sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Saúde esclarece dúvidas quanto ao esquema vacinal contra a covid-19

Veja se você está em dia e como atualizar suas vacinas

Vacina contra a Covid-19


27/01/2023 | Com o intuito de esclarecer uma das principais dúvidas da população quanto ao esquema completo de vacinação da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Tatuí divulgou uma orientação para que o munícipe mantenha as suas doses de reforço em dia.

Complete seu esquema vacinal inicial seguindo a tabela abaixo. E, para quem já tem o esquema vacinal inicial, veja o tempo correto que deve tomar a dose de reforço, independentemente do tipo de imunizante. Vacine-se! Vacinas salvam vidas!

ESQUEMA VACINAL COVID-19

– Coronavac: 1ª e 2ª doses com intervalo de 28 dias entre elas, independentemente da idade.

– Astrazeneca: 1ª e 2ª doses com intervalo de 8 semanas entre elas, a partir de 18 anos de idade.

– Jansen: 1ª e 2ª doses com intervalo de 8 semanas entre elas, a partir de 18 anos de idade.

– Pfizer Adulto: 1ª e 2ª doses para menores de 18 anos de idade, com intervalo de 8 semanas entre elas e para maiores de 18 anos de idade com intervalo de 21 dias entre elas.

– Pfizer Pediátrica (5 a 11 anos de idade): 1ª e 2ª doses com intervalo de 8 semanas entre elas.

– Pfizer Baby (6 meses a 4 anos de idade): 1ª, 2ª e 3ª doses com intervalo de 4 semanas da 1ª para a 2ª dose, e intervalo de 8 semanas da 2ª para a 3º dose.

DOSES ADICIONAIS SERÃO REALIZADAS COM O IMUNO DISPONÍVEL NA UNIDADE

– 12 a 17 anos de idade: intervalo de 4 meses da 2ª para a 3ª dose;

– 18 a 39 anos de idade: intervalo de 4 meses da 3ª para a 4ª dose;

– 40 anos de idade ou mais: intervalo de 4 meses da 4ª para a 5ª dose.

IMUNOSSUPRIMIDOS

– 12 a 17 anos de idade: 4ª dose com intervalo de 4 meses da 3ª dose;

– 18 anos de idade ou mais: 5ª dose com intervalo de 4 meses da 4ª dose.

LOCAIS E HORÁRIOS

Em Tatuí, os imunizantes estão disponíveis em 6 postos fixos de vacinação, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h: ESFs dos bairros Valinho, Santa Luzia, CDHU, Jardim Santa Rita de Cássia e Vila Angélica e no CEMEM – Centro Municipal de Especialidades Médicas. Para receber a vacina é preciso levar os seguintes documentos pessoais: cartão SUS, carteira de vacinação, CPF, documento com foto e comprovante de endereço.

Já as vacinas Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby são aplicadas das 8h às 15h em dois postos de saúde: todas as segundas-feiras na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, e todas as quintas-feiras na ESF CDHU. Os responsáveis pelas crianças precisam levar o cartão SUS, carteira de vacinação, CPF, certidão de nascimento ou documento com foto e comprovante de endereço.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3259-6358.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que as pessoas com quadro de síndromes gripais devem utilizar máscaras de prevenção e procurar o atendimento médico durante a semana nas unidades básicas de saúde ou aos finais de semana na UPA. Nestes locais, conforme critérios e avaliação clínica, o profissional de saúde poderá solicitar a realização do teste covid.

Outras medidas básicas de prevenção individual e coletiva continuam fundamentais para evitar a transmissão do vírus, tais como a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

Se faz necessária, também, a não disponibilização e o não compartilhamento de fake news (informações falsas). É preciso confirmar se os dados recebidos são verdadeiros e estão realmente nos órgãos oficiais: tatui.sp.gov.br, saude.sp.gov.br e gov.br/saude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário