em 2009, o grupo foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – SP) com um projeto de gravação de disco para o lançamento do seu primeiro CD, intitulado “Festa da Cumieira”. O trabalho, lançado no primeiro semestre de 2010, conta com direção artística de Mário Campos e participação especial de Tom Zé.

A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e, ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros.

Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas foi o primeiro CD do grupo, “Rumo Norte”, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com essas obras o grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental: Avaré, Londrina, Botucatu, Prata da Casa Sesc Pompéia e Sesc Vila Mariana. Com a obra “Espírito da Coisa” foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, no ano de 2004, sendo esta então interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.

O grupo realizou dezenas de apresentações em Sescs e teatros da Capital e do Interior e participou de festivais nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí, em eventos respeitados como o “Chorando sem Parar” e o “Brasil Instrumental”, este último um dos mais importantes do Estado de São Paulo. Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.

Serviço
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e Cumieira
Dia 15 de setembro, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário