terça-feira, 19 de abril de 2011

Canil da Guarda Municipal participa de projeto pedagógico em creche


Na segunda-feira, dia 18, cinco cães integrantes do canil da Guarda Civil Municipal realizaram uma apresentação de adestramento, sob o comando do supervisor GCM Coelho, para os alunos da Creche Municipal Maria de Lourdes Rosa Bueno, do Parque San Raphael. Os guardas também procuraram conscientizar os pequenos sobre segurança com os animais, abordando adestramento sem maus tratos, além dos cuidados em não mexer em animais estranhos ou em horário em que estejam comendo, para evitar possíveis acidentes.

A participação da GCM faz parte de uma série de atividades do projeto pedagógico que a cada ano todas as creches desenvolvem, cada uma de acordo com o tema escolhido. Na creche do San Raphael, o tema “animais” partiu da realidade de a escola estar localizada ao lado de uma chácara onde vivem vários animais e “isto repercute na curiosidade das crianças”, como afirma a diretora, Cícera Gonçalves.

Para o desenvolvimento do projeto, animais domésticos como tartaruga, cachorro, coelho e passarinho são levados até os alunos para que cada turma fique responsável pela alimentação e higiene do animal por um dia. 

O objetivo é mostrar na prática a forma de interação adequada com os animais para que eles pratiquem fora do ambiente escolar.

As 147 crianças matriculadas na creche, com idades entre 0 e 5 anos, são estimuladas de acordo com a faixa etária, abrangendo, desta forma, todos os alunos. Ao fim do projeto, que trabalhará linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, movimento e artes visuais, será realizada uma exposição, aberta à comunidade, com os resultados das atividades produzidas pelas crianças. A exposição está programada para o dia 16 de setembro.

Um comentário:

José Franson disse...

Excelente o trabalho de conscientização, que se repita sempre. Sugiro aos diretores de escola para adolescentes e adultos a fazerem o mesmo. Mãos na massa diretores tatuianos, diminuir a violência contra os animais ajuda a construir uma sociedade com menos violência. Não equeçamos que são os adultos que abandonam os animais. Conscientização neles também.

Postar um comentário