segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prefeitura vai gastar 280 mil por mês nos Bombeiros

Investimento deverá criar 15 vagas de 'bombeiros municipais'

A Prefeitura está encaminhando à Câmara Municipal projeto de lei que prevê a criação de 15 vagas para o Corpo de Bombeiros, um equipamento do Governo do Estado. Atualmente, há um convênio firmado entre o Estado e o município pelo qual ambos arcam com os custos da corporação. Segundo o secretário de segurança pública de Tatuí, José Roberto Xavier da Silva, o projeto prevê um investimento do município de aproximadamente R$ 30 mil. Atualmente, por conta do convênio com o Estado, a cidade já investe R$ 250 mil por mês. As novas vagas, porém, não devem modificar em nada o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Já os novos soldados, definidos como “bombeiros municipais”, serão contratados pelo município, que arcará com todas as suas despesas. No âmbito operacional, eles receberão o mesmo treinamento dado aos outros e ficarão à disposição da unidade operacional do Corpo de Bombeiros sediada na cidade.

Atualmente, o contingente do Corpo de Bombeiros de Tatuí é insuficiente para a demanda de ocorrências. Segundo o capitão Roberto Elias de Souza, são, em média, seis homens trabalhando diariamente no quartel. “No total, temos 24 homens, porém, a necessidade é de mais ou menos 30 homens”.

O secretário municipal da Segurança Pública e Transportes, Dr. Xavier, comenta que, com o investimento, o governo municipal pretende suprir a defasagem existente no contingente do CB. “A cidade cresceu e aumentaram também as atividades dos bombeiros”, disse.

“O município se encarrega da parte administrativa destas 15 vagas, mas, operacionalmente, eles estarão subordinados à Polícia Militar do Estado de São Paulo”, explicou. Os demais soldados continuam na mesma situação, que é garantida pelo convênio em vigência desde 1993.

Xavier declarou que os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal estão acima das exigências. “Seguramente, Tatuí está entre os municípios da região que mais investem em segurança”, sustentou o secretário.

O projeto de lei passará por votação na Câmara Municipal e, se aprovado, deverá entrar em vigor já nos próximos meses. Outras etapas, como a abertura de edital, a realização do concurso e o treinamento dos aprovados na Academia do Corpo de Bombeiros, também deverão custar algum tempo.


Fonte: O Progresso de Tatuí, edção de 03.04.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário