sexta-feira, 8 de abril de 2011

“2º Apitaço do Manduca” marca as comemorações do “Dia do Ribeirão do Manduca”


Neste sábado, dia 9 de Abril, comemora-se o “Dia do Ribeirão do Manduca”. Para evidenciar a data, a Secretaria de Meio Ambiente irá realizar na segunda-feira, dia 11, junto aos alunos da Escola Accácio Vieira de Camargo, da Vila São Cristóvão, o 2º Apitaço do Manduca, que será iniciado a partir das 9h, com uma caminhada da escola até a travessia da Rua Roque Negrão. Em seguida será realizado um plantio nas margens do Manduca.

Livros de história de Tatuí apontam que o Ribeirão do Manduca, antigo córrego do Matadouro Velho, recebeu esse nome em homenagem a Manoel Guedes, dono na antiga Fábrica Têxtil São Martinho, que tinha o apelido de Manduca e passeava todas as tardes pelo córrego.

O Ribeirão do Manduca é o principal curso d’água a cruzar praticamente toda a zona urbana do município de Tatuí, escoando por 7.723m e mais 2.752m em área rural, totalizando 10.475m de comprimento até sua foz no Rio Tatuí.

O afluente de maior importância do Manduca desemboca em sua margem esquerda e é denominado córrego Ponte Preta.

Pelos processos de urbanização, o Ribeirão do Manduca foi sufocado pelas ocupações desordenadas e irregulares, acarretando diversas implicações ambientais, atingindo principalmente a qualidade e a quantidade de suas águas, devido à supressão de sua mata ciliar, processos erosivos e recebimentos de efluentes domésticos e industriais.

Além do problema social que isso gera para as famílias ribeirinhas, existe o enorme prejuízo ambiental que as inundações ocasionam.

Pensando nas condições em que se encontra o nosso Ribeirão e nos problemas ambientais que o cercam, a população de um modo geral tem que se conscientizar da importância de se economizar os recursos naturais e não poluir o meio ambiente, evitando jogar o lixo nas ruas, pois com as chuvas ele acaba chegando até os cursos d’água.

Fotos 1 e 2: Rubens Oficial / RAS Imagens. Foto 3: Prefeitura de Tatuí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário