sábado, 2 de abril de 2011

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí apresenta ‘Do Barroco ao Século XXI’

Concerto será realizado no Domingo de Páscoa, 24 de abril

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí elegeu o programa “Do Barroco ao Século XXI” para sua primeira apresentação deste ano no Teatro Procópio Ferreira. O concerto, coordenado pelo violonista premiado Edson Lopes, é a atração do Domingo de Páscoa, 24 de abril, com estilos como ciranda, ragtime, tango, choro, entre outros.

Do período barroco, serão apresentadas obras dos italianos Antonio Vivaldi (Concerto Grosso op.3) e Filippo Gragnani (Trio op.12). Já os compositores espanhóis Enrique Granados e Isaac Albéniz serão os representantes do período romântico, tendo apresentadas as obras “Valses Poeticos” e “Córdoba”, respectivamente. Do período moderno, serão apresentadas obras do americano Scott Joplin (“Maple Leaf Rag”) e dos brasileiros Celso Machado (“Ciranda”, “Cateretê” e “Agalopado”), Ernesto Nazareth (“Escovado” e “Odeon”), Paulo Bellinati (“A Furiosa”), Waldir Azevedo (“Cinema Mudo”) e Dilermando Reis (“Tempo de Criança”).

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí foi fundada no ano de 1996 e prima por um repertório requintado. Seus programas de concertos têm obras escolhidas e pesquisadas com cuidado. Elas representam o universo violonístico – brasileiro e internacional – ou são especialmente adaptadas, transcritas ou arranjadas para esta formação exclusiva de violões, um instrumento que é bastante conhecido e reconhecido no país. Ao longo de sua história, a Camerata de Violões já desenvolveu projetos como o denominado “Garoto” - com objetivos de difundir obras do importante compositor brasileiro – e “Vê se te Agrada”, também voltado a compositores brasileiros e que nomeou o primeiro CD do grupo, com lançamento no ano 2000. O segundo CD foi lançado em 2006 (“Convida”) e marca a união dos violões a convidados especiais como violoncelistas, coro e clarinete. A Camerata de Violões apresenta com requinte grandes mestres da literatura musical como J.S. Bach, G. Rossini, A. Vivaldi e Dvorak, sem deixar de fora a brasilidade de Villa-Lobos, Guerra Peixe ou Zequinha de Abreu. Com total refinamento, apresentou concertos em locais e eventos significativos, como a Sala São Paulo e o Festival de Inverno de Campos do Jordão.

SERVIÇO
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Do Barroco ao Século XXI
Edson Lopes, regente
24 de abril - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário