terça-feira, 22 de março de 2011

Tatuiano obtém 3ª colocação no Pro-Uni e vai para a Espanha

Os excelente resultados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) levaram jovem estudante tatuiano Pablo Wellington Fernandes, de 18 anos, ao terceiro lugar no ProUni (Programa Universidade Para Todos), nível Brasil. Ele foi contemplado pela Universidade de Salamanca, na Espanha com uma bolsa de estudos para o curso de Engenharia Elétrica.

O MEC (Ministério da Educação) tem um acordo com a Universidade de Salamanca, da Espanha, que criou um programa de estudos superiores voltados a estudantes brasileiros de baixa renda. A instituição oferece por ano 10 bolsas de estudo aos melhores alunos do Prouni (Programa Universidade para Todos).

A bolsa garante tanto os estudos de graduação na universidade quanto a subsistência e a permanência na Espanha, até que o universitário esteja formado.

O acordo, em seu segundo ano, tem validade por quatro anos e faz parte do tratado geral de cooperação e amizade firmado entre Brasil e Espanha, em 1992. O documento prevê o fortalecimento da cooperação bilateral na área da educação por meio do intercâmbio acadêmico entre universidades dos dois países.

Pablo foi aluno de escolas públicas na maior parte de sua vida acadêmica. Fez a pré-escola municipal na Vila São Lázaro, o Fundamental I na EMEF João Florêncio e o Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Deócles Vieira de Camargo. Estudou o nível técnico na ETEC Salles Gomes, nos cursos de Química e Meio Ambiente.

Os dois últimos anos do Ensino Médio, Pablo estudou no Colégio Educativo de Tatuí, já que por meio de um concurso de bolsas de estudo, ele garantiu 100% de bolsa.

O jovem também foi aprovado nos vestibulares da FUVEST-USP e UNICAMP para o curso de Química e na UNESP e PUC/São Paulo - com bolsa de 100% pelo Prouni - para o curso de Engenharia Elétrica. Com ótimas expectativas para seu futuro, Pablo disse que “é uma excelente oportunidade e portas se abrirão para o mundo”.

Na segunda-feira, dia 22, o estudante foi recebido pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, em seu gabinete, no Paço Municipal. Pablo foi acompanhado pelo vereador Francisco Antonio de Souza Fernandes (Quincas), seu tio, e pela professora Marisa Fiusa Mendes Kodaira, secretária municipal da Educação. Na próxima semana, Pablo e outros 39 melhores classificados no ProUni serão recebidos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Ele deve embarcar para a Espanha na segunda quinzena de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário