terça-feira, 15 de março de 2022

Vereador pede criação de “Praça Pet” em Tatuí

Proposta é similar a cantinhos já criados na região e consta em requerimento de Marquinho de Abreu; vereador sugere retomada de PPP para conservação de demais espaços

Da assessoria de comunicação do vereador Antonio Marcos de Abreu

14/03/2022 |  Tatuí com uma “Praça Pet”. Essa é a intenção do vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB), levada à discussão na Câmara Municipal por meio do Requerimento 580/2022.

A proposta constou na pauta da reunião desta segunda-feira (14/03) e é considerada uma das mais importantes pelos tutores de animais domésticos.

Além de Sorocaba, que conta com um “Pet Place” aberto em janeiro deste ano, e de Itapetininga, onde os bichinhos já frequentam um espaço apropriado desde o mês passado, Marquinho solicita ao Executivo a criação de uma “Praça Pet” na cidade. A ideia, com o espaço, é beneficiar tanto os “amigos de quatro patas” como os tutores, proporcionando mais segurança e diversão.

A “Praça Pet” deve contar com brinquedos específicos, como manilhas, labirintos com estacas de madeira, pneus e obstáculos, instalados para que os tutores possam acompanhar os animais com mais conforto, oferecendo um momento de lazer para as famílias e os pets. O acesso deverá ser regulamentado por meio de instruções para a alimentação, limpeza e uso de guias.

“Passear com seu animal de estimação é um momento de muita importância para os bichinhos e seus tutores. E a criação desses espaços de convivência na cidade de Tatuí é importante para o bem-estar dos animais”, justifica.

O presidente da Câmara explica que verificou a necessidade de ter um espaço exclusivo para convivência dos animais domésticos ao percorrer os locais públicos do município. 

Uma das contribuições mais recentes do parlamentar concretizou-se em setembro de 2020, com a entrega dos primeiros brinquedos adaptados de Tatuí, voltados ao uso de crianças com deficiência. O espaço está localizado na Avenida das Mangueiras, aos fundos do prédio da Câmara, e ganhou novos equipamentos a partir de devolução de R$ 40 mil economizados pela Casa de Leis. A ação aconteceu em parceria com o então vereador Rodnei Rocha.

Em outra frente, Marquinho melhorou a Lei Municipal 4.896, de 3 de dezembro de 2014, com projeto que virou a Lei Municipal 5.555, de 5 de outubro de 2021. O vereador atualizou a lei, ampliando a obrigatoriedade da instalação de brinquedos adaptados em playgrounds. A normativa anterior contemplava apenas jardins, parques, clubes e áreas de lazer abertas ao público. Marquinho incluiu escolas, creches, loteamentos e condomínios na exigência.

Para Marquinho, a intenção de trazer para Tatuí o modelo de “Praça Pet” vai além da implantação. “O objetivo, é claro, é criar um espaço adequado. Mas, junto com essa ideia, nosso intuito é de gerar discussão para a retomada da iniciativa de PPP (Parceria Público-Privada) para a conservação de demais espaços públicos. Muitos bairros podem ser beneficiados”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário