segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Maestro Luís Gustavo Laureano ministrará Painel Nacional de Regência Coral

Os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral 2022 estão sendo realizados em 9 cidades brasileiras

Luís Gustavo Laureano (Foto de André Cruz / Divulgação)

05/09/2022 |  Voltado para a capacitação em direção de coros infantojuvenis e coros adultos, os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral 2022 estão sendo realizados em 9 cidades brasileiras, abrangendo nove diferentes estados do Brasil: Campina Grande (PB), Natal (RN), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Belém (PA).

O curso, voltado para a capacitação em direção de coros infantojuvenis, tem duração de quatro dias e será ministrado pelos professores Luís Gustavo Laureano e Ana Lúcia Gaborim, com acompanhamento do pianista Paulo Paraguassu. Serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com cantores participantes do Painel. Entre os dias 07 e 10 de setembro de 2022 o Painel UFRJ-Funarte de Regência Coral foi realizado na cidade de Vitória (ES), na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (FAMES), com atividades voltadas para regência e prática de coro infantojuvenil. Entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, ambos os professores ministrarão o Painel UFRJ-Funarte de Regência Coral que será realizado na cidade de Belém (PA), na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Os professores:

Luís Gustavo Laureano é regente coral, cantor lírico e pianista com formação na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Conservatório de Tatuí e ETEC de Artes. Atualmente é Bacharelando em Música – Voz pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp sob orientação do Prof. º Dr. º Angelo Fernandes. Foi o primeiro Coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde fundou e foi o primeiro Regente do Coral Jovem. No contexto coral infantojuvenil, foi Regente de Coro e Orquestra da ETEC Rubens de Faria e Souza, Oficineiro de Canto Coral da Oficina do Saber – Escola em Período Integral da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Professor de Canto Coral do PROAME – Programa de Amparo ao Menor de Votorantim, Projeto Guri de Mairinque e Grupo Referência Coro do Projeto Guri de Sorocaba. Atua no Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp como Regente do Coro Juvenil e atua há mais de 10 anos no Lar Donato Flores como Professor e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz com o qual desenvolve ampla atividade artístico-musical e sociocultural. Atualmente integra a comissão organizadora do CIMUCI – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, representando assim, tanto o terceiro setor, quanto o estado de São Paulo.

Ana Lúcia Gaborim é doutora em Artes-Música pela USP; mestre em Música e bacharela em Composição e Regência pela UNESP. Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil. Professora do curso de Música da UFMS (nas áreas de Regência, Canto Coral e Fisiologia e Técnica Vocal), do Mestrado PROF-ARTES (UDESC/UFMS) e da Especialização em Regência da UFBA. É regente e coordenadora dos projetos “CanteMus – laboratório da voz” e “PCIU – Projeto coral infantojuvenil da UFMS”, que integrou a produção do CD “Crianceiras 2”. Tem diversas publicações nacionais e internacionais sobre a regência coral infantojuvenil e sua tese recebeu Menção Honrosa no “Prêmio Tese Destaque USP 2016”. Integra a diretoria da ABRACO – Associação Brasileira de Regentes de Coros, é representante estadual da ABEM – Associação Brasileira de Regentes de Coros – e é membro fundador da AFLAMS (Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul).

Sobre o projeto Um Novo Olhar:

O Um Novo Olhar é desenvolvido conjuntamente pela Funarte – Fundação Nacional das Artes e pela UFRJ, por meio da Escola de Música, como parte do programa Arte de Toda Gente – que inclui, ainda os projetos Bossa Criativa e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos – e tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, oferecimento de cursos e oficinas virtuais e presenciais e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário