quinta-feira, 28 de abril de 2011

Evento promove reunião de empresários e Poder Público


Na terça-feira, dia 24, nas dependências do Centro Cultural de Tatuí, foi realizado o 1º Encontro de Empresários de Tatuí, promovido pelo SEBRAE, em parceria com a ACE (Associação Comercial de Tatuí), Prefeitura de Tatuí e Sindicato Rural Patronal. O objetivo é de diagnosticar e encontrar soluções para os empresários municipais. Nessa primeira reunião estavam presentes 17 empresários que um a um relataram questões em comum de desenvolvimento.

Entre os presentes, estava o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Antonio Voss Campos, que destacou o bom momento de desenvolvimento da cidade, qualificando-a como a “bola da vez”. “Tatuí hoje é conhecida nacionalmente como um pólo de desenvolvimento”, destacou o vice-prefeito.

Também em discussão foi colocado a tentativa de a ACE conseguir uma parceria com um determinado plano de saúde para fornecer aos funcionários do comércio, já que um dos problemas enfrentados pelo setor é a migração dos funcionários das lojas para as empresas, que obtêm a preferência pelos benefícios dados. Soraya Manna, presidente da ACE, explicou que o evento foi embasado em dados obtidos em conjunto pelo Sebrae e ACE. “Gostaríamos de ouvi-los e ajudá-los”, disse Soraya a respeito do objetivo da reunião, que abordou ainda as problemáticas levantadas pelos empresários.

Outro ponto discutido foi do potencial de exportação da cidade, levantado por Silvio Torres, gerente e consultor da Valecred, empresa de fomento econômico radicada em Tatuí. “É possível pequenos, médios e grandes empresários importarem e exportarem” disse Torres, destacando essa possibilidade não explorada no município com produtos como doces e cachaça.

O professor da Fatec Tatuí, nos cursos de Gestão Empresarial e Automação Industrial e coordenador do curso de Técnico em Fonografia, Luiz Antonio G. Fernandes, esteve presente e destacou o caráter imprescindível de levar à sala de aula a realidade local. “Quando você consegue perceber as dificuldades, as deficiências da realidade e leva isso para a sala de aula o aluno vai ter um crescimento mais expressivo”, afirmou Fernandes sobre os pontos positivos do encontro empresarial.

Durante a troca de idéias foram discutidas as características do mercado atual. Rubens Arca, representante do PAT DE Tatuí (Posto de Atendimento ao Trabalhador) destacou o atendimento a cerca de 300 pessoas por dia e que, atualmente, as empresas, através do PAT, buscam e formam seu quadro de funcionários.

No encerramento, a reunião entre os empresários foi avaliada de forma positiva por todos. Ainda não há data para um próximo encontro, mas a ideia de multiplicar os participantes foi semeada durante toda a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário