sábado, 21 de janeiro de 2023

Família de Tatuí faz campanha para ajudar rapaz com câncer raro no cérebro

Lucas Pestana foi diagnosticado com glioblastoma, um tumor maligno que atinge os hemisférios cerebrais.

Por Beatriz Pereira*, no g1 Itapetininga e Região

Lucas Pestana, nutricionista de Tatuí foi diagnosticado com glioblastoma — Foto: Arquivo pessoal


21/01/2023 | A história do nutricionista Lucas Pestana, de 28 anos, é a prova de que as diferenças não são um entrave. Após descobrir estar estar com um raro tumor no cérebro, a vida do rapaz foi salva com a ajuda de familiares e amigos de Tatuí.

Lucas foi diagnosticado com glioblastoma, um tumor maligno que atinge os hemisférios cerebrais, também se espalhando para diferentes áreas por meio de vasos, fascículos cerebrais e disseminação subpial, conforme explica uma clinica particular especializada em oncologia.

De acordo com a família de Lucas, o rapaz fez a primeira cirurgia no Hospital Regional de Sorocaba “Adib Domingos Jatene", mas apenas uma parte do tumor foi removida. Foi neste momento em que Lucas recebeu a notícia de que teria apenas seis meses de vida.

Família de Lucas Pestana, de Tatuí, fez 'vaquinha' on-line para custear cirurgia de glioblastoma — Foto: Arquivo pessoal


Sem perder a esperança, a família do rapaz se uniu a amigos e montou um grupo de oração com mais de 100 pessoas, com diferentes religiões, mas unidos por uma só causa: a cura de Lucas.

A família encontrou um hospital particular para concluir a cirurgia de Lucas, mas os custos do procedimento eram muito altos. O valor do tratamento foi estimado em R$ 120 mil.

De acordo com a tia do rapaz, Mariana Pestana, a família decidiu criar “vaquinha” virtual para arrecadar o valor da cirurgia. A ação viralizou nas redes sociais e comoveu moradores do município.

“Foi feito um bingo, tudo por pessoas aqui de Tatuí, o comércio doou brindes, tinham 200 pessoas no bingo e foi arrecadado R$ 11 mil, fizeram bazar, pão caseiro para vender [..] teve show pra ele em um barzinho, nada promovido pela família, foi tudo a cidade” comenta, Mariana, agradecida.

Fiéis de diversas religiões se juntaram para orar ao morador de Tatuí — Foto: Arquivo pessoal


Durante o período de arrecadação, um morador de Itapetininga (SP), que também tratou um tumor semelhante, encontrou a história de Lucas e decidiu visitá-lo para recomendar um médico, que ajudou-o a se curar.

No dia 11 de janeiro de 2023, Lucas passou por uma cirurgia, realizada pelo neurocirurgião Feres Chaddad, e o tumor foi removido por completo. “A recuperação dele está sendo fora do normal […] ele já está em casa, o pessoal vai na casa dele cantar, fazer oração, parou a cidade. É uma história de muita fé e muita união“, comenta Mariana.

Sua tia, ainda, conta que depois de 30 dias de cirurgia, Lucas iniciará o tratamento com radioterapia.

“Tem muita gente ajudando ainda e iremos precisar bastante, agora tem o tratamento e a gente não tem noção [do valor], vai tudo dos exames, mas se Deus quiser até o meio do ano tudo vai estar resolvido.” finaliza.

O paciente Lucas Pestana e a tia, Mariana — Foto: Arquivo pessoal


*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário