segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conservatório de Tatuí recebe Sara Serpa para workshow no dia 26



O Conservatório recebe o talento da vocalista Sara Serpa, indicada ao Grammy Award 2011, para o workshow com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, no dia 26 de setembro, às 15h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é franca.

Nas participações de Sara Serpa como cantora destacam-se o mais recente trabalho de Danilo Perez - "Providencia" (nomeado para um Grammy Award 2011); o duo com o pianista Ran Blake "Camera Obscura"; "9 Levels" de Greg Osby, tal como "Rosa Shock" e "Quare", do guitarrista André Matos. Em 2008, lançou seu primeiro CD como líder - "Praia" - pela Editora Inner Circle Music. E agora em 2011 lança seu novo trabalho "Mobile", em quinteto com André Matos, Kris Davis, Ben Street e Ted Poor.

Nos últimos anos, a vocalista tem partilhado o palco com um extenso número de músicos, que incluem nomes como Greg Osby, John Lockwood, André Matos, John Hebert, Thomas Morgan, Tyshawn Sorey, Ben Monder, Vardan Ovsepian, Leo Genovese, Kris Davis, Esperanza Spalding, Ferenc Nemeth, Demian Cabaud, Matt Pavolka, Albert Sanz, Masa Kamaguchi, RJ Miller, Pete Rende, Nick Falk, Nelson Cascais, Jesse Chandler, Bruno Pedroso, André Sousa Machado, Andreia Pinto Correia e Aruan Ortiz.

Sara Serpa atuou em espaços como o Village Vanguard, Jazz Standard, Cornelia St Cafe (Nova York), Regatta Bar, Ryles Jazz Club, Berklee Performance Center, Jordan Hall (Boston), Kennedy Center, Blues Alley (Washington DC), Panama Jazz Festival (Panama), Wangaratta Jazz Festival (Austrália), Hot Clube de Portugal, Centro Cultural de Belém, Teatro S. Luiz (Lisboa), Auditório de Espinho, Casa das Mudas (Madeira). Além disso, Serpa tem igualmente participado como educadora em masterclasses e workshops, destacando-se o Panama Jazz Festival, Seminário de Jazz de Alhaurin de la Torre (Espanha), Lisbon Summer Jazz School (Lisboa), Conservatório da Madeira e Wheeler School (EUA).

O talento da cantora foi reconhecido através das críticas positivas da imprensa norte-americana. O principal jornal do país, "The New York Times", rendeu-se às características de Sara Serpa. "Uma jovem cantora portuguesa que vive em Nova York há alguns anos, é cativante e cool em todos os aspectos, desde a concepção à execução. (...) Ela tem um estilo completamente consistente: cantou os temas - intervalos largos, alternância de notas longas e curtas numa corrente contínua e equilibrada de sons", destacou o jornal.

Jazz Combo
A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí tem a missão de pesquisar repertório, estudar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e, ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros.

Fruto do trabalho marcado por propostas harmônicas e melódicas bastante arrojadas foi o primeiro CD do grupo, "Rumo Norte", lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Com essas obras o grupo recebeu diversos prêmios de música instrumental: Avaré, Londrina, Botucatu, Prata da Casa Sesc Pompéia e Sesc Vila Mariana. Com a obra "Espírito da Coisa" foi premiada no Festival de Jazz Latino de Havana, em Cuba, no ano de 2004, sendo esta então interpretada pelo legendário agrupamento de jazz latino Irakerê, de Chuchu Valdez.

O grupo realizou dezenas de apresentações em Sescs e teatros da Capital e do Interior e participou de festivais nos municípios de Londrina, Ourinhos e Tatuí, em eventos respeitados como o "Chorando sem Parar" e o "Brasil Instrumental", este último um dos mais importantes do Estado de São Paulo. Muitas dessas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry (que se tornou parceiro de Flores na obra Dois Hemisférios, para Big Band, premiada em Londrina e Avaré), sempre com a proposta de compartilhar repertório, resgatar a música brasileira e promover releituras.

Serviço
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e Sara Serpa
Dia 26 de setembro, às 15h
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415, Centro - Tatuí
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 estudantes, aposentados e idosos). Retirada antecipada de terça a sexta, das 18h às 19h, e das 19h às 21h no dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário