quinta-feira, 4 de abril de 2024

Veja quem é o patrono do Museu da Imagem e do Som de Tatuí

 SOBRE O PATRONO DO MIS TATUÍ

O historiador Renato Ferreira de Camargo nasceu em Tatuí no dia 29 de novembro de 1938. Filho de Francisco Rosendo de Camargo e Georgina Ferreira de Camargo, e irmão de Roberto, Ruth e Rachel. Casado com Eunice Pereira de Camargo, foi pai de Christian Pereira de Camargo e Renato Pereira de Camargo.

Com uma sólida trajetória profissional, foi investigador de polícia até sua aposentadoria em 1991, atuando como investigador-chefe da Divisão de Sindicâncias da Corregedoria de Polícia Civil. Além disso, era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Fundação Karnig Bazarian, e em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Sorocaba – Uniso.

Ele era reconhecido por seu profundo interesse pela história e pela cultura de Tatuí, sendo autor de diversas obras e membro de importantes instituições culturais. Entre suas contribuições, estão livros como “Memórias de Tatuí” (1997), “Achegas para a História Tatuiense” (1999), "História dos Crentes Primitivos da Congregação Cristã em Tatuí" (2001), “Ilustres Cidadãos” (2006) e "Cronologia Tatuhyense" (2008), além de sua participação em pesquisas para a preservação da memória local.

Além de sua atuação profissional e acadêmica, Renato foi um membro ativo da comunidade, envolvendo-se em atividades filantrópicas, entidades sociais e Maçonaria. Recebeu diversas honrarias, incluindo o título de “Cidadão Emérito”, pela Câmara Municipal de Tatuí, e a mais alta condecoração da Maçonaria Paulista, o Mérito “Gonçalves Ledo”.

Seu legado como pesquisador, escritor e membro ativo da sociedade tatuiana permanece vivo, sendo uma marca indelével na preservação da história e da cultura local. Renato Ferreira de Camargo faleceu em 20 de novembro de 2012, deixando um legado de dedicação e comprometimento com sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário