sábado, 2 de julho de 2022

Feira do Doce define suas atrações musicais

No Festival que faz homenagem ao Maestro Neves, paralelo à Feira do Doce, população poderá apreciar muita música de qualidade, com 23 grupos musicais, dos mais diversos gêneros.

Feira do Doce define suas atrações musicais


02/07/2022 -  A 8ª edição da Feira do Doce se aproxima e com ela o tradicional Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, que desde 2017 integra a programação de um dos eventos turísticos mais importantes do estado de São Paulo, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Durante os quatro dias de festa, que acontecerá de 7 a 10 de julho, além de se deliciar com os mais diversos tipos de doces, a população e os turistas poderão apreciar muita música de qualidade, com 23 grupos musicais, dos mais diversos gêneros – como Samba, Rock, Pop, Jazz, Blues, Música Popular Brasileira (MPB) e Tradição e Raiz – que irão se apresentar no coreto da Praça da Matriz.

No primeiro dia da festa, quinta-feira (07/07), às 11h, haverá a apresentação do “Doce Dueto”, com Maria Antônia Negrão (Piano) e Rogers Bertinotti (violino); às 12h30, será a vez da apresentação do Duo Natália Campos (Voz) e Joseval Paes (guitarra); às 14h, “Duo Gama”, com Ivanilda Gama (voz e violão) e Sidnei Gama (piano); às 15h30, Rose Araújo Trio; às 18h, Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí; e às 20h, fechando o primeiro dia do evento, o show ficará por conta da Banda Revoltrio.

Na véspera de feriado e segundo dia de festa, sexta-feira (08/07), as apresentações também terão início às 11h, com a Big Band do Conservatório de Tatuí; às 13h, Julio Nassi Trio; às 14h30, Seresteiros Alados de Tatuí; às 16h, Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí; e às 20h acontecerá a abertura oficial da Feira do Doce, com a Orquestra Sinfônica de Tatuí, que será regida pelo renomado pianista e maestro, João Carlos Martins.

No feriado de 9 de julho (sábado), haverá as seguintes apresentações: às 11h, Orquestra Sinfônica do Centro Cultural Special Dog; às 12h30, Mistura Fina; às 14h, Ruby Woo; às 15h30, M. Medeiros Grupo de Choro; às 18h, Música Raiz do Conservatório de Tatuí; e às 20h, Banda Cherry Bomb.

E no domingo (10/07), as apresentações terão início às 10h, com o “Duo Casa Forte”, formado por Mayara Rios (piano e voz) e Reginaldo César (trombone e percussão); às 13h é a vez da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí; às 14h30, Flaviano Gomes e Banda; às 16h, Samba em Família; às 17h30, Banda Live By Night; e às 20h, o grande encerramento da 8ª Feira do Doce e do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” , com a Bravo Tatuí e Ângelo Varella.

Neste ano, a Feira do Doce conta com o apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, do Conservatório de Tatuí, da Sustenidos – Organização Social de Cultura, da Fasternet e da Central de Rádio; e apoio cultural da Associação de Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), do Sítio do Carroção, do McDonald´s, do Polo Industrial, do Centro Hípico, do Keke Empreendimentos, da Cooperativa de Consumo – COOP, da Clínica Cruzeiro, da BRZ Empreendimentos, do Caixa Aqui “JR Correspondente”, da Toyota Ramires, da Lucy Pet Shop, da Zillef Jeans e da Strufaldi – Pastilhas Cerâmicas.

Feira do Doce – A Feira do Doce é um evento turístico com foco no empreendedorismo, na geração de renda, na criação de novos negócios e no aumento da rede de contatos. O objetivo do evento é buscar o empreendedorismo dos produtores de doce, dando oportunidade para que os visitantes encontrem todas as guloseimas gastronômicas em um único lugar, promovendo o desenvolvimento turístico do município, conhecido como a “Terra dos Doces Caseiros”.

Considerada o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista, a Feira está incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 15.844/2015, e é reconhecida nacionalmente pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O evento vem ganhando cada vez mais visibilidade. Em 2017, passou a se chamar “Feira do Doce”, em vez da anterior “Festa do Doce”, para enfatizar o caráter empreendedor dos produtores de doce. Em 31 de maio do mesmo ano, a lei nº 16.429 fez com que o Governo do Estado de São Paulo classificasse Tatuí como um Município de Interesse Turístico (MIT), por seu grande potencial neste segmento.

Um pouco de história – O Maestro Antonio Carlos Neves Campos nasceu em 23 de abril de 1948, e faleceu em 22 de outubro de 2013. Filho de Joaquim da Silva Campos e Therezinha Neves Campos, Antonio Carlos era o irmão mais velho de Joaquim Roberto, José Guilherme e Maria Cecília. Foi casado com Terezinha Ayres Cabral Campos, com quem teve o filho Antonio Carlos Cabral Campos.

Nos estudos regulares, formou-se dentista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi vereador de Tatuí na legislatura 1993/1996 e ocupou o cargo de secretário da Mesa da Presidência. Mas a música sempre foi sua paixão. O Maestro Neves tem um currículo artístico que dispensa maiores detalhes: formou-se em piano clássico pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, em 1964, e concluiu sua formação básica na Potsdam Central School, em Nova York. Entre 1984 e 2008 ocupou o cargo de Diretor Artístico do Conservatório de Tatuí. Foi responsável pela implantação de vários cursos musicais e pela profissionalização dos conjuntos de música da escola tatuiana.

Durante sua gestão à frente do Conservatório de Tatuí, elevou esta instituição ao “status” de maior e melhor escola de música da América Latina, de forma que seu nome passou a denominar o trecho da Rua São Bento onde está localizado o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.

Neves, com seu intenso trabalho no Conservatório ainda escrevia arranjos para músicos como Wagner Tiso, Altamiro Carrilho e Elba Ramalho. Também fez arranjos musicais para as principais orquestras brasileiras e, como maestro, regeu concertos no Brasil e no exterior. Sua produção musical foi intensa como arranjador, pianista e maestro, gravando três CDs com Toquinho.

Além da direção do Conservatório de Tatuí, o tatuiano foi coordenador geral do Festival de Inverno de Campos do Jordão, projetou o Programa de Apoio às Bandas (Pró-Bandas), da Secretaria de Estado da Cultura, criou o Festival de MPB de Tatuí e teve participação decisiva para implantação do Festival de Música de Ourinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário