terça-feira, 29 de março de 2011

Jazz Combo convida Sizão Machado para estreia de temporada


Contrabaixista reconhecido internacionalmente apresenta-se em Tatuí no dia 5 de abril

O Conservatório de Tatuí apresenta na terça-feira, dia 5 de abril, a estreia de temporada da Jazz Combo. O show será às 20h30, com solos do contrabaixista Sizão Machado e coordenação de Paulo Flores, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.

O contrabaixista Sizão Machado é reconhecido internacionalmente por ter participado da gravação de mais de uma centena de discos com os mais variados artistas nacionais e internacionais, entre eles nomes como os de Elis Regina, Chico Buarque, João Bosco, Djavan e Chet Baker.

Para a primeira apresentação desta temporada, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresentará obras do próprio Sizão Machado (“Anu Preto”), além de Dave Holland (“Up Swing”), Moacir Santos (“April Child”), Paulo Flores (“Nina” e “Paolla”), Ion Muniz (“Boa Nova”) e Guilherme Vergueiro (“Love, Carnaval and Deams”).

Nascida com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental e de improvisação. Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos, os quais destacam de maneira marcante a cultura dos ritmos brasileiros.

Sizão Machado
Criador de uma linguagem musical única, que vai muito além do universo de seu instrumento, o contrabaixista Sizão Machado é reconhecido internacionalmente, por suas atuações ao lado de Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Jim Hall, Chico Buarque, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento, Dionne Warwick, Ivan Lins, Joyce, Flora Purim e Airto Moreira, Roberto Menescal, Noite Ilustrada, Jean & Paulo Garfunkel, Família Jobim, Paulo César Pinheiro, Paul Winter, Hendrick Merkins e muitos outros, imprimindo sempre a sua marca por onde toca. A concepção, a rítmica, as harmonizações “violonísticas” transpostas para o contrabaixo, aliadas a um extremo bom gosto e sofisticação, fazem com que seu estilo inconfundível seja reconhecido em qualquer gênero musical. Sizão Machado participou da gravação de mais de uma centena de discos com os mais variados artistas nacionais e internacionais. Em junho de 2007 gravou o CD Worlds Together, com os saxofonistas Jerry Bergonzi e Billy Pierce, o baterista Bob Kaufman e o guitarrista Lupa Santiago com quem fez shows em Boston, nos EUA. Participou também do Festival de Spoletto, em Charleston, na Carolina do Sul e gravou o novo trabalho de Paul Winter (Crestone), ganhador do Grammy de melhor álbum categoria New Age de 2008. Com o saxofonista realizou shows no Clearwater Festival e um concerto na Catedral de Saint John The Devine, em Nova York. Com os contrabaixos elétrico e acústico gravou todas as faixas do álbum Randy in Brasil, do trompetista Randy Brecker, produzido pelo maestro Ruriá Duprat, ganhador do Grammy 2009 na categoria Jazz Contemporâneo. Como professor Sizão Machado realizou diversas oficinas, pelo Brasil e pelo mundo, como o workshop Contrabaixo e percussão – ao lado de Jamey Haddad – na Professional Children’s School, Departamento Acadêmico da Giulliard School de Nova York e o curso Música Brasileira, estágio avançado, no Conservatório de Música Rítmica em Copenhague, Dinamarca. Atualmente ministra aulas de sensibilização musical, prática de conjunto e instrumento na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim – Santa Marcelina, na Faculdade Souza Lima/Berklee, no Conservatório Souza Lima e participa de bancas bimestrais na Faculdade Santa Marcelina. Ainda como professor, participa dos cursos do SLCE – Souza Lima Convênio de Ensino, ministrando aulas de especialização para professores de música de diferentes estados do país.
Atualmente, apresenta seu trabalho com formações variadas ao lado de grandes instrumentistas e acompanha as apresentações e gravações do Quinteto Sambazz, Terrêro de Jesus, Regra de Três, Lumina, Renato Braz, Dori Caymmi, Celso Viáfora, Wilson das Neves, Heraldo do Monte e Alessandro Penezzi. Em seu novo trabalho, Sizão faz em 2010 uma homenagem ao grande maestro Moacir Santos com o concerto “A bênção, Maestro”. Acompanhado por um quinteto – Edson Santanna (piano), Carlos Ezequiel (bateria), Daniel D’Alcântara (trompete), Josué dos Santos (saxofone) e Pirulito (percussão) –, o repertório traz arranjos escritos pelo próprio contrabaixista Sizão Machado. A estréia aconteceu em Mendoza, na Argentina, durante o Festival de Jazz San Vicente, em Godoy Cruz.

SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Sizão Machado, contrabaixo
Paulo Flores, coordenação
05 de abril - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 15h às 19h, e nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 32058444 / www.conservatoriodetatui.org.br
Informações à imprensa: 15 32058464 / 96131922

Nenhum comentário:

Postar um comentário