domingo, 12 de setembro de 2021

Principais focos do mosquito da dengue em Tatuí estão agora na zona rural

EQUIPE DE AGENTES DE CONTROLE DE ENDEMIAS DA PREFEITURA DE TATUÍ PARTICIPOU DE TREINAMENTO NA SUCEN

Treinamento ocorreu na sede da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN).

12/09/2021 |  Nesta semana, nos dias 8, 9 e 10/09, a equipe de agentes do Controle de Endemias, do Setor de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, esteve participando, na Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN), de um treinamento sobre o controle de Análise de Densidade Larvária (ADL).

O controle de ADL consiste na coleta de larvas em determinadas localidades da cidade, semanalmente ou mensalmente; as coletas são levadas para análise e, se identificadas larvas do mosquito Aedes Aegypti, a região em que foram encontradas, recebe um monitoramento mais específico, pensando na elaboração de ações.

Estes locais, chamados de “Pontos Estratégicos”, são definidos de acordo com a quantidade disposta de sucatas e afins em áreas da região. Durante o surto de Dengue que Tatuí passou nos primeiros cinco meses deste ano, durante a realização da ADL “100% das larvas presentes nesses locais eram do mosquito da Dengue”, segundo a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Camargo da Costa. 

De acordo com Juliana, atualmente, as larvas da dengue são encontradas em duas a cada três amostras coletadas, e em locais fora da área urbana de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário