terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Museu Histórico recebe oficina de xote e baião no sábado

Serão disponibilizadas 22 vagas para a oficina de dança para pessoas a partir de 12 anos de idade. A inscrição é gratuita.

Museu recebe oficina de xote e baião


24/01/2023 | “Xote ou baião? Eis a questão!!” Esta é a Oficina de Dança, da professora Aline Ferreira Costa dos Santos, que acontecerá no Museu Histórico municipal Paulo Setúbal, às 15h deste sábado (28/01).

Serão disponibilizadas 22 vagas para pessoas a partir de 12 anos de idade. A inscrição é gratuita e deve ser feita no link bit.ly/3ZP2Afg.

A oficina apresentará os dois estilos do forró: o xote e o baião, que serão abordados como dança, pois, segundo Aline, por mais que estejam inseridos no forró, são culturas que surgiram derivadas de outras culturas distintas. “A proposta é fazer com que os participantes entendam – tanto ouvindo, quanto dançando – essa diferença, aproveitando melhor as bases de cada estilo, ou seja, dancem sabendo o que estão dançando e não apenas executem movimentos automáticos”, conclui a professora.

O Museu Histórico Paulo Setúbal, local da oficina, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969. 

A Oficina de Dança foi uma das habilitadas no Edital de Cultura 03/2022, do “2º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, da Prefeitura.

Sobre a professora – Aline Ferreira Costa dos Santos é graduada em Educação Física, iniciou a sua carreira como professora, em 2012, ministrando aulas de danças urbanas e aulas fitness em academias. Em 2014, tornou-se instrutora de zumba. Em 2016, participou do primeiro Curso de Capacitação em Forró e do Curso Preparatório para Competidores de Dança, ambos gerenciados pelo mestre Ivan Ribeiro. Nos anos seguintes, concluiu mais dois módulos do curso de Capacitação em Forró para Professores.

No Fitness Brasil, em Santos/SP, cursou: Dança Afro para Academias, Atividades Circenses, Ritmos e Didática do Street Dance, com Henrique Bianchine e Tati Sanchis. Procurando sempre atualizar-se por meio de workshops e congressos de dança, participou de diversos deles: Danças Urbanas, Sertanejo, Zouk e Forró. Também no de 2016, torna-se sócia-fundadora e professora do grupo “Forró do Bão”, no qual estuda e desenvolve conteúdos coreográficos baseados nas diversas vertentes do forró e das danças populares nordestinas. Dois anos mais tarde, em 2018, participou como professora convidada de forró, do evento organizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo, “O Forró Patrimônio”, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Possui o curso on-line “ABC do Forró”, com módulos do iniciante ao avançado, ensinando o Xote e o Baião no Forró Pé de Serra e no Forró Eletrônico. Já ministrou workshops de forma on-line, no “Forró para o Mundo Festival” (2020), “Imersão no Forró e Dancing Pass Week” (2021). Também se formou em pilates, no ano de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário