quarta-feira, 23 de março de 2011

Professores e coordenadores de creches e pré-escolas são treinados para operar as lousas digitais

Desde segunda-feira, dia 21, profissionais das creches e pré-escolas da rede municipal estão em treinamento para a utilização das lousas digitais que estão chegando às instituições. Este ano 36 desses equipamentos auxiliarão no ensino, primeiramente no ensino fundamental. A capacitação será até amanhã, quinta-feira, na EMEF Eugênio Santos, ministrada pelo técnico Marcos Nunes Alves e pela coordenadora pedagógica Ana Claudia Gama, das empresas Conesul-Plus e Smart-Bord, parceiras da Prefeitura Municipal de Tatuí.

O treinamento para essa nova fase do ensino está englobando coordenadores e professores, para que estes possam desenvolver aulas no software da lousa. Solange Uliana de Campos, pedagoga, que está entre o grupo de coordenadoras do ensino infantil, com relação ao inicio das aulas com a lousa digital, disse que “vive um expectativa positiva”, pois as lousas já estão chegando às escolas. A previsão é para que ainda neste semestre as aulas já contem com o auxilio da lousa. “Eu acredito que no primeiro semestre já comece”, finaliza Solange.

Durante a aula as professoras tiveram o primeiro contato com a lousa e o uso do software. Marcos Nunes Alves, técnico que ministra as aulas, diz que sua maior dificuldade é a falta de conhecimento de “informática básica” das alunas, por, muitas vezes, algumas delas não serem familiarizadas com a informática.

A pedagoga Elisângela Miranda Silva profissional da CEPEM Professora “Eunice Almeida da Rocha” está animada com as possibilidades proporcionadas pela lousa. “Vai melhorar 100%”, afirma Elisângela, a respeito da qualidade do trabalho realizado com os alunos.

Pioneirismo - Pioneiro no uso das lousas digitais em toda a região, o município de Tatuí inicia o ano de 2011 com novidades. Serão 36 novas lousas digitais nas unidades escolares. Elas se somam às 22 já existentes. Outra novidade também é a presença das lousas digitais em unidades de Educação Infantil (pré-escolas), para o uso de crianças a partir das 4 anos de idade.Em Tatuí as lousas digitais foram implantadas no 2º semestre de 2008 e, nesta fase, houve a capacitação de todos os professores da rede municipal para como bem utilizar esse equipamento e tirar o máximo proveito de seus recursos. No início, foram 22 lousas digitais implantadas. Segundo a secretária de Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, a lousa digital incorpora todos os recursos que o computador oferece, mas com o diferencial de permitir a interação entre o professor e os alunos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. “Baseando-se na concepção interacionista, podemos afirmar que a lousa digital é um potencializador do processo de ensino e aprendizagem”, afirma. Para a secretária, os resultados da lousa digital nas escolas foram obtidos rapidamente, entre eles, maior interesse e participação e entendimento por parte dos alunos. Tal resultado foi expresso nas avaliações externas recentes: Prova Brasil e SARESP. “As creches que funcionam integradas com a pré-escola terão lousas digitais. Claro que a concepção de aula, de aprendizagem, será outra, mas já iremos integrar as crianças a este universo digital”, destacou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário