quinta-feira, 4 de abril de 2024

Veja por que um carro antigo ganhou um memorial em Tatuí

SOBRE O RUGBY 1928

O veículo que pertenceu ao Dr. Gualter Nunes, um grande apreciador de automóveis, é um raro modelo M-2, carroceria 6012, da Durant Motors (fabricado em New Jersey, nos Estados Unidos). Segundo registros, existem apenas três modelos desse carro no Brasil, sendo este um deles.

O Rugby se tornou parte do acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal” por meio de uma doação feita por Paulo Ribeiro, Nilzo Vanni, José de Castro Freire e outros, conforme documentação preservada no próprio Museu. A neta de Gualter Nunes, Marisa Nunes Bassoi, também contribuiu com uma declaração, destacando a raridade do veículo para o museu tatuiano.

Por muitos anos, o veículo esteve exposto publicamente na Praça Manoel Guedes, a popular Praça do Museu; entretanto, devido à falta de manutenção, foi removido do local nos anos 90, ficando sem cuidados e sofrendo danos ao longo do tempo.

Em maio de 2017, a Prefeitura concedeu o carro histórico ao Antigomobilismo Clube de Tatuí para ser restaurado e preservado. Todo o trabalho de pesquisa e restauração foi feito com a ajuda de voluntários e empresas, entre eles, Afonso Fiusa, da AFiusa Restaurações; Tintas Pig; Axalta; Pupo Garagem; e o apoio da Família Setúbal.

SOBRE DR. GUALTER NUNES

Conhecido como “o médico da pobreza”, Dr. Gualter Nunes nasceu dia 18 de maio de 1889, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi um profissional renomado e humanitário que dedicou sua vida ao serviço médico e à ajuda aos menos favorecidos. Gualter faleceu em 4 de março de 1970, em Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário