sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Programa Mulheres de Peito oferece mamografias em Tatuí

Serviço será oferecido de 31/01 a 11/02, na concha Acústica. Mulheres de 35 a 49 anos ou com mais de 70 anos precisam levar guia médica do SUS, enquanto às de 50 a 69 anos basta levar cartão SUS e RG.

Tatuí receberá a carreta do Programa Mulheres de Peito


27/01/2023 | Entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro, o município de Tatuí receberá a carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, que oferece mamografias grátis.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com a carreta estacionada na Praça Antônio Prado (Concha Acústica). A equipe da carreta “Mulheres de Peito” distribuirá, pela manhã, 50 senhas de atendimento por dia, sendo que parte deste atendimento será feito pela manhã e outra parte à tarde.

O público-alvo são mulheres na faixa etária de 35 a 70 anos de idade ou mais. Na carreta, para realizarem os exames, as mulheres nas faixas etárias de 35 a 49 anos e com 70 anos ou mais precisam levar a guia médica (emitida pelo SUS), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); e as mulheres das demais faixas etárias (50 a 69 anos) levam apenas cartão SUS e RG.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí entrará em contato com as pacientes que estão na fila de espera da Central Municipal de Vagas. No entanto, deixa claro que a carreta está aqui para somar e o município não tem responsabilidade se a paciente fará ou não o exame, já que o critério para a realização do exame é feito pelo Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde.

Mais informações podem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou na Secretaria da Saúde, situada na Avenida João Clímaco (Avenida das Mangueiras), nº 140, antigo Paço Municipal, telefone (15) 3305-8855.

A carreta – A unidade móvel de mamografia conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, a carreta é equipada com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados na carreta, a paciente é encaminhada para o devido acompanhamento e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário