quinta-feira, 11 de abril de 2024

Prefeitura de Tatuí inaugura Clínica Escola de atendimento a alunos autistas

Dedicado à inclusão, ao aprendizado e ao desenvolvimento, o novo espaço tem capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir dos 2 anos, que estejam regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

09/04/2024 |  Um espaço dedicado à inclusão, ao aprendizado e ao desenvolvimento, com capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir dos 2 anos e que estejam regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação. Este é o recém-inaugurado CMEAA – Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista “Maria Lígia Miranda Cortese”. 

O ato inaugural ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (5/4) e foi resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, com investimento total de R$ 1,4 milhão. Com 750 m² de área construída, em um terreno de 12 mil m², o Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista está situado na Rua Orlando Floriano, sem nº, no Jardim Esplanada, e foi pensado para que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenha oportunidades para descobrir suas habilidades.

Neste espaço, há 26 salas de atendimento para oferecer um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento, incluindo serviços de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e serviço social. Esses profissionais têm à disposição equipamentos de integração sensorial, cozinha experimental, brinquedoteca, simulação de atividades de vida diária e escolar, sala de musicoterapia e multimeios, banheiros adaptados para ostomizados e jardim sensorial.

A ideia de se construir em Tatuí uma Clínica Escola destinada a atender alunos autistas surgiu em 2019, quando técnicos da Prefeitura visitaram a primeira Clínica Escola do país, em Itaboraí (RJ) e apresentaram um relatório da visita e suas considerações em reunião no dia 11 de abril daquele ano, no antigo Paço Municipal. Na época, o prefeito Miguel era o Secretário da Educação do município..

O Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista, como ficou oficialmente denominada a Clínica Escola, foi desenvolvido para ampliar os atendimentos e as ações por meio da articulação e do compartilhamento de saberes, práticas e aperfeiçoamento de toda a equipe pedagógica. “O CMEAA desempenha um papel crucial, fornecendo acompanhamento terapêutico pedagógico e apoio individualizado. Ele representa um compromisso com a garantia de que todas as pessoas com autismo tenham acesso a uma educação de qualidade, levando-as a alcançar seu pleno potencial, contribuindo de forma significativa para a sociedade”, destacou a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

No local será oferecido, no contraturno da sala de aula regular, acompanhamento terapêutico pedagógico aos alunos, inicialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam dificuldades em relação ao acesso, permanência e aprendizagem no contexto escolar. A diretora de Educação Especial da Secretaria da Educação, Rosângela Domingues, explicou que todo o trabalho terapêutico acontecerá por meio de observações no ambiente escolar e de articulação com a escola, a família e os profissionais do Atendimento Educacional Especializado, sendo elaborado um Plano de Desenvolvimento Individual, que será trabalhado por todos os envolvidos.

De acordo com a diretora do CMEAA, Ana Paula Camargo Bonassoli, tudo foi planejado com acessibilidade e de forma acolhedora, utilizando cores claras que neutralizam o ambiente, permitindo assim transmitir serenidade e aconchego em todos os espaços. “Os recursos e equipamentos nas diversas salas auxiliarão nas atividades sensoriais, despertando o interesse dos alunos em descobrirem novas formas, cores, sons e habilidades, que colaboram para que eles respondam adequadamente à luz, ao som e aos cheiros, além de melhorarem o foco e até a ansiedade”, salientou. Ana Paula afirmou que com a sala de multimeios, há várias possibilidades de recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e ao conhecimento, favorecendo o convívio social e o desenvolvimento da comunicação. “Todos esses recursos e equipamentos, aliados ao conhecimento e à prática pedagógica do fazer significativo, do planejamento e da sistematização dos processos de aprendizagem que o serviço educacional considera fundamental para a formação, o desenvolvimento, o acesso e a permanência no ambiente escolar, serão oferecidos aos estudantes que usufruírem da estrutura deste Centro”, destacou a diretora.

Em seu discurso, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, parabenizou todos os servidores envolvidos. “Este é um momento de imensa emoção e felicidade. Nosso município é agora uma referência em todo o Brasil para o atendimento de crianças e adolescentes autistas. Em Tatuí, trabalhamos e acreditamos na inclusão!”, finalizou o chefe do Poder Executivo.

Além das autoridades já citadas acima, estiveram presentes nesta inauguração a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; os vereadores Antônio Marcos de Abreu (vice-presidente da Câmara Municipal), Renan Cortez, Paulo Sergio de Almeida Martins, Micheli Vaz, Valdir de Proença, Levi Soares e João Francisco de Lima Filho; os secretários municipais Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior (Saúde), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Marcel Soares (Obras e Infraestrutura); e Fabiana Grechi (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e Serviços Públicos e Zeladoria); e o chefe de gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário