terça-feira, 2 de abril de 2024

Conservatório de Tatuí divulga programação cultural de abril

Música, teatro e cinema se encontram na agenda cultural da Instituição, oferecendo entretenimento e arte para todos os gostos


01/04/2024 | No ano em que completa 70 anos, o Conservatório de Tatuí anuncia a agenda cultural de abril. Entre os destaques do mês estão o show da banda pernambucana Mombojó; o espetáculo ‘Mirar quando os olhos se levantam’, do Coletivo Labirinto, a oficina ‘A voz da RBC – Rimas, Batidas e Consciência’, que faz parte do Projeto de Ocupação Artística; e apresentações dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí.

A Big Band do Conservatório de Tatuí dará início à série de concertos no dia 3 de abril, às 20h, com entrada gratuita no Teatro Procópio Ferreira. O grupo, composto por talentosos estudantes, explora um repertório tradicional e contemporâneo. Com uma formação versátil, a Big Band apresenta uma ampla variedade de gêneros musicais, desde a música instrumental contemporânea até o jazz tradicional e a música brasileira de vanguarda. Além disso, o grupo é empenhado em pesquisar repertórios inovadores e divulgar a música instrumental, sempre com compromisso com a qualidade.

Já no dia 06 de abril, às 9h30, o Salão Villa-Lobos será palco para o primeiro Encontro de Educadores e Educadoras Brasileiros da Atualidade, que traz a convidada Mayumi Takai com o tema ‘vivenciando e conhecendo Orff-Schulwerk’. O evento será presencial com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. No mesmo sábado (06/04), às 20h, o Coletivo Labirinto apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira com o espetáculo ‘Mirar quando os olhos se levantam’. O espetáculo conta a história de quatro caminhantes que percorrem lugares da América Latina em uma espécie de busca-viagem por pertencimento, como parte da investigação de dez anos do Coletivo Labirinto sobre as múltiplas narrativas dramatúrgicas da região. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

No dia 10 de abril, às 20h, será a vez do Jazz Combo se apresentar, trazendo repertórios variados, desde clássicos do jazz tradicional até composições brasileiras inéditas. O grupo, que não possui formação fixa, realizou dezenas de apresentações em teatros de São Paulo, com convidados(as) reconhecidos(as), como Monica Salmaso, Nailor Proveta, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry.

Em seguida, no dia 11 de abril, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira será palco para um concerto imperdível da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Sob a coordenação de Diego Salvetti, esta apresentação gratuita traz uma seleção de clássicos do violão brasileiro. Formada por cerca de dez talentosos violonistas, a Camerata busca promover a diversidade de obras para esse instrumento, trazendo adaptações especiais. Já no dia 17, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta sob a coordenação e regência de Marco Almeida. A banda executa obras e arranjos de compositores brasileiros. O concerto será no Teatro Procópio Ferreira e a entrada é gratuita.

No dia seguinte (18/03), às 19h, será realizada a oficina gratuita “A voz da RBC – Rimas, Batidas e Consciência”. Este Projeto de Ocupação Artística oferece aos participantes a oportunidade de mostrar seus talentos musicais ao público, em uma celebração da cultura do rap e hip-hop. Já na sexta-feira, dia 19, a Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta a abertura do processo, dirigida pelo Coletivo Cê. O espetáculo será no Teatro Procópio Ferreira, às 19h, com classificação indicativa de 14 anos. A entrada é gratuita.

No sábado, dia 20, o Grupo de Música Raiz oferece uma leitura autêntica da Música Brasileira de Raiz, explorando tanto a performance instrumental, quanto vocal. Sob a coordenação de Zeca Collares, a apresentação terá entrada franca. Ambas as apresentações serão no Teatro Procópio Ferreira.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Emmanuele Baldini, proporcionará uma ampla experiência do repertório clássico no dia 24, às 20h30. A orquestra recebe regentes convidados de renome como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Além disso, destaca-se pela presença de solistas de prestígio como Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa e o próprio Emmanuele Baldini, garantindo performances de excelência para os amantes da música erudita.

No mesmo lugar, dia 25, às 20h, o Grupo de Percussão, criado em 1975 e considerado o mais antigo do País em seu gênero, oferece uma apresentação repleta de ritmo e energia. Formado por cerca de dez percussionistas talentosos, os(as) artistas têm como missão oferecer aos estudantes uma experiência ímpar na execução de peças específicas para grupos de percussão. Com um repertório que abrange desde clássicos do erudito até ritmos brasileiros, a apresentação celebra a diversidade musical.

A noite do dia 26, será dedicada à música coral, com a apresentação do grupo de Coro do Conservatório de Tatuí. Reunindo cerca de 25 vozes, o coro oferece aos estudantes uma experiência profissional e envolvente, destacando-se por suas interpretações marcantes e pela variedade de estilos musicais. A apresentação será no Teatro Procópio Ferreira e inclui desde músicas à capella até obras sinfônicas e óperas.

O dia 28, às 19h, será marcado com a chegada da aclamada banda Mombojó. Conhecidos por sua energia contagiante e pela fusão única de ritmos, o grupo traz consigo o espírito revolucionário do movimento pós-manguebeat. Apresentando o tão aguardado álbum “Carne de Caju”, o Mombojó leva em toda apresentação uma experiência musical transcendental, um verdadeiro convite à celebração da cultura brasileira contemporânea. O repertório mescla as novas composições com os sucessos consagrados do passado, relembrando as mais de duas décadas de trajetória. Os ingressos para o show estarão disponíveis por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Encerrando o mês, a tradicional Roda de Choro, coordenada por Jotagê Alves, reúne o público para uma tarde de música e descontração. No cenário do Museu Histórico Paulo Setúbal, o grupo celebra o rico patrimônio cultural do choro brasileiro. Um encontro imperdível para os apreciadores da boa música.

Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. No mês de abril, serão apresentados filmes de drama.

‘A mulher do coveiro’ estará em cartaz no dia 2, às 19h30 e retrata a vida de Guled e Nasra, um casal amoroso que vive em áreas pobres de Djibouti, país africano, com o filho Mahad. No entanto, Nasra sofre de uma doença renal grave e deve ser submetida a uma cirurgia de emergência. O roteiro passa a versar sobre uma família que luta para arrecadar uma quantia para salvar a matriarca. O filme foi aclamado pela crítica, indicado ao Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional, selecionado para o Festival de Cannes 2021, e vencedor de mais de 20 prêmios internacionais.

Já ‘Belas Criaturas’ (dia 9, às 19h30), relata a vida de Addi, um garoto criado por sua mãe, que decide acolher em sua gangue um jovem desajustado e intimidado. Vivendo por conta própria, esses garotos se inserem em um mundo agressivo e violento, mas também aprendem sobre lealdade e amor.

Em seguida, o Cine Bibi apresentará o filme ‘Limoeiro’ (dia 16, às 19h30), o filme alemão retrata a luta de Salma Zidane, uma palestina que enfrenta a desapropriação de seu pomar de limoeiros pela construção de um muro na fronteira com Israel. Enquanto enfrenta a resistência das autoridades israelenses, Salma encontra apoio surpreendente em Mira, a esposa do ministro da defesa, que se sente impotente diante da intolerância do marido e da sociedade.

Em ‘Encontros’ (dia 23, às 19h30), filme sul-coreano dividido em três partes, acompanhamos os encontros, desencontros e percalços sentimentais de um jovem que vai da Coreia do Sul a Berlim para visitar o pai, a mãe e a namorada.

Encerrando a programação do Cine Bibi, “Infância” (dia 30, às 19h30), acompanhamos a história da matriarca, interpretada pela renomada Fernanda Montenegro, uma figura forte e rígida que enfrenta desafios familiares enquanto mantém sua devoção ao político Carlos Lacerda. Em meio a conflitos familiares, como a perda do cachorro de seu neto devido a um acidente com naftalina e a descoberta de que seu genro vendeu terrenos sem sua autorização, Dona Mocinha precisa lidar com dilemas que testam seus valores e princípios. Uma trama envolvente que explora as relações familiares e a força das tradições em meio aos desafios da vida cotidiana.

Os filmes possuem classificação indicativa de 12 anos, 16 anos, 12 anos, 12 anos e 14 anos, respectivamente.

Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas e milho de pipoca, grão de bico, lentilha, achocolatado e farinha de milho) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues no Teatro Procópio Ferreira, Portaria da Sede ou Unidade 2 do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário