segunda-feira, 21 de março de 2011

Secretaria da Saúde faz campanha contra tuberculose

Todas as unidades de saúde realizam o exame de escarro até sexta-feira, dia 25

A Secretaria Municipal da Saúde de Tatuí estará participando, de 21 a 25 de março, das 8h às 16h, da 3ª Campanha de Busca Ativa para Detecção de Novos Casos de Tuberculose. Os exames estão sendo realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde. A ação faz parte do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março. As pessoas podem realizar exames de escarro, além de receberem panfletos com mensagens de alerta sobre tuberculose. Após o diagnóstico, o paciente com suspeitas será encaminhado para tratamento médico especializado.
A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. Os sintomas principais são: tosse com escarro há mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, emagrecimento e perda do apetite. O tratamento dura pelo menos seis meses.

“É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas da tuberculose e procurem orientação. A doença é perfeitamente curável, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, destacou a enfermeira Marilu Rodrigues da Costa, da Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário