segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prefeitura vai gastar 280 mil por mês nos Bombeiros

Investimento deverá criar 15 vagas de 'bombeiros municipais'

A Prefeitura está encaminhando à Câmara Municipal projeto de lei que prevê a criação de 15 vagas para o Corpo de Bombeiros, um equipamento do Governo do Estado. Atualmente, há um convênio firmado entre o Estado e o município pelo qual ambos arcam com os custos da corporação. Segundo o secretário de segurança pública de Tatuí, José Roberto Xavier da Silva, o projeto prevê um investimento do município de aproximadamente R$ 30 mil. Atualmente, por conta do convênio com o Estado, a cidade já investe R$ 250 mil por mês. As novas vagas, porém, não devem modificar em nada o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Já os novos soldados, definidos como “bombeiros municipais”, serão contratados pelo município, que arcará com todas as suas despesas. No âmbito operacional, eles receberão o mesmo treinamento dado aos outros e ficarão à disposição da unidade operacional do Corpo de Bombeiros sediada na cidade.

Atualmente, o contingente do Corpo de Bombeiros de Tatuí é insuficiente para a demanda de ocorrências. Segundo o capitão Roberto Elias de Souza, são, em média, seis homens trabalhando diariamente no quartel. “No total, temos 24 homens, porém, a necessidade é de mais ou menos 30 homens”.

O secretário municipal da Segurança Pública e Transportes, Dr. Xavier, comenta que, com o investimento, o governo municipal pretende suprir a defasagem existente no contingente do CB. “A cidade cresceu e aumentaram também as atividades dos bombeiros”, disse.

“O município se encarrega da parte administrativa destas 15 vagas, mas, operacionalmente, eles estarão subordinados à Polícia Militar do Estado de São Paulo”, explicou. Os demais soldados continuam na mesma situação, que é garantida pelo convênio em vigência desde 1993.

Xavier declarou que os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal estão acima das exigências. “Seguramente, Tatuí está entre os municípios da região que mais investem em segurança”, sustentou o secretário.

O projeto de lei passará por votação na Câmara Municipal e, se aprovado, deverá entrar em vigor já nos próximos meses. Outras etapas, como a abertura de edital, a realização do concurso e o treinamento dos aprovados na Academia do Corpo de Bombeiros, também deverão custar algum tempo.


Fonte: O Progresso de Tatuí, edção de 03.04.2011.

PV poderá lançar candidatura de Julio Villa Nova à Prefeitura

A informação é do presidente do PV de Tatuí, o engenheiro Márcio Medeiros.O partido está em vias de lançar a candidatura do farmacêutico Julio Inácio Villa Nova ao cargo de prefeito da cidade no ano que vem. Julio Vila Nova já foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal de saúde. Márcio Medeiros completaria a chapa como candidato ao cargo de vice-prefeito.

Vera Holtz se apresenta como diretora no Festival de Curitiba

03 de abril de 2011 • 21h36 • atualizado às 21h37


Foto: Divulgação

'Sonhos para Vestir' é o segundo trabalho de Vera Holtz como diretora de teatro
ROGER PEREIRA
Direto de Curitiba
para o Portal Terra

Atriz consagrada, Vera Holtz apresentou na 20ª edição do Festival de Curitiba seu segundo trabalho como diretora. Depois de estrear na nova função com O Estrangeiro, Holtz trouxe para Curitiba um novo monólogo, Sonhos para Vestir, com a atriz Sara Antunes e o músico Daniel Valentini.

"Este é um espetáculo de percurso, as pessoas foram se encontrando meio que ao acaso. É quase uma fábula, um conto de fadas", disse Vera Holtz, que, formada em Artes Plásticas, foi escolhida a dedo por Sara, que também assina o texto do espetáculo em parceria com a autora do cenário-instalação, Analu Prestes. "É uma mistura de teatro e artes plásticas, precisávamos de uma direção que compreendesse essa mistura", disse Sara.

A partir das memórias afetivas, usando em especial cartas recebidas ao longo da vida e de discussões filosóficas das duas autoras, foi construída a peça interativa com o público. "Montamos o sonho da personagem a partir de um jogo de palavras com a plateia, que acaba sonhando junto com a gente", disse Sara. O espetáculo se propõe a investigar para onde vão os sonhos que inevitavelmente acabam ficando pelo caminho da vida. "O que os separam da realização e quais são, entre as questões que herdamos, as que escolhemos para nós. E, para levar adiante todas as referências emocionais que reunimos era preciso alguém que equalizasse isso tudo", completa a atriz, referindo-se a Vera Holtz. O espetáculo, segundo ela, se passa num momento único de devaneio entre o momento de deitar e o pegar no sono, "naquele momento em que todas as palavras do dia vêm na sua cabeça. O que se fez, o que se quer fazer, o que temos de lembrança", disse.

Segundo ela, desde a primeira conversa o clima pegou fogo e ninguém perguntou se Vera queria ou não participar do projeto. "Foi uma fogueira e parecia que ela já estava no processo todo desde antes da gente. Vera taca lenha no fogo mesmo e muitas vezes não consegui dormir depois do que ela provocava", conta Sara. "E ela voltava no outro dia com 'presentes', Sara construía coisas, trazia cenas prontas com o que a inspirara naquela noite. Quando o diretor consegue tocar no canal certo é assim, o ator de expande", completa a diretora.

Sara contou também que foi Vera quem a fez ver que havia no trabalho uma homenagem a seu pai, figura emblemática em sua vida de quem recebeu cartas desde que era muito pequena. "Ela puxou questões muito íntimas, coisas que eu nem sabia que queria dizer", observou a atriz que está sem seu primeiro trabalho fora do grupo XIX de Teatro.

Ao final do espetáculo, o público sai com vontade de sonhar. "É isso mesmo, palavras soltas viram histórias e você pode estar num campo em Paris e num forró em João Pessoa ao mesmo tempo", comentou a designer Ana Paula Alves, 28, referindo-se à história montada por Sara no espetáculo de ontem com as palavras do público. "Deu vontade de sonhar, lembrar da infância e dos ensinamentos dos nossos pais", disse a administradora de empresas Simone Ferreira, 33.

domingo, 3 de abril de 2011

Quarteto Tau apresenta show "Villa-Jobim" em Tatuí

Publicado em Itu.com.br
por Tamara Horn

Importantes obras musicais compõem o espetáculo

O show “Villa-Jobim”, do Quarteto Tau, fará uma apresentação gratuita, no dia 21 de maio (sábado), às 20h30, no teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. As obras “Bachiana nº 1” (com transcrição de Sérgio Abreu), “Surf Board”, “Águas de Março” e “Debussyana”; além de outras como “Estudo 11”, “Por Toda Minha Vida”, “Bate-Boca”, “Eu Te Amo” e “Luiza” compõem o concerto. O projeto pretende difundir a obra de Tom Jobim, a partir de sua inspiração e identificação com a obra “Villalobiana”.

O espetáculo marcará o lançamento, em Tatuí, do CD “Tom Jobim para Violão Solo”, de Daniel Murray. Para a apresentação na cidade, o violonista recebe como convidados especiais Fábio Bartoloni, Breno Chaves e José Henrique Rosa Campos (integrantes do Quarteto Tau). O repertório dos shows que integram este projeto aprovado pelo edital ProAC 2010, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, também inclui composições de Villa-Lobos, que serão executadas pelos quatro instumentistas.

Com a inclusão de obras de Villa-Lobos no repertório dos shows de lançamento de um CD com composições de Tom Jobim, pretende-se ratificar o livre trânsito que existe entre os universos (erudito e popular) destes dois autores, mostrando obras originalmente escritas para violão; além de arranjos de músicas de Jobim delineados a partir da linguagem criada por Heitor Villa-Lobos, em seus estudos e prelúdios para violão solo.

Bellinati e Murray decidiram incluir diferentes gestuais sonoros dos estudos e prelúdios de Villa-Lobos nos arranjos das composições de Jobim. Como resultado, eles obtiveram obras sonoras, como se o cantor as tivesse escrito para o violão, originalmente.

Daniel Murray
Considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração, Murray desenvolve ativa carreira como intérprete, arranjador e compositor. Apresenta-se como solista e em grupos de câmara no Brasil e no exterior ao lado de grandes músicos como: Paulo Bellinati, Israel de Almeida, Toninho Carrasqueira, Rogerio Wolf, Heloisa Petri, Andrea Kaiser, Joaquim de Abreu, entre outros violonistas e músicos brasileiros.

Em 1997 conquistou o segundo prêmio no Councours International de Guitarre de Trédrez-Locquémeau na Bretanha – França, aos 15 anos de idade.

Quarteto Tau
O quarteto é formado por Breno Chaves, Daniel Murray, Fábio Bartoloni e José Henrique de Campos, e nasceu com o propósito de ampliar o repertório da música de câmara para violões. O TAU tem dedicado boa parte de seu trabalho a música latinoamericana, especialmente a brasileira, quer seja em transcrições, arranjos ou estreia de obras.

No repertório, traz composições de Villa-Lobos, Brouwer, Piazzola, Assad, Bellinati, Gnattali, Nepomuceno, Ginastera, Tom Jobim, Garoto, entre outros. Já realizou estreias mundiais de obras dos compositores brasileiros Giacomo Bartoloni, Carmo Bartoloni e Paulo de Tarso Salles e do compositor argentino Eduardo Escalante, que também dedicou ao TAU seu "Concerto para quatro violões e orquestra de câmara".

Em 2007 o Quarteto Tau lançou o CD “Brasileiro”, dedicado à música brasileira de concerto, realizando shows por várias cidades do Brasil. O repertório contou com adaptações de quartetos de cordas de Nepomuceno e Gnattali.

SERVIÇO
Daniel Murray, Quarteto Tau em “Villa-Jobim”
21 de maio – sábado – 20h30
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Entrada franca
Ingressos podem ser retirados de terça a sexta, das 15 às 19 horas, ou nos dias de eventos

A pianolatria e a família Setúbal

POR HENRIQUE AUTRAN DOURADO

O escritor, musicólogo e primeiro diretor de cultura da capital do Estado, Mário de Andrade, era um duro crítico da enorme devoção das famílias brasileiras ao estudo e execução do piano, em prejuízo de todos os demais instrumentos. Verdadeiro “sarampo” de quase um século de duração, a “pianolatria” de que ele falava teve início nos tempos do Império, com os primeiros cravos, virginais, clavicórdios e pianofortes trazidos pela Corte. Depois, chegando aos portos de Santos e Rio de Janeiro, os instrumentos eram levados por famílias abastadas, às vezes em lombo de burro, para o interior. Tocar piano, para as moças casadoiras, era uma prenda especial, tal qual fazer quitutes e docinhos, costurar e bordar.

Na metade do século 19, o Brasil já era um dos maiores compradores de partituras para piano, superando até mesmo países em que a tradição da música “culta” vinha de muito antes. Eram peças para danças como as suítes, sonatas ou árias de ópera em que as moçoilas podiam também expor seus maviosos dotes vocais. Do início do século 20, é clássica a foto de um quase pronto Theatro Mvnicipal (grafia da época) de São Paulo, que mostra diversos pianos Pleyel chegando carregados por magros burros de carga. No Rio de Janeiro, a cena foi a mesma.

Surgiram Arnaldo Estrela, Guiomar Novaes, Magdalena Tagliaferro; seguiu-se uma nova constelação internacional: Roberto Szidon, Cristina Ortiz, Guedes Barbosa, Nelson Freire, Yara Bernette, Marco Antonio de Almeida, Caio Pagano, Flávio Varani, Diana Kacso, Moreira Lima, Ricardo Castro e outros.

No passado do que hoje se chama piano moderno, somavam-se à Pleyel marcas de renome como Bechstein, Bösendorfer, Petroff e Bluthner. No entanto, uma grande revolução começava a ser gestada: em 1853, em Nova Iorque, e depois em Hamburgo, Alemanha, a família Steinweg fundou a fábrica Steinway. No início do século 20, o piano Steinway tornou-se uma joia de madeiras perfeitas, do tampo harmônico ao móvel e à parte mecânica, um conjunto que veio para elevar o piano ao status de grande estrela entre os instrumentos solistas. O Brasil demorou para ingressar de vez no seleto clube de possuidores de Steinways devido ao preço (alguns raros podem valer mais de um milhão de dólares), mas hoje há vários, seja no Rio ou por aqui, no Teatro Municipal e na Sala São Paulo.

Por absurdo que pareça, grandes artistas de hoje chegam a dizer “não toco piano, toco Steinway”. A pianista argentino-americana Martha Argerich, uma das maiores da atualidade, declarou que o instrumento é “possuidor de uma estranha magia, às vezes toca melhor do que o pianista, oferecendo-lhe uma surpresa maravilhosa” (in Baroni, tese de Doutorado pela ECA/USP, 1999, de cuja banca examinadora participei). Vi o jazzista canadense Oscar Peterson cancelar um show, já sobre o palco, pois o Steinway oferecido não estaria à sua altura. Outros, como o lendário Alfred Brendel, também não tocam em “qualquer” Steinway.

O Conservatório de Tatuí possui um Steinway de cauda inteira, que tem sido utilizado com sucesso. Mas era preciso outro: após dois meses de negociações com o Banco Itaú, via Itaú Cultural, obtivemos de um neto do escritor Paulo Setúbal, filho emérito da cidade, um Steinway especial, em doação assinada por Alfredo Egydio Setúbal. Tudo em sigilo, para evitar algum olho gordo. Cheguei ao Conservatório, com o assessor pedagógico Antonio Ribeiro e o motorista Durvalino Longanezzi, na quinta-feira, dia 10 de março, à frente de um caminhão de empresa especializada no transporte de Steinways do depósito, em Barueri.

Mal dava para conter a ansiedade, enquanto desembalavam um modelo Grand Concert D especial, do “Banco de Pianos de Concerto” (série 561). Feliz a cidade que tem entre os netos de um de seus próceres alguém que olhe por ela com carinho especial da forma com que Alfredo Setúbal, filho de Olavo, neto de Paulo, olhou para Tatuí e sua escola de música. Obrigado, doutor Alfredo! Seu nome será lembrado para sempre, mesmo quando nenhum de nós estivermos por aqui, pois os Steinways são diamantes: preciosos e para sempre.


Transcrito do jornal O Progresso de Tatuí de 27 de março de 2011

sábado, 2 de abril de 2011

Jazz Combo convida Sizão Machado para estreia de temporada


Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresenta ‘Do Barroco ao Século XXI’

Concerto será realizado no Domingo de Páscoa, 24 de abril

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí elegeu o programa “Do Barroco ao Século XXI” para sua primeira apresentação deste ano no Teatro Procópio Ferreira. O concerto, coordenado pelo violonista premiado Edson Lopes, é a atração do Domingo de Páscoa, 24 de abril, com estilos como ciranda, ragtime, tango, choro, entre outros.

Do período barroco, serão apresentadas obras dos italianos Antonio Vivaldi (Concerto Grosso op.3) e Filippo Gragnani (Trio op.12). Já os compositores espanhóis Enrique Granados e Isaac Albéniz serão os representantes do período romântico, tendo apresentadas as obras “Valses Poeticos” e “Córdoba”, respectivamente. Do período moderno, serão apresentadas obras do americano Scott Joplin (“Maple Leaf Rag”) e dos brasileiros Celso Machado (“Ciranda”, “Cateretê” e “Agalopado”), Ernesto Nazareth (“Escovado” e “Odeon”), Paulo Bellinati (“A Furiosa”), Waldir Azevedo (“Cinema Mudo”) e Dilermando Reis (“Tempo de Criança”).

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí foi fundada no ano de 1996 e prima por um repertório requintado. Seus programas de concertos têm obras escolhidas e pesquisadas com cuidado. Elas representam o universo violonístico – brasileiro e internacional – ou são especialmente adaptadas, transcritas ou arranjadas para esta formação exclusiva de violões, um instrumento que é bastante conhecido e reconhecido no país. Ao longo de sua história, a Camerata de Violões já desenvolveu projetos como o denominado “Garoto” - com objetivos de difundir obras do importante compositor brasileiro – e “Vê se te Agrada”, também voltado a compositores brasileiros e que nomeou o primeiro CD do grupo, com lançamento no ano 2000. O segundo CD foi lançado em 2006 (“Convida”) e marca a união dos violões a convidados especiais como violoncelistas, coro e clarinete. A Camerata de Violões apresenta com requinte grandes mestres da literatura musical como J.S. Bach, G. Rossini, A. Vivaldi e Dvorak, sem deixar de fora a brasilidade de Villa-Lobos, Guerra Peixe ou Zequinha de Abreu. Com total refinamento, apresentou concertos em locais e eventos significativos, como a Sala São Paulo e o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

SERVIÇO
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Do Barroco ao Século XXI
Edson Lopes, regente
24 de abril - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento.

STF defende direito de crítica da imprensa

Instituto Millenium

Ao rejeitar o pedido de indenização do desembargador aposentado Francisco de Oliveira Filho, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contra o jornalista Cláudio Humberto, o ministro Celso de Mello reiterou o fundamento de que o direito dos jornalistas de criticar pessoas públicas, quando motivado por razões de interesse coletivo, não pode ser confundido com abuso da liberdade de imprensa.

O jornalista Claudio Humberto foi processado após escrever em sua coluna: “O Judiciário catarinense é uma ilha de agilidade. Em menos de 12 horas, o desembargador Francisco de Oliveira Filho reintegrou seis vereadores de Barra Velha, após votar contra no mesmo processo. Os ex-cassados tratavam direto com o prefeito, ignorando a Constituição. A Câmara vai recorrer. O povão apelidou o caso de Anaconda de Santa Catarina”.

Para Celso de Mello, o jornalista exerceu a liberdade de expressão e crítica: “A crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, por mais dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade”.

Vaga de suplente é da coligação, diz Celso de Mello

Do Consultor Jurídico

por GABRIELA ROCHA

Assim como o ministro Ricardo Lewandowski, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello decidiu que as vagas de suplente na Câmara dos Deputados devem ser preenchidas a partir da ordem criada pela coligação, e não pelo partido. Para decidir assim, o ministro vislumbrou a proteção ao direito das minorias e à segurança jurídica, já que a Justiça Eleitoral tem entendido dessa forma "há décadas".

Segundo Celso de Mello, a diretriz por ele adotada, e que tem prevalecido na Justiça Eleitoral, tem em vista a vontade coletiva dos partidos políticos, que, "fundados na autonomia que lhes outorgou a própria Constituição da República uniram-se, transitoriamente, em função do processo eleitoral, para, em comum, e fortalecidos pelo esforço solidário de todos, atingir objetivos que, de outro modo, não conseguiriam implementar se atuassem isoladamente".

Nesse sentido, explicou que são inconfundíveis a existência transitória da coligação partidária e a eficácia permanente dos resultados eleitorais por ela obtidos, que permanecem válidos e eficazes.

O ministro adotou essa tese, contrária à já expostas pelos ministros Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Joaquim Barbosa ao julgar Medida Cautelar em Mandado de Segurança proposta por Sávio Luis Ferreira Neves Filho (PP-RJ). Ele pedia para ocupar a vaga deixada pelo deputado federal Julio Luiz Baptista Lopes (PP-RJ), licenciado para exercer o cargo de Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, cuja vaga foi ocupada por Fernando Jordão (PMDB-RJ), suplente da coligação.

Quanto ao direito das minorias, o ministro observou que nas eleições proporcionais as vagas são distribuídas entre os partidos políticos em razão da votação por eles obtida. Dessa forma, considera que fora das coligações, muitas agremiações partidárias, não conseguiriam eleger seus candidatos, já que são incapazes de atingir o quociente eleitoral.

Mello explicou que os votos válidos atribuídos aos candidatos são computados em favor da coligação partidária, e tal votação é considerada para os cálculos que fixam o quociente eleitoral e o quociente partidário, o que significa que "esse cômputo dos votos válidos, efetuado para fins de definição dos candidatos e dos lugares a serem preenchidos, deverá ter como parâmetro a própria existência da coligação partidária e não a votação dada a cada um dos partidos coligados".

Para o ministro, decidir de maneira contrária, ou seja, dando a vaga para o partido, poderá causar a "desconsideração dos propósitos que animam a formação de coligações partidárias", o que geraria a marginalização dos grupos minoritários e, consequentemente, da legitimidade democrática das instituições compostas pelos eleitos, como é o caso da Câmara.

Desse modo, explicou que a preservação do direito das minorias "que buscam, pela via democrática do processo eleitoral, o acesso às instâncias de poder", é questão do "mais alto relevo", e que cabe ao STF velar por ela.

No que diz respeito à segurança jurídica, Celso de Mello diz que, se no caso prevalecer o entendimento firmado pelo Plenário do STF no julgamento da Medida Cautelar do MS 29.988-MC/DF, em que foi decidido que a vaga era do partido, "poderá vir a ocorrer uma substancial revisão de padrões jurisprudenciais até agora observados pela Justiça Eleitoral".

Nessa sentido, considerou que a posse de Fernando Jordão "processou-se com a certeza de que se observava a ordem estabelecida, há décadas, pela Justiça Eleitoral, e definida, quanto à convocação de suplentes, segundo o que prescreve o artigo 4º, caput, da Lei 7.454/85", e que não seria adequado desconstituí-la em "fase de mera delibação" e "de incompleta cognição" como é a medida cautelar.

O artigo 4° da Lei dos Partidos Políticos (Lei 7.454/85) determina que à coligação são assegurados os direitos que a lei confere aos partidos políticos no que se refere ao processo eleitoral,e à convocação de suplentes.

Ao prestar informações que lhe foram solicitadas, o presidente da Câmara dos Deputados encaminhou ao STF parecer que, elaborado pelo deputado Antonio Carlos Magalhães Neto, foi aprovado pela Mesa Diretora da Câmara. No parecer é dito que "independentemente da opinião de qualquer cidadão sobre as coligações partidárias em eleições proporcionais, o fato irrefutável é que elas são autorizadas pelo nosso ordenamento jurídico".

No documento é mencionado o parágrafo 2º, do artigo 105, do Código Eleitoral para observar que "os candidatos são inscritos pela coligação, e não por seus respectivos partidos. São diplomados pelas coligações, não pelos partidos". Também é defendido que "o Supremo Tribunal Federal pode até alegar que as coligações são 'efêmeras', mas o mais importante de seus efeitos perdura durante toda a Legislatura: a definição do quociente partidário".

Quanto à forma, o ministro observou que, apesar da coligação não ter personalidade jurídica, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral a classifica como "pessoa jurídica pro tempore investida de capacidade processual que lhe permite estar em juízo, atuando, perante a Justiça Eleitoral, como se um único partido fosse".

MS 30.380

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Celso de Mello rejeita recurso de Pimenta Neves para anular condenação

Da Gazeta Digital

O ministro tatuiano Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou provimento ao Agravo de Instrumento interposto pela defesa do jornalista Antônio Pimenta Neves, que pretendia trazer ao STF recurso extraordinário contra a sua condenação pelo homicídio de Sandra Gomide, ocorrido em 2000. Celso de Mello adotou o entendimento predominante no STF no sentido de que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em recurso especial só é passível de recurso extraordinário para o STF se a questão constitucional enfrentada pelo STJ for diferente da que já tiver sido resolvida pela instância ordinária (a Justiça Estadual) – o que não ocorreu no caso. 

Pimenta Neves foi condenado em 2006 a 19 anos e dois meses de reclusão em regime fechado. O TJ/SP, ao julgar recurso, apenas reduziu a pena para 18 anos. Por meio de habeas corpus, o jornalista obteve o direito de permanecer em liberdade até o trânsito em julgado da decisão. Sua defesa interpôs sucessivos recursos e embargos, entre eles o recurso especial rejeitado pelo STJ (que reduziu a pena para 15 anos) e o extraordinário, cujo seguimento foi negado – motivando, assim, o agravo de instrumento.

Em todos os recursos, a defesa alegava violação de vários incisos do artigo 5º da Constituição Federal: XXXVIII (que reconhece a instituição do júri), LIV (direito ao devido processo legal), LV (direito ao contraditório e à ampla defesa) e LVII (presunção de inocência) e ao artigo 93, inciso IX (publicidade dos julgamentos e fundamentação das decisões).

O relator observou que os fundamentos de índole constitucional, necessários para o conhecimento do recurso extraordinário, levantados pela defesa já haviam sido invocados no recurso especial e estariam preclusos.

Violações
Nas instâncias inferiores, a defesa alegou que a soberania do Júri fora desrespeitada pela comoção popular que cercou o caso. O julgamento, sustentou, teria ocorrido de forma “ilegal e apressada”, em “clima de programa de auditório”, e que o revezamento dos órgãos de comunicação na sala do júri teria influído no convencimento dos jurados, “que já não possuíam a necessária isonomia para julgar”. Celso de Mello refutou a argumentação lembrando que, para saber se o julgamento do Júri contrariou a evidência dos autos, seria necessário o reexame de provas, incabível no recurso extraordinário.

Quanto aos incisos LIV e LV, o relator observa que a jurisprudência do STF não admite, em recurso extraordinário, a alegação de ofensa direta à Constituição Federal por má interpretação de normas infraconstitucionais. “A garantia do devido processo legal exerce-se em conformidade com o que dispõe a lei, de modo que eventual desvio do ato decisório configurará, quando muito, situação tipificadora de conflito de mera legalidade”, afirmou.

Com relação à necessidade de fundamentação das decisões judiciais, Celso de Mello afirma que o acórdão do STJ está “extensamente fundamentado”. Ele ressalta que o que a Constituição exige no artigo 93, inciso IX, é que a decisão seja fundamentada, e não que a fundamentação seja correta. Citando precedente, observa que, “declinadas no julgado as premissas, corretamente assentadas ou não, mas coerentes com o dispositivo do acórdão, está satisfeita a exigência constitucional”.

Ao concluir, Celso de Mello observa que, qualquer que seja o ângulo sob o qual se examine a pretensão do recurso, “o fato é que essa postulação encontra obstáculo de ordem técnica na jurisprudência firmada pelo STF”, no sentido de ser inviável o processamento de recurso extraordinário para debater matéria infraconstitucional sob o argumento de violação aos dispositivos constitucionais citados (Assessoria STF)

DOF apreende 480 quilos de maconha e prende dois

01 de abril de 2011 às 05:03

Da Rádio Grande FM 92,1

A droga estava sendo transportada em um VW/Gol, de cor branca, placas JOR-2006 de Aparecida de Goiás-GO e um Ford/Focus, de cor preta, placas DDP-0919 de Tatuí-SP.
Foto: Divulgação

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na noite de quinta-feira (30), por volta das 19h40, 480 quilos de maconha que estavam sendo transportados em dois veículos em uma estrada vicinal na fazenda Joá, próximo a rodovia MS-280, trecho que liga Laguna Carapã à Caarapó.

A droga estava sendo transportada em um VW/Gol, de cor branca, placas JOR-2006 de Aparecida de Goiás-GO e um Ford/Focus, de cor preta, placas DDP-0919 de Tatuí-SP. Ainda foi apreendido um Fiat/Uno, de cor branca, placas DNA-5379 que fazia a função de “batedor”.

Os veículos foram abordados pelos policiais após um deles ter atolado na estrada. Duas pessoas conseguiram fugir, evadindo-se no mato. Já Roberto Alves dos Santos e Adilberto de França Queiroz, ambos moradores em Aparecida de Goiânia-GO, não tiveram a mesma sorte e acabaram presos.

A dupla disse à Polícia que a droga havia sido adquirida na cidade de Coronel Sapucaia e seria levado até o Estado de Goiás. Eles receberiam R$ 2 mil pelo serviço de “batedor”.

Big Band do Conservatório de Tatuí atenderá 1.200 jovens com concertos didáticos

Apresentações contam “A Trajetória das Big Bands no Brasil”, com entrada franca

A Big Band do Conservatório de Tatuí faz neste mês de abril quatro apresentações didáticas. Sob coordenação de Celso Veagnoli e denominadas “A Trajetória das Big Bands no Brasil”, elas acontecem nos dias 12 e 19, às 10h e 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.

A entrada é franca em todas as apresentações, mas o público atendido será diferenciado: às 10h, as apresentações acontecem para alunos da rede pública e grupos de instituições, agendados previamente. Às 20h30, a entrada é franca para qualquer interessado e, também, para grupos com reservas antecipadas.

A apresentação descreve a importância e a trajetória das Big Bands dentro da música popular brasileira. Tem como meta principal mostrar a evolução das big bands brasileiras, que saíram da condição de “música de salão” até atingir o status de “música de concerto” apresentada em teatros.

Segundo o coordenador do grupo pedagógico-artístico e idealizador da apresentação didática, o objetivo dos concertos é mostrar que, apesar dessa formação instrumental ter nascido nos Estados Unidos, e apesar da forte influência estrangeira no padrão estético dos arranjos, sempre houve no Brasil uma busca para valorizar as raízes musicais, traduzindo essa sonoridade para dar maior identidade às big bands. “Outro objetivo é mostrar a evolução das Big Bands no Brasil. Assim como nos Estados Unidos, as Big Bands surgiram fazendo música para animar festas e bailes e foram evoluindo até começarem a fazer um tipo de música feita para se ouvir com maior atenção. Temos a intenção de mostrar que uma big band, como mostra essa evolução histórica, pode ser muito mais do que animar festas. Pode ser também a oportunidade de reunir músicos e extrair deles uma musica criativa, aberta a ouvidos curiosos e atentos”, disse ele.

Ao longo da apresentação, entre explicações, serão apresentadas as obras “Sampa” (Maestro Branco), “In the Mood” (Glen Miller), “Rites of Passage” (Ed Sarath), “Nivaldo no Choro” (Severino Araújo), “Aquarela do Brasil” (Orlando Silva de Oliveira Costa), “Conversa de Botequim” (Vadico e Noel Rosa ), “ O Baião” (Luiz Gonzaga), “Maracatucutê” e “Coisa nº 10” (Moacir Santos).

SERVIÇO
Big Band do Conservatório de Tatuí
A Trajetória das Big Bands no Brasil
Celso Veagnoli, coordenação
12 e 19 de abril – 10h e 20h30
Teatro Procópio Ferreira. Rua São Bento, 415
Público recomendado: a partir de 12 anos de idade
Entrada franca. Agendamento prévio para as apresentações das 10h pelo telefone (15) 3205-8444 / 3205-8435 / 3205-8422.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Orquestra Sinfônica apresenta ‘Concerto Comentado: Poemas Sinfônicos’

Programa terá obras de Saint-Säens, d’Indy, Villani-Côrtes e Dvorák

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta no próximo dia 9 de abril, sábado, concerto com tema especial. Às 20h30 e sob regência de João Maurício Galindo, será apresentado o programa “Concerto Comentado: Poemas Sinfônicos”.

Neste concerto serão apresentadas obras de C. Saint-Säens (“Dança Macabra op. 40”), V. d'Indy (“A Floresta Encantada op. 8”), E. Villani-Côrtes (“Caetê Jururê - A Súplica da Floresta”) e A. Dvorak (“A Roca de Ouro op.109”).

Este será o terceiro concerto da temporada do grupo pedagógico-artístico. O primeiro, “Carnaval Sinfônico”, ocorreu no último mês, em Tatuí, para marcar a estreia de temporada sob regência do maestro Galindo. Também no mês de março, na cidade de Jundiaí, mais de 1.200 pessoas acompanharam o concerto do grupo no Teatro Polytheama, com regência e solos de Fabio Zanon.

Ao longo da temporada 2011, o maestro Galindo pretende imprimir um novo conceito ao grupo, mesclando obras eruditas e populares em todos os concertos.

João Maurício Galindo

Diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Atuou frente a várias orquestras no Brasil e exterior, como a Petrobrás Pró-Música, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica de Campinas, Amazonas Filarmônica, Sinfônica da Província de Bari, Itália e Filarmônica de Belgrado, entre outras. Apresenta dois programas na Rádio Cultura FM - o “Pergunte ao Maestro” e o “Encontro com o Maestro”. É um dos criadores da série de concertos infantis “O Aprendiz de Maestro”, realizada há dez anos na Sala São Paulo com espetáculos didáticos infantis que combinam música e teatro. É também autor do livro “Música: Pare para Ouvir”, editado pela Melhoramentos, em 2009. Bacharel em música pelo Instituto de Artes da Unesp, é pós-graduado pela Escola da Comunicação e Artes da USP.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Concerto Comentado: Poemas Sinfônicos
João Maurício Galindo, regente
9 de abril - 20h30
Teatro Procópio Ferreira, Rua São Bento, 415, Tatuí
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento.

NOVO PRÉDIO DO FÓRUM GERA DEBATE NA CÂMARA

Publicada em 30/3/2011

Na terça-feira, dia 29, na sessão da Câmara Municipal, o vereador Vicente Aparecido Menezes, o Vicentão (PT), comentou, na tribuna, a demora na ocupação do novo prédio do Fórum da Comarca, inaugurado em setembro de 2010, na Nova Tatuí. O parlamentar apresentou um requerimento, a ser encaminhado ao deputado estadual Hamílton Pereira (PT), pedindo que este busque informações concretas sobre o prédio junto à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania e as envie à edilidade tatuiana. “O governador veio a Tatuí no ano passado e inaugurou a obra, mas o novo Fórum ainda não se encontra aberto. E temos informações de que nem mesmo o Corpo de Bombeiros expediu o alvará de funcionamento”, salientou Vicente.

LEGISLATIVO TERÁ 17 VEREADORES A PARTIR DE 2013

Publicada em 30/3/2011

Na sessão da terça-feira, dia 29, os parlamentares aprovaram, em segundo turno, uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, que eleva o número de cadeiras da Câmara Municipal de 11 para 17 a partir de 2013. Esta emenda deverá ser aplicada nas eleições municipais de 2012, para compor a nova legislatura tatuiana. Nesta mesma sessão, a edilidade aprovou, também em segundo turno, um projeto de resolução que fixa em R$ 6.935,25 o subsídio dos vereadores a partir de 1º de janeiro de 2013. O valor aprovado na sessão não pode ser aplicado na atual legislatura, que se encerra no mês de dezembro de 2012.

CÂMARA EM LUTO PELA MORTE DE JOSÉ ALENCAR

Publicada em 31/3/2011



Na terça-feira, dia 29, durante a sessão da Câmara Municipal, o presidente da Casa de Leis, vereador Wladmir Faustino Saporito, o Dr. Saporito, determinou a expedição de portaria, declarando luto oficial de três dias nas dependências do Poder Legislativo, em razão do falecimento do ex-vice presidente da República, José Alencar Gomes da Silva. O luto "é uma homenagem póstuma ao pranteado extinto, oficiando-se à família enlutada, com cópia da presente”, diz o texto da portaria, lida ao término da reunião. 

Os vereadores usaram a tribuna para externar pêsames e falar sobre a vida política e pessoal do falecido. José Alencar morreu na tarde da última terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde encontrava-se internado para tratamento de um câncer na região abdominal. O ex-vice presidente combatia esta doença há treze anos e, durante o tratamento, submeteu-se a 17 cirurgias, se transformando em um exemplo de luta, dedicação e amor pela vida.

Cidade Limpa em Tatuí

quarta-feira, 30 de março de 2011

Registros sobre a dengue

Oficina de Pintura abre inscrições gratuitas, mas com vagas limitadas


Oficina será coordenada pelo artista plástico Adriano Gianolla.

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura, em conjunto com a Oficina Cultural Grande Otelo de Sorocaba, promoverá, de 20 de abril a 25 de maio, todas as quartas-feiras, a Oficina de Pintura “A Op Art e o Concretismo de Luiz Saciolotto”, que é pintor, escultor e desenhista. Luiz Sanciolotto é um artista de grande importância para o movimento concretista brasileiro.

A expressão “Op Art” significa “arte óptica” e defendia, para a arte, "menos expressão e mais visualização". O Concretismo surge na tentativa de se criar uma manifestação abstrata da arte, sem contato com a natureza.

Os participantes construirão projetos e esboços individuais de obras, reproduzindo as pinturas de Saciolotto em tela utilizando tinta. Todo o trabalho da oficina será coordenado pelo artista plástico Adriano Gianolla, membro da Academia de Letras, Artes e História de Votorantim.

Para participar, basta retirar uma ficha de inscrição na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude de Tatuí, localizada na Praça Martinho Guedes, nº 12,antigo Alvorada. Lembrando que as inscrições vão de 5 a 19 de abril e são apenas 25 vagas. A idade mínima é de 14 anos. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-3993 ou através do email: cultura.tatui@gmail.com.

Quinta Essentia em Tatuí, no mês de junho


‘Flauta, Flautinha, Flautão!’ viaja entre Bach e Gilberto Gil para mostrar o desenvolvimento e a participação da flauta doce entre séculos e gerações

O Conservatório de Tatuí recebe no dia 11 de junho, um sábado, o espetáculo “Flauta, Flautinha, Flautão”, do Quinta Essentia Quarteto. A apresentação será a partir das 11h, no Teatro Procópio Ferreira. O grupo comemora cinco anos de divulgação da prática brasileira da flauta doce. A entrada é franca.

O concerto faz parte do projeto “Flauta, Flautinha, Flautão!”, de circulação de concertos pelo Estado de São Paulo, aprovado pelo edital ProAC 2010 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O projeto leva às escolas, universidades e centros culturais a história e as possibilidades da flauta doce, instrumento tão comum nos espaços em que a educação musical está presente.

"A flauta doce é um instrumento musical que podemos chamar de antigo e novo. Antigo pela sua história, literatura e pela sua redução a uma única utilização como instrumento de iniciação musical. Novo pela sua descoberta, pelo resgate da sua história e literatura, pela utilização e criação de seus recursos na linguagem artística contemporânea" conta Renata Pereira, integrante do quarteto que conta ainda com Alfredo Zaine, Guilherme dos Anjos e Gustavo de Francisco.

Esse é o primeiro projeto do Quinta Essentia após a volta de sua segunda turnê pela Europa e pela primeira passagem na Ásia, com apresentações na China, no final do último ano.

Para contar a história do instrumento o repertório passa por Bach, Mozart, explora ainda a música popular brasileira com Gilberto Gil, e a flauta contemporânea com Paul Leenhouts, entre muitas outras composições.

Historicamente a flauta doce possui uma família de instrumentos de diferentes tamanhos e sons. O Quinta Essentia utiliza diversas flautas em suas interpretações. Os instrumentos são escolhidos de acordo com a sua sonoridade para se obter um melhor resultado a cada novo trabalho. "Tocar em cópias de instrumentos musicais dos períodos da história da música ocidental é parte da pesquisa que o Quinta Essentia desenvolve: uma performance historicamente orientada da música para quarteto de flautas doces além da busca de diferentes timbres, efeitos e técnica aliados ao trabalho de investigação e preparação do repertório contemporâneo para flauta doce" diz Renata.

Flauta Doce Quadrada, como assim?
O grande questionamento do público ao assistir uma apresentação do Quinta Essentia é sobre as flautas doces quadradas usadas pelo quarteto. Pioneiros no Brasil com o uso desse novo formato do instrumento, o Quinta Essentia possui o maior consort de flauta doce quadrada no Brasil.

A flauta quadrada é resultado da pesquisa do construtor alemão Herbert Paetzold. Na literatura da flauta doce existem instrumentos de diferentes tamanhos, que normalmente são cilíndricos. O luthier Herbert Paetzold construiu flautas quadradas como as correspondentes cilíndricas baseando-se no órgão de tubos. Os tubos do órgão funcionam como flautas. Existem órgãos em que os tubos internos são quadrados e feitos de madeira.

Partindo desse princípio, Paetzold construiu as square recorders. As flautas quadradas em relação as suas correspondentes cilíndricas são menores em comprimento e possuem uma resposta presente de articulação, o que proporciona um grande diferencial sonoro para interpretação da música moderna, contemporânea e popular brasileira.

Quinta Essentia
Completando cinco anos, um dos principais representantes da prática brasileira da flauta doce, o Quinta Essentia é fruto da experiência musical consolidada em festivais de música pelo Brasil.

Alfredo Zaine, Gustavo de Francisco, Guilherme dos Anjos e Renata Pereira levam adiante o desejo de aproximar a flauta doce do público brasileiro. Foi explorando com qualidade as possibilidades de um único instrumento que a flauta doce se tornou a essência do trabalho deste grupo.
Ganhador de diversos prêmios, lançou seu primeiro álbum em 2008. Após concertos e divulgação do “La Marca”, o Quinta Essentia realizou a sua primeira turnê Internacional em 2009. Em 2010 foi o primeiro quarteto de flautas doces brasileiro a se apresentar na China. Através dos trabalhos do Quinta Essentia é perceptível o resultado da pesquisa de repertório e interpretação solidificando a proposta de divulgar a flauta doce, seu repertório e novas composições elaboradas especialmente para essa formação, contribuindo para manter vivo um instrumento tão antigo e também a sua literatura.

SERVIÇO
“Flauta, Flautinha, Flautão”
Quinta Essentia Quarteto
11 de Junho – 11h00
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Entrada franca
Ingressos podem ser retirados de segunda a sexta, das 15h às 19h
Informações: 15 32058444

Dilma e Lula comentam morte de José Alencar

Tatuí realiza campanha para diagnosticar casos de Tuberculose

Réu é absolvido da acusação de homicídio

Nesta terça-feira, o Conselho de Sentença do Tribunal do Juri de Tatuí absolveu o réu Marcelo Roberto de Melo da acusação de que teria matado Leandro Rosa, conhecido como 'Meia-Dose', no dia 21 de novembro de 2003, por volta de uma hora da madrugada, no Posto Atlantic, na Avenida Ângelo Poles, no Morro Grande. A vítima foi alvejado com vários de tiros de arma de fogo.

O réu, que já havia sido impronunciado pelo Juízo local, teve seu julgamento determinado pelo Tribunal de Justiça, mas acabou sendo beneficiado pelo Ministério Público, que pediu sua absolvição por insuficiência de provas de autoria do crime. 

Programação do Conservatório para abril


terça-feira, 29 de março de 2011

Cetesb inaugura Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar em Tatuí

Estação Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar de Tatuí será a segunda a ser instalada na região

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) inaugura em Tatuí, na próxima quinta-feira, dia 7, às 10h, na Escola Técnica Dr. Gualter Nunes, mantida pela Prefeitura de Tatuí, através da Fundação Educacional Manoel Guedes, uma “Estação Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar”.

Localizada no Bairro Valinho, na Rua Ruy Barbosa, nº 601, segundo relatório de instalação da Cetesb, a escola é propícia para abrigar a estação por estar em uma região topograficamente alta, no oeste do município e, assim, atende aos critérios técnicos e objetivos propostos para o monitoramento.

A estação de monitoramento será possível em Tatuí devido aos requisitos exigidos para o licenciamento ambiental da multinacional de vidros Guardian, expedido pela Cetesb. Apenas 17 municípios têm monitoramento semelhante no interior do Estado. Tatuí será a 18ª cidade e a primeira do sudoeste paulista, excluindo Sorocaba, a contar com o equipamento.

Após a instalação, a cidade passará a oferecer os boletins horários sobre os índices da qualidade do ar no município e em áreas próximas. “A aferição servirá para a prevenção da degradação da qualidade do ar e, assim, evitar efeitos adversos sobre o bem estar da população”, explica Geraldo Ribeiro de Andrade Neto, engenheiro ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Castração de animais será realizada nos dias 9 e 10 no Tanquinho e Santa Rita


No mês de abril a Secretaria Municipal de Saúde realizará a castração de animais domésticos nos bairros Jardim Santa Rita de Cássia e Tanquinho. A ação de saúde será das 8h às 17h, nos dias 9 e 10 de abril, na EMEF Professora Magaly Azambuja de Toledo. Os donos de cães e gatos devem levar os animais até a escola para a realização da castração.

Segundo o veterinário Evaldo Campos, do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, trabalharão na castração 8 funcionários da secretaria e 10 funcionários da equipe terceirizada coordenada pelo veterinário Gustavo Sato. O bairro foi escolhido pelo tamanho da população, pois, juntos, Santa Rita e Tanquinho, somam cerca de 11 mil habitantes.

Evaldo Campos também afirma que, estatisticamente, a média é para que a cada quatro pessoas exista um animal doméstico. Em uma população de 11 mil pessoas, a estimativa é de 2.750 animais. Porém, a castração será realizada apenas em animais domésticos, não abrangendo os soltos sem dono nas ruas.

Mapa Cultural Paulista


Vera Holtz prestigia estreia de Ney Latorraca


Do EGO, em São Paulo

A estreia da peça "A escola do escândalo" no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro, na sexta, 25, reuniu uma plateia estrelada. Maitê Proença, Miguel Falabella, Diogo Vilela, Vera Holtz. Francisco Cuoco e outros atores apareceram para prestigiar Ney Latorraca e Maria Padilha, estrelas do espetáculo.

Base da Guarda Municipal no Bairro Enxovia começa a funcionar


Finalmente, a nova Base Comunitária da Guarda Civil de Tatuí no Bairro Enxovia começou a funcionar nesta segunda quinzena de março. Com 8 guardas municipais que atuam 24 horas por dia em rondas diárias, eles atuarão em ações para o planejamento e execução de projetos de guarda comunitária e registro de ocorrências.

A base tem como responsável o subinspetor Marcos Sebastião de Arruda e está localizada na Estrada Municipal José Gregóri, próximo à UBS (Unidade Básica de Saúde) José Celso Nogueira. Para acioná-la o telefone é 199.

Segundo o inspetor Fábio Luciano Leme, pela distância, uma ocorrência no Bairro Enxovia demorava 15 minutos para ser atendida. Com a nova base, a média calculada para o atendimento é de cinco minutos ou até menos, caso o local seja próximo da base.

A Guarda Civil na Enxovia também atuará de forma preventiva, primeiramente cadastrando moradores e comércios para a identificação de quais projetos de guarda comunitária serão realizados no bairro, como de conscientização para segurança e contra drogas, formando uma “ligação efetiva” entre a guarda e a comunidade, conforme diz o inspetor.

A falta de segurança no bairro foi tema de matéria na TV Tem e, pouco tempo depois, homem nela entrevistado foi assassinado juntamente com seu filho por três elementos de Itapetininga.

O Programa “Base Comunitária” da Guarda Civil Municipal de Tatuí também possui extensão no Distrito de Americana e no Jardim Santa Rita de Cássia.

Tatuí terá R$ 1,8 milhão para a construção de três novas creches

Gonzaga assinou os convênios que garantem mais 360 vagas em creches

A Prefeitura de Tatuí vai receber verba federal para construir creches. A cidade foi selecionada dentro do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para construção de três unidades.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo esteve na quarta-feira, dia 23, em Brasília, onde assinou com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a presidente Dilma Rousseff, os convênios.

A Secretaria da Educação fez o pedido por meio do programa Pró-Infância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação. O valor estimado para cada unidade é de R$ 615 mil, totalizando R$ 1,8 milhão.

As obras devem ser feitas no Jardim Planalto, Jardim América (atendendo também o Jardim São Conrado) e no Centro (na Avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo). Ao todo, as três unidades devem abrigar 360 crianças. Cada unidade terá 564 m2 de construção.

Jazz Combo convida Sizão Machado para estreia de temporada


Contrabaixista reconhecido internacionalmente apresenta-se em Tatuí no dia 5 de abril

O Conservatório de Tatuí apresenta na terça-feira, dia 5 de abril, a estreia de temporada da Jazz Combo. O show será às 20h30, com solos do contrabaixista Sizão Machado e coordenação de Paulo Flores, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.

O contrabaixista Sizão Machado é reconhecido internacionalmente por ter participado da gravação de mais de uma centena de discos com os mais variados artistas nacionais e internacionais, entre eles nomes como os de Elis Regina, Chico Buarque, João Bosco, Djavan e Chet Baker.

Para a primeira apresentação desta temporada, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresentará obras do próprio Sizão Machado (“Anu Preto”), além de Dave Holland (“Up Swing”), Moacir Santos (“April Child”), Paulo Flores (“Nina” e “Paolla”), Ion Muniz (“Boa Nova”) e Guilherme Vergueiro (“Love, Carnaval and Deams”).

Nascida com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros.

Sizão Machado
Criador de uma linguagem musical única, que vai muito além do universo de seu instrumento, o contrabaixista Sizão Machado é reconhecido internacionalmente, por suas atuações ao lado de Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Jim Hall, Chico Buarque, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento, Dionne Warwick, Ivan Lins, Joyce, Flora Purim e Airto Moreira, Roberto Menescal, Noite Ilustrada, Jean & Paulo Garfunkel, Família Jobim, Paulo César Pinheiro, Paul Winter, Hendrick Merkins e muitos outros, imprimindo sempre a sua marca por onde toca. A concepção, a rítmica, as harmonizações “violonísticas” transpostas para o contrabaixo, aliadas a um extremo bom gosto e sofisticação, fazem com que seu estilo inconfundível seja reconhecido em qualquer gênero musical. Sizão Machado participou da gravação de mais de uma centena de discos com os mais variados artistas nacionais e internacionais. Em junho de 2007 gravou o CD Worlds Together, com os saxofonistas Jerry Bergonzi e Billy Pierce, o baterista Bob Kaufman e o guitarrista Lupa Santiago com quem fez shows em Boston, nos EUA. Participou também do Festival de Spoletto, em Charleston, na Carolina do Sul e gravou o novo trabalho de Paul Winter (Crestone), ganhador do Grammy de melhor álbum categoria New Age de 2008. Com o saxofonista realizou shows no Clearwater Festival e um concerto na Catedral de Saint John The Devine, em Nova York. Com os contrabaixos elétrico e acústico gravou todas as faixas do álbum Randy in Brasil, do trompetista Randy Brecker, produzido pelo maestro Ruriá Duprat, ganhador do Grammy 2009 na categoria Jazz Contemporâneo. Como professor Sizão Machado realizou diversas oficinas, pelo Brasil e pelo mundo, como o workshop Contrabaixo e percussão – ao lado de Jamey Haddad – na Professional Children’s School, Departamento Acadêmico da Giulliard School de Nova York e o curso Música Brasileira, estágio avançado, no Conservatório de Música Rítmica em Copenhague, Dinamarca. Atualmente ministra aulas de sensibilização musical, prática de conjunto e instrumento na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim – Santa Marcelina, na Faculdade Souza Lima/Berklee, no Conservatório Souza Lima e participa de bancas bimestrais na Faculdade Santa Marcelina. Ainda como professor, participa dos cursos do SLCE – Souza Lima Convênio de Ensino, ministrando aulas de especialização para professores de música de diferentes estados do país.
Atualmente, apresenta seu trabalho com formações variadas ao lado de grandes instrumentistas e acompanha as apresentações e gravações do Quinteto Sambazz, Terrêro de Jesus, Regra de Três, Lumina, Renato Braz, Dori Caymmi, Celso Viáfora, Wilson das Neves, Heraldo do Monte e Alessandro Penezzi. Em seu novo trabalho, Sizão faz em 2010 uma homenagem ao grande maestro Moacir Santos com o concerto “A bênção, Maestro”. Acompanhado por um quinteto – Edson Santanna (piano), Carlos Ezequiel (bateria), Daniel D’Alcântara (trompete), Josué dos Santos (saxofone) e Pirulito (percussão) –, o repertório traz arranjos escritos pelo próprio contrabaixista Sizão Machado. A estréia aconteceu em Mendoza, na Argentina, durante o Festival de Jazz San Vicente, em Godoy Cruz.

SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Sizão Machado, contrabaixo
Paulo Flores, coordenação
05 de abril - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 15h às 19h, e nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 32058444 / www.conservatoriodetatui.org.br
Informações à imprensa: 15 32058464 / 96131922

Morre, aos 79 anos, o ex-vice-presidente José Alencar | Jornal Correio do Brasil

Morre, aos 79 anos, o ex-vice-presidente José Alencar | Jornal Correio do Brasil

segunda-feira, 28 de março de 2011

Uma artista de várias paixões

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Do Diário do Nordeste - De passagem por Fortaleza, Vera Holtz  mostrou uma faceta pouco conhecida do grande público. A atriz, que viveu a Candê de "Passione", é colecionadora de peças de design, louca por decoração e confessou que anda se arriscando como escritora

Vera Holtz conseguiu uma brecha na agenda para participar do Design Day, evento que aconteceu na última terça, dia 15, na Loja Ouvidor Interiores, e que abordou a importância do papel do design, possibilitando uma troca de experiências entre profissionais da área e admiradores.

Simpática, Vera falou da carreira e dos novos projetos. "Ler é uma das minhas grandes paixões e eu venho acompanhando o projeto Grandes Escritores desde o ano passado".

O contato com a literatura começou na adolescência, mas a veterana confessa que nunca tinha amadurecido a ideia de um dia publicar seus textos. "Sempre escrevi em meus diários desde muito nova. Mas é algo novo pra mim. Me sinto mais à vontade na hora de representar o que leio. Mas aqui e acolá, eu me arrisco sim como autora", revelou.

Natural de Tatuí, São Paulo, Vera saiu de casa aos 18 anos e rompeu uma tradição de educadores da família ao escolher a carreira artística e dizer "não" à maternidade. No início, sem muito acesso ao teatro profissional, chegou a trabalhar como radialista e foi professora de matemática. Mudou-se para a capital e teve a oportunidade de estudar na Escola de Artes Dramáticas da USP. A partir daí, em 1979, entrou no circuito profissional da dramaturgia com a peça "Rasga Coração", que marcou o retorno à liberação da palavra no País com o fim da ditadura militar.

Nesse período, Vera Holtz ainda não pensava em fazer televisão. Apaixonada pelo teatro, não conseguia se ver fazendo outra coisa: "Não tinha outro lugar em que queria estar a não ser o palco, representar, improvisar, e sentir aquela resposta imediata do público. Não tem ganho maior para um ator".

A estreia na TV aconteceu apenas em 1989, com a novela "Que Rei Sou Eu?". Desde então, são mais de 27 trabalhos entre novelas, minisséries e participações no cinema. Após 21 anos conciliando palco e folhetins, Vera decidiu priorizar os trabalhos na telinha. Hoje, ela diz fazer peças bem pontuais, de curta temporada.

Versátil, Vera também já se aventurou na música. A atriz, que já fez um curso de piano, diz que "música não se limita a ser só um som ambiente, mas também é uma grande arte". Embora não se envolva diretamente em trabalhos nessa área, ela se diz emocionada por ser madrinha de uma banda de metais em Tatuí, que integra jovens de 6 a 18 anos.

Novos projetos

Após "Passione", a global confessa que se deu férias. No momento, não pensa em fazer novelas, já que esse tipo de produção toma-lhe muito tempo e acaba tirando muito de suas energias por ter que fazer laboratório e entrar de cabeça em cada personagem. "Nesse momento estou voltada para meus projetos de decoração e literatura!", afirmou.

Sobre esse lado literário, Vera está dedicada 100% ao projeto "Grandes Escritores", que tem o objetivo de viajar pelo Brasil levando vários autores às escolas, apresentando aos estudantes as mais importantes obras brasileiras. A veterana atua como mediadora desses encontros.

'Cidade Limpa' recolhe toneladas de lixo e entulho no primeiro dia

Muitos moradores aproveitaram para descartar objetos que há muito tempo estavam guardados
Da Redação / TV Tem


Toneladas de lixo e entulho foram recolhidas nesta segunda-feira, em Tatuí, em mais uma edição da campanha Cidade Limpa. Muitos moradores aproveitaram para descartar objetos que há muito tempo estavam guardados. A ação é fruto de uma parceria entre a TV Tem e as prefeituras da região.

Os caminhões começaram a circular pelas ruas do centro da cidade logo cedo. De saco em saco, de lata em lata, eles ficaram cheios em pouco tempo. Nas calçadas, em frente as casas, os moradores foram colocando tudo aquilo que não tinha mais utilidade. Até um filtro de piscina, que o morador não sabia onde jogar e guardava em casa há muito tempo, foi recolhido pelos funcionários da Prefeitura.

A campanha começou bem em Tatuí. Nas três primeiras horas, foram recolhidas seis toneladas e meia de lixo. O objetivo é ajudar os moradores a retirar de casa peças, móveis e materiais velhos que não são mais usados e estão jogados no quintal podendo se transformar em foco de doenças.

Acidente na 'Castello' mata um homem

Do G1 SP

Um homem morreu e seis pessoas ficaram levemente feridas em acidente entre uma carreta e um ônibus por volta das 3h50 desta segunda-feira (28) no km 122 da Rodovia Castello Branco, em Boituva.

De acordo com a concessionária responsável pelo trecho, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados para fazer o resgate das vítimas. O homem morreu no local do acidente. Duas pessoas foram levadas para o Hospital Geral de Sorocaba, três para o pronto-socorro de Tatuí e uma para o pronto-socorro de Boituva.

Coop de Tatuí anuncia posto de combustíveis

A Coop de Tatuí está diferente do que foi há um ano. Uma ampla galeria já conta com agência bancária (Bradesco), casa lotérica, restaurante, quiosques e lojas diversas. O estacionamento foi asfaltado (era de concreto). A próxima novidade pode ser um posto de combustíveis. Segundo o jornal on lineDCI - Comércio e Indústria, 'seguindo as redes de grande porte, a Cooperativa de Consumo (Coop), com unidade localizadas no Grande ABC e interior, também anunciou que entrará no segmento. A princípio, a rede prevê a abertura de três postos neste ano, com investimento de R$ 3 milhões. Dois deles - Capuava, em Santo André, e Tatuí, no interior de São Paulo -, dependem apenas de aprovação das prefeituras e a bandeira dos pontos ainda dever ser definida'.

E segue: 'Conforme o presidente da Coop, Antonio José Monte, o retorno é uma retribuição à fidelidade do cooperado, que garantiu uma boa performance da rede no mercado, haja vista que o fornecimento bruto em 2010 alcançou o total de R$ 1,522 bilhão, índice de 11,79% superior ao R$ 1,361 bilhão registrado em 2009. "A melhora do poder aquisitivo da população, principalmente das classes D e E, somada às diversas ações da empresa, contribuiu para o resultado positivo e a nossa entrada em novos players do mercado", enfatiza o presidente que ainda prevê investimento para novas lojas.'

domingo, 27 de março de 2011

Vera Holtz no Design Day

De O Povo on line

A Ouvidor Interiores promoveu o Design Day, e na véspera uma avant-première para a imprensa, também com a presença da atriz Vera Holtz (foto), amante declarada de peças de design, e dos designer Zanini de Zanine (esq) e Guilherme Torres (dir). Super simpática, Vera usava um básico pretinho do Lino e ficou toda faceira quando elogiei, “comprei quando estive aqui a última vez em turnê no teatro”. Logo depois coloquei os dois na linha, que se derreteram de carinho. Já Alexandre Jereissati, dono da loja, apresentou belas novidades, mas me disse que muitos profissionais precisam de reciclagem, “alguns medalhões estão ultrapassados”, declarou o empresário.

E quem também promoveu evento de design foi o Del Paseo. A mostra 100% Design apresentou pequenos espaços assinados por badalados nomes do mercado local e duas das melhores lojas da cidade, Galpão D e Adroaldo Tapetes, se destacavam nos cenários com belas peças. O coquetel de abertura, com convidados de Omar Albuquerque, contou com a presença de Valderzei e Andre Wanderley com Neuma Figueiredo, e mais Adroaldo Carneiro, Daniele Valente, Cecília Nóbrega, Erika e Assis Martins, Dora São Bernardo, Fábio Timbó, Roberta Fontelles, Marana Figlioulo e muitos outros.

Tatuí cai para 208º lugar no ranking do Estado

Do jornal O Progresso de Tatuí,
edição de 27.03.2011

Estudo divulgado nesta semana indica que Tatuí ocupa a 208ª posição no ranking de riqueza dos municípios do Estado. O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) é elaborado pela Fundação Seade e pela Assembleia Legislativa. Nesta edição, apresenta estatísticas referentes ao ano de 2008.

Os parâmetros gerais avaliados são a riqueza municipal, a escolaridade e a longevidade da população. No ano de 2000, quando o IPRS foi divulgado pela primeira vez, Tatuí ocupava a 188ª posição. Nas duas edições seguintes, de 2002 e 2004, o município melhorou, ganhando 17 posições. Mas, em 2006, regrediu, figurando na 177a posição.

Conforme os resultados obtidos pela pesquisa, os 645 municípios paulistas são classificados em cinco grupos, sendo que quanto mais próximo do grupo 1, melhor é a avaliação obtida. Embora ocupe uma posição intermediária no ranking estadual, Tatuí foi incluída no grupo 5, o que significa que a riqueza, a escolaridade e a longevidade são consideradas baixas. Nas quatro primeiras edições do estudo, o município estava no grupo 4, caracterizado por baixa riqueza, mas com níveis de escolaridade e longevidade intermediários.

O primeiro parâmetro utilizado no estudo é chamado de “indicador sintético de riqueza municipal”, que é o resultado da análise de quatro indicadores econômicos. Cada um deles é avaliado e recebe uma classificação que varia de 1 a 100.

A seguir, aparece a lista com os indicadores e, entre parênteses, a nota obtida por Tatuí em 2008: consumo de energia elétrica nas residências (nota 36), consumo de energia elétrica nas instalações comerciais, agrícolas e de prestação de serviços (48), rendimento médio dos trabalhadores com carteira assinada (61) e, por fim, o valor adicionado fiscal – soma do valor das saídas de mercadorias com o valor dos serviços prestados, subtraído o valor de entrada de mercadorias (nota 49).

O salário médio dos trabalhadores com carteira assinada, por exemplo, teve melhora ao longo dos oito anos. Um trabalhador que, em 2000, recebia R$ 1.035, no ano de 2008 tinha rendimento mensal de R$ 1.367.

Já o consumo de energia elétrica nas residências se manteve praticamente estável. Em 2000, cada residência consumiu, em média, 2,2 MWs. Nos seis anos seguintes, o consumo foi reduzido para 1,8 MWs e, em 2008, atingiu 1,9 MWs.

Os outros dois parâmetros da avaliação são as taxas de escolaridade e longevidade da população, também classificadas de 1 a 100. O IPRS indica que Tatuí vem melhorando a situação em ambos os indicadores.

No período entre 2000-2008, a nota da taxa de escolaridade foi de 41 para 66. Dentre as causas para esse desempenho, o fato de que, na ocasião, apenas 55,5% da população com idade entre 18 e 19 anos havia concluído o ensino médio.

A taxa de longevidade teve desempenho semelhante. A avaliação passou de 63, em 2000, para 71, em 2008. Um dos itens observados para avaliar a longevidade da população é a taxa de mortalidade infantil, que é o número de óbitos de crianças com menos de um ano de vida para cada mil nascidos. Em 2008, esta razão atingia a marca de 13,7.

Em comparação com as edições anteriores da pesquisa, Tatuí apresentou melhoras em praticamente todos os aspectos. A única exceção é a riqueza municipal, que, em 2000, iniciou a série com nota 47. Dois anos mais tarde, houve queda de oito pontos. Mas, a partir de 2004, voltou a crescer, atingindo nota 42 naquele ano, 44 em 2006 e a atual avaliação, de 45.

Na análise destes resultados, surge uma contradição, porém: no período entre 2006 e 2008, Tatuí apresentou melhora em todos os três itens avaliados e, mesmo assim, sua posição no ranking caiu 31 posições. Da mesma forma, de 2006 para 2008, a cidade piorou a sua classificação no sistema de grupos, passando do quarto para o quinto.

O Instituto Legislativo Paulista (ILP), vinculado à Assembleia Legislativa, possui uma explicação para esta contradição. O fato se deve, de acordo com o ILP, à comparação entre os municípios, já que o estudo não considera apenas o crescimento de cada um de forma isolada. Assim, a taxa de crescimento apresentada por Tatuí ficou abaixo da “média geral”.

“Praticamente todos os municípios tiveram crescimento, e se a posição de Tatuí piorou no ranking, é porque os outros cresceram ainda mais”, afirmou Mara Baudacci, assessora do ILP. Com muitos municípios apresentando crescimento, os critérios para a classificação em grupos também teriam se tornado mais rígidos. Isso explica a queda de Tatuí do quarto grupo para o quinto. “O crescimento está nivelando os municípios ‘por cima’ e, com isso, as exigências para cada grupo também aumentaram”, explicou Mara.

O prefeito municipal Luiz Gonzaga Vieira de Camargo informou que, até o momento, ainda não foi feita uma análise completa dos resultados da pesquisa. “É preciso ter muito cuidado com este tipo de pesquisa, pois envolve números de muitas áreas diferentes do governo”, explicou Gonzaga.

O que já é possível adiantar, segundo o prefeito, é que, durante os dois anos que se seguem ao resultado da pesquisa (2009 e 2010), algumas melhoras foram já registradas pela própria administração. Neste caso, quando uma nova pesquisa for divulgada, provavelmente com base nos resultados de 2010, a classificação de Tatuí venha a melhorar no ranking.

A taxa de mortalidade infantil pode ser usada como exemplo. Conforme os dados da pesquisa, em 2008, ela estava em 13,7 óbitos para cada mil bebês com até um ano. Já em 2010, segundo dados da Prefeitura, esse número caiu para 9,7.

No dia 23 de fevereiro deste ano, a redução da taxa foi celebrada com homenagem aos funcionários da rede municipal da Saúde.

Projeto Cidade Limpa começa na segunda-feira em Tatuí

Tatuí é o primeiro município da região a receber o projeto neste ano. Confira a programação de limpeza nos bairros
Da Redação / TV Tem

Começa na segunda-feira, 28, o projeto Cidade Limpa, uma parceria entre a TV Tem e as cidades da região. A primeira a ser visitada pelos caminhões da limpeza é Tatuí.

Haverá uma escala de coleta e a Prefeitura de Tatuí solicita aos munícipes que a obedeçam para que a cidade não fique suja ou com entulhos nas ruas. O município foi dividido em sete setores. Em cada dia da semana, será feita a coleta em uma determinada região da cidade.

Programação
Na segunda-feira, dia 28, será atendida a região central da cidade. Haverá coleta nas ruas centrais e na rua São Bento, além dos bairros Alto do Santa Cruz, Vila Menezes, Vila Primavera e Jardim Rosa Garcia 1.

Na terça-feira, dia 29, haverá coleta nos bairros: Jardim São Paulo, Jardim Junqueira, Vila Dr. Laurindo, Jardim Paulista, Jardim Lírio, Jardim Colina Verde, Jardim Bela Vista, Distrito de Americana, Parque Três Marias, Jardim Palmira, Jardim Manoel de Abreu e Vila Jurema.

Na quarta-feira, dia 30, a coleta será realizada no Valinho, Jardim XI de Agosto, Jardim Santa Emília, Jardim Fundação Manoel Guedes, Inocoop, Jardim Mantovani, Jardim Fátima, Village Vitoria, Jardim Andrea Ville I e II, Jardim Saba e Jardim São João.

Na quinta-feira, dia 31, serão atendidos os bairros: Vila São Paulo, Vila Esperança, Vila Brasil, Nova Tatuí, Residencial Alvorada, Parque Lincoln, CDHU "Orlando Lisboa", Jardim Wanderley, Residencial Atlanta, Jardim Planalto, Vila São Cristóvão, Jardim Perdizes, Vila CESP, Jardim Tóquio, Residencial Ecopark, Vila Angélica, Jardim Aeroporto e Jardim Gonzaga.

Na sexta-feira, dia 1º de abril, a coleta será realizada nos bairros: Jardim Rosa Garcia 2, Vila Ezequiel, Vila São Lázaro, Residencial San Marino, Jardim Primavera, Parque San Raphael, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Gramado, Vila Santa Luzia, Jardim Thomas Guedes, Jardim América e Jardim São Conrado.

No sábado, dia 2, a coleta será nos bairros: Condomínio Gaioto, Residencial Astória, Rio das Pedras, Bairro dos Fragas, Vale dos Lagos, Portal das Nogueiras, Enxovia, Jurumirim, Lopesco, Bairro dos Oliveiras, Bairro dos Mirandas, Guaxingu e Congonhal.

Projeto Cidade Limpa
Desde 2003, onze mil toneladas recolhidas e 21 milhões de pessoas foram beneficiadas com o projeto Cidade Limpa. O objetivo é motivar a comunidade na melhoria da qualidade de vida e da proteção ao meio ambiente.

Renata é caloura no curso de Medicina na USP de Ribeirão Preto


sábado, 26 de março de 2011

Dia mundial da água em Tatuí

Laércio Diniz rege Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí dia 20 de abril

Concerto integra projeto ‘Maestro Capemisa’, que leva música clássica para todo país

O Teatro Estadual Procópio Ferreira recebe no dia 20 de abril, véspera de feriado, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O concerto, com início às 20h30, integra o Projeto Maestro Capemisa de música clássica, que realizará este ano uma série de concertos em diversos estados do Brasil com as melhores orquestras sinfônicas profissionais do país. Na temporada de 2011, as orquestras participantes serão regidas pelo diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz.

Com o patrocínio da Capemisa Vida e Previdência, o projeto tem como objetivo principal popularizar a música clássica e descentralizar os patrocínios promovendo concertos não só em uma ou duas cidades, mas em vários estados do Brasil. O regente Laércio entrará na programação como convidado e as orquestras participantes terão os custos do maestro pagos pela seguradora,o que permitirá que o evento seja estendido para além do eixo Rio-São Paulo.
O concerto de abril terá repertório de música francesa: L. Delibes (Suite "Le Roy s'amuse"); C. Saint-Säens (Concerto nº 1 para violoncelo e orquestra); G. Fauré (Suite 'Peleas e Melisande", op. 80); e G. Bizet (Suíte "A Arlesiena" nº 2).
O concerto terá ainda a participação especial do violoncelista Mauro Brucoli.
Estão ainda na lista do projeto 2011 as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Brasilia, Belo Horizonte, Salvador, Recife, João Pessoa e Manaus.

Maestro Laércio Sinhorelli Diniz
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Diniz foi bolsista do governo alemão (DAAD) tendo aulas, entre outros, com Saschko Gawriloff (Spalla da Orquestra Filarmônica de Berlin) e com o prestigiado quarteto de cordas “Amadeus” em Colônia. Na Alemanha foi professor de violino e trabalhou entre outras com a Heidelberger Kammerorchester tendo atuado como spalla e solista e realizando em cinco anos mais de 500 concertos por todos os países da Europa ocidental.
De volta ao Brasil em 1995, ingressou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Formou e dirigiu vários grupos de musica de câmara com os quais tem mais de 10 CDs gravados e realizou concertos na Alemanha e na América do Sul com estes grupos. Foi professor de violino dos mais importantes festivais internacionais de música no Brasil e professor de violino da Faculdade FMU/FAAM.
Em 2005, inicia sua carreira como Regente, tendo como mestres Abel Rocha, Roberto Tibiriça e Isaak Karabchewsky. maestro e diretor artístico da "Orquestra do Pateo do Colégio”, Regente Adjunto da Orquestra HSBC. Maestro e diretor musical do Festival internacional de São José do Rio Preto. Diniz apresentou-se como Spalla e maestro adjunto da Bachiana Chamber Orchester nos mais importantes teatros do Brasil.
Em 2008 fez sua estréia internacional como maestro no Carnegie Hall em Nova York voltando no ano seguinte à mesma cidade para reger no Lincoln Center tendo como Solistas o pianista de Jazz David Brubeck com grande sucesso de público e crítica. Regeu também artistas como Arthur Moreira Lima, Milton Nascimento, João Carlos Martins, Diana King e Cris Brubek. Em 2010 regeu as óperas “A Flauta Mágica”, de Mozart e “La Serva Padrona”, de Pergolesi e foi convidado para gerenciar a orquestra da Companhia de Ópera Brasileira do maestro John Neschling. Em 2011 foi convidado para reger a produção da ópera “Carmen”, de Bizet.

Serviço
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Laércio Diniz, regente
Mauro Brucoli, cello
Quarta-feira – 20 de abril – 20h30
Rua São Bento, 415 - Tatuí-SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados)
F: 15 32058444

Para o prefeito de Tatui o hospital de Sorocaba irá refletir em nossa re...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Mãe salva bebê de engasgamento graças a telefonema

Bombeiro deu instruções pelo telefone até chegada do socorro

Pedro Carlos Leite / TV TEM

Uma mãe conseguiu salvar seu bebê de 21 dias que estava engasgado graças a instruções dos bombeiros. A criança se engasgou enquanto mamava e a mãe telefonou para os bombeiros para pedir socorro. Enquanto a viatura se deslocava, a mãe seguiu as orientações e conseguiu salvar a criança, que já estava bem quando os bombeiros chegaram à residência. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (25), no Bairro Morro Grande, em Tatuí.

Ensaio Magazine deste mês traz piano Steinway na capa

A capa da revista Ensaio Magazine deste mês traz detalhe do novo piano Steinway&Sons doado pelo Banco Itaú ao Conservatório de Tatuí.

O piano é considerado um "sonho de consumo" pela maioria dos grandes pianistas da atualidade.

FAESB promove 2º Seminário de Tecnologia

A Faculdade Santa Bárbara de Tatuí realiza no dia 31 de março, quinta-feira, a partir das 9h, mais uma palestra em seu 2º Seminário de Tecnologia, cujo tema será "Gestão de Software Ágil - Scrum". A palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3259-4024.

Fonte: Redação Central de Rádio

Padaria Artesanal atenderá pessoas assistidas pelo CREAS em projeto social

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), inaugurou na quinta-feira, dia 24, no Pólo Avançado de Assistência Social, no Vale da Lua, um espaço culinário onde serão ministradas aulas para a população em vulnerabilidade social assistida pelos projetos sociais da secretaria. Denominado “Mãos que Criam”, este projeto já desenvolveu diversos cursos de capacitação como o de bijuterias e de cabeleireiro. Esta iniciativa vem para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, proporcionando também uma forma de geração de renda. Durante a solenidade, que visava a abertura do curso de Panificação Artesanal, o secretário e vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos referiu-se ao espaço como um “mundo de sonhos”. Inicialmente, o espaço terá aulas de panificação ministradas por Arlete Ananias, envolvida com o curso desde a fundação do Fusstat, com duas turmas de 18 pessoas, tendo aulas semanais durante dois meses. A ideia é que, ao final do curso de panificação, os outros fornecidos pela culinária solidária do Fusstat como bolos confeitados, docinhos, salgadinhos e tortas sejam desenvolvidos no espaço. Maria José Vieira de Camargo, presidente do Fusstat, também discursou enfatizando as cerca de 2 mil pessoas formadas no curso de panificação e deu a largada para a aula através de uma breve apresentação dos objetivos do Padaria Artesanal, que proporciona a produção de pães com utensílios domésticos, ou seja, sem necessidade de máquinas industriais, além de abordar a história do pão e pontos básicos para a produção e venda do produto.Vera Lúcia Mendes Sousa, aluna do curso no pólo avançado, diz estar em busca de uma fonte de renda em que possa trabalhar em casa e que sempre teve vontade de aprender a fazer pães. Através do curso ela pretende conciliar trabalho e família, já que cuida de um irmão deficiente.

Banco Itaú doa Steinway ao Conservatório de Tatuí




Os pianos Steinway apontam para um anacronismo único em nosso mundo moderno. A marca é absolutamente clássica entre pianistas e músicos do mundo todo. Na era em que a imagem do instrumentista é aliada à marca, 95% dos grandes pianistas da atualidade optam pela Steinway&Sons. O mestre Mozart, em carta de 17 de outubro de 1777 endereçada a seu pai diz, sobre os pianoforti fabricados por Stein: “qualquer que seja a maneira com que toco as teclas o som é sempre uniforme. Nunca é estridente, nunca é mais forte ou mais fraco ou inteiramente ausente. Em uma palavra, é uniforme”. Mais recentemente e na música “midiática”, o instrumento também foi o preferido de John Lennon, Diana Krall e Elton John tem o seu.

A introdução contextualiza a importância da doação oficializada neste mês de março pelo Banco Itaú – Família Setúbal ao Conservatório de Tatuí. Resultado de contato do diretor executivo Henrique Autran Dourado iniciado com o Itaú Cultural e finalizado com a família Setúbal, o piano Steinway Grand Concert D está no teatro “Procópio Ferreira” e integra o acervo de 71 pianos do Conservatório, 30 dos quais adquiridos nos últimos dois anos. Após quase 57 anos de funcionamento, o Conservatório de Tatuí passa a contar com a segunda unidade do modelo – o primeiro foi doado no ano de 2007.

A diferença entre o instrumento doado pelo Itaú e os demais não é somente o modelo da desejada marca. É a qualidade do próprio piano, avaliado pelos professores e pianistas Cris Blóes e Juliano Kerber, e cuja sonoridade foi elogiada.

“Desnecessário é dizer que seu uso será de extrema valia para solistas, professores e alunos, que finalmente poderão chegar ao tão ambicionado sonho de poder tocar em um Steinway de Concerto”, afirmou o diretor executivo Henrique Autran Dourado em carta agradecimento encaminhada a Alfredo Setúbal. Um concerto especial, com um solista de renome, deverá ser realizado para a inauguração solene do instrumento.

Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, afirmou após a montagem do instrumento no teatro do Conservatório de Tatuí: “ficamos felizes em saber da importância e do impacto positivo da nossa doação, principalmente se tratando dessa tão importante casa da arte e da música em nosso Brasil”.

O Conservatório de Tatuí foi escolhido pelo Banco Itaú para receber o instrumento por causa de sua excelência de ensino e seriedade na atuação cultural no país. Outra razão foi a ligação da família Setúbal, proprietária do banco, com o município. O patriarca Paulo Setúbal – romancista de sucesso e membro da Academia Brasileira de Letras – nasceu em Tatuí e muitas de suas obras têm a cidade como cenário.

Com a chegada do novo Steinway Grand Concerto D, novas possibilidades de estudos e apresentações se abrem ao Conservatório de Tatuí. Mais do que isso, a instituição amplia seu aparato instrumental e não seria exagero dizer, seu apelo sentimental. Afinal, conforme registrado na tese “O Intérprete-Pianista no Fim do Milênio”, apresentada por Silvio Ricardo Baroni como cumprimento do doutorado em artes na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (de cuja banca participou o diretor Henrique Autran Dourado), a ligação de um piano Steinway com os instrumentos é caso eterna: “morrerei com meu Steinway!”, afirmou Giuliano Montini.

Steinway & Sons

Steinway & Sons foi fundada em 1853 pelo imigrante alemão Henry Engelhard Steinway num galpão em Manhattan, Nova York. Henry era um mestre marceneiro especializado na fabricação de armários e construiu seu primeiro piano em 1836 na cozinha de sua casa em Seesen, Alemanha.

Quando fundou a Steinway & Sons, ele já havia construído 482 pianos. O primeiro produzido pela companhia, de número 483, foi vendido para uma família americana de nome Griswold, por quinhentos dólares e agora faz parte do acervo do Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Durante os 40 anos seguintes, Henry Steinway, juntamente com seus filhos, desenvolveu o piano moderno. A metade das 114 patentes da companhia foram desenvolvidas durante aquele período.

Os projetos revolucionários e o acabamento excepcional da Steinway tiveram logo seu merecido reconhecimento. A partir de 1855 os pianos Steinway receberam medalhas de ouro em várias exposições nos EUA e na Europa.

A companhia conquistou reconhecimento internacional em 1867 na Exposição de Paris, sendo premiada com a prestigiosa medalha “Grand Gold Medal of Honor”, pela qualidade de seus projetos e de sua fabricação. Era a primeira vez na história que uma empresa americana recebia tal prêmio. Os pianos Steinway logo se tornaram os instrumentos preferidos pelos membros da realeza e conquistaram o respeito e admiração dos maiores pianistas do mundo.

Com o falecimento do patriarca Henry em 1871, os filhos C.F. Theodore e William assumiram a empresa. C.F. Theodore, talentoso pianista, ficou responsável pela parte técnica da fabricação dos pianos e conquistou 41 patentes para a companhia, sendo uma em 1875, pelo moderno piano de cauda concerto. Cinco anos mais tarde entrou em funcionamento a fábrica de Hamburgo, Alemanha, e foi inaugurada a Steinway Haus, loja varejista na mesma cidade; outra loja foi aberta em Berlim em 1909.

Hoje são fabricados, aproximadamente, cinco mil pianos Steinway (de cauda e verticais) por ano. Mais de 95 % dos grandes pianistas em atividade (cerca de 1300) e conjuntos de música de câmara do mundo inteiro têm o título de “Steinway Artist”. Nenhum pianista é pago para fazer propaganda dos pianos Steinway. Cada “Steinway Artist” possui seu próprio Steinway e escolheu se apresentar tocando preferencialmente em pianos Steinway.