sábado, 26 de março de 2011

Laércio Diniz rege Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí dia 20 de abril

Concerto integra projeto ‘Maestro Capemisa’, que leva música clássica para todo país

O Teatro Estadual Procópio Ferreira recebe no dia 20 de abril, véspera de feriado, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O concerto, com início às 20h30, integra o Projeto Maestro Capemisa de música clássica, que realizará este ano uma série de concertos em diversos estados do Brasil com as melhores orquestras sinfônicas profissionais do país. Na temporada de 2011, as orquestras participantes serão regidas pelo diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz.

Com o patrocínio da Capemisa Vida e Previdência, o projeto tem como objetivo principal popularizar a música clássica e descentralizar os patrocínios promovendo concertos não só em uma ou duas cidades, mas em vários estados do Brasil. O regente Laércio entrará na programação como convidado e as orquestras participantes terão os custos do maestro pagos pela seguradora,o que permitirá que o evento seja estendido para além do eixo Rio-São Paulo.
O concerto de abril terá repertório de música francesa: L. Delibes (Suite "Le Roy s'amuse"); C. Saint-Säens (Concerto nº 1 para violoncelo e orquestra); G. Fauré (Suite 'Peleas e Melisande", op. 80); e G. Bizet (Suíte "A Arlesiena" nº 2).
O concerto terá ainda a participação especial do violoncelista Mauro Brucoli.
Estão ainda na lista do projeto 2011 as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Brasilia, Belo Horizonte, Salvador, Recife, João Pessoa e Manaus.

Maestro Laércio Sinhorelli Diniz
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Diniz foi bolsista do governo alemão (DAAD) tendo aulas, entre outros, com Saschko Gawriloff (Spalla da Orquestra Filarmônica de Berlin) e com o prestigiado quarteto de cordas “Amadeus” em Colônia. Na Alemanha foi professor de violino e trabalhou entre outras com a Heidelberger Kammerorchester tendo atuado como spalla e solista e realizando em cinco anos mais de 500 concertos por todos os países da Europa ocidental.
De volta ao Brasil em 1995, ingressou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Formou e dirigiu vários grupos de musica de câmara com os quais tem mais de 10 CDs gravados e realizou concertos na Alemanha e na América do Sul com estes grupos. Foi professor de violino dos mais importantes festivais internacionais de música no Brasil e professor de violino da Faculdade FMU/FAAM.
Em 2005, inicia sua carreira como Regente, tendo como mestres Abel Rocha, Roberto Tibiriça e Isaak Karabchewsky. maestro e diretor artístico da "Orquestra do Pateo do Colégio”, Regente Adjunto da Orquestra HSBC. Maestro e diretor musical do Festival internacional de São José do Rio Preto. Diniz apresentou-se como Spalla e maestro adjunto da Bachiana Chamber Orchester nos mais importantes teatros do Brasil.
Em 2008 fez sua estréia internacional como maestro no Carnegie Hall em Nova York voltando no ano seguinte à mesma cidade para reger no Lincoln Center tendo como Solistas o pianista de Jazz David Brubeck com grande sucesso de público e crítica. Regeu também artistas como Arthur Moreira Lima, Milton Nascimento, João Carlos Martins, Diana King e Cris Brubek. Em 2010 regeu as óperas “A Flauta Mágica”, de Mozart e “La Serva Padrona”, de Pergolesi e foi convidado para gerenciar a orquestra da Companhia de Ópera Brasileira do maestro John Neschling. Em 2011 foi convidado para reger a produção da ópera “Carmen”, de Bizet.

Serviço
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Laércio Diniz, regente
Mauro Brucoli, cello
Quarta-feira – 20 de abril – 20h30
Rua São Bento, 415 - Tatuí-SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados)
F: 15 32058444

Nenhum comentário:

Postar um comentário