quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Inscrições para o VI Encontro Internacional de Pianistas continuam até 3 de outubro

Evento marcará os 25 anos da morte do compositor
Francisco Mignone

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, recebe inscrições para o VI Encontro Internacional de Pianistas. Quaisquer interessados podem participar das atividades pedagógicas, desde que devidamente cadastrados até o dia 3 de outubro. A ficha de inscrição e o regulamento estarão disponíveis no site www.conservatoriodetatui.org.br/epianistas.

O VI Encontro Internacional de Pianistas, realizado de 19 a 23 de outubro, é um dos eventos que integram a série dos encontros internacionais do Conservatório de Tatuí e fará uma homenagem nesta edição ao pianista e compositor Francisco Mignone. Os interessados têm duas categorias para se registrar: ouvinte ou executante. Quem quiser ser ouvinte poderá assistir a todas as atividades pedagógicas e artísticas oferecidas. 

O executante terá currículo e obra a apresentar, avaliados pela comissão organizadora para que possa atuar nas masterclasses.

A organização do evento indicará para qual masterclass o candidato executante foi aprovado e a lista dos selecionados estará no site do Conservatório de Tatuí a partir de 14 de outubro. Os candidatos eventualmente não aprovados poderão integrar normalmente o evento, na qualidade de ouvinte.

Os eventos internacionais, de acordo com Cristiane Bloes, coordenadora da área de piano do Conservatório de Tatuí, oferecem vivências musicais satisfatórias e motivadoras, bem como uma ampla visão no campo de atuação do pianista, aliando ferramentas necessárias para melhorar os conhecimentos.
“Queremos proporcionar atividades artísticas e pedagógicas para aperfeiçoar os conhecimentos dos jovens pianistas, mantendo um diálogo entre a experiência de artistas e professores e a futura geração de instrumentistas brasileiros”, explicou Cristiane.

O VI Encontro Internacional de Pianistas reunirá importantes personalidades nas atividades pedagógicas. Para as masterclasses estão confirmados:Catarina Domenici (UFRS/Brasil/Eastman School of Music/EUA); Heather Coltman (Florida Atlantic University/EUA); e Rebecca Penneys (Eastman School of Music, Chautauqua Institution/EUA).

Além disso, haverá workshop com George Boyd (Técnico – Steinway EUA/Brasil), José Henrique Martins (UFPB/Brasil) e Miriam Braga (Conservatório de Tatuí). As palestras serão ministradas por Cecília Cavalieri França (UFMG/Brasil), José Henrique Martins (UFPB/Brasil) e Renato Figueiredo (Faculdade Cantareira/Brasil).

O evento contará ainda com a presença do ex-aluno do Conservatório e premiado pianista Paulo Henrique Almeida e também com a participação da Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem e Grupo de Metais, todos do Conservatório de Tatuí. Os alunos vencedores do Concurso Interno de Piano da escola de música também participarão.

Homenagem
O homenageado deste ano será o pianista e compositor Francisco Mignone, morto há 25 anos. Para ajudar a não apagar da memória da importante personalidade brasileira, o VI Encontro Internacional de Pianistas traz como convidada Maria Josephina Mignone, também musicista e viúva de Francisco, para apresentar a palestra intitulada “Relembrando Mignone”.
Francisco Mignone nasceu em São Paulo, no ano de 1897, e começou seus estudos musicais enquanto era criança, com o próprio pai. O músico, que era filho de italianos, fundou o Conservatório Brasileiro de Música e foi membro da Academia Nacional de Música, entidade que presidiu. O pianista ficou conhecido como “Chico Bororó” à época em que arquitetou seu trabalho na música popular. Mignone também uniu a música popular à erudita.

Serviço
VI Encontro Internacional de Pianistas
Inscrições de 1º de agosto a 3 de outubro
Ficha de Inscrição no site www.conservatoriodetatui.org.br/epianistas
Mais informações: (15) 3205 8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário